Announcements
-
2024-05-31
-
40 anos da RBPAE - Lançamento do volume 40
2024-03-18Prezados/as leitores/as,
é com grande alegria que estamos lançando o quadragésimo volume da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. São 40 anos do periódico que é grande referência nacional nos debates de política e gestão da educação. Estamos lançando um novo layout de capa e dos artigos, bem como o selo comemorativo dos 40 anos. Convidamos todos a lerem, compartilharem e citarem os artigos. Confira o primeiro bloco.
Artigos- PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICO DE CURSOS DE PEDAGOGIA DO RS E AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO Mara Rejane Vieira Osório
- ATORES PRIVADOS, “SOLUÇÕES” DO MERCADO E A PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O CASO DAS ESCOLAS CIDADÃS INTEGRAIS NO ESTADO DA PARAÍBA Sergio Andrade de Moura, Dalila Andrade Oliveira
- GESTÃO DEMOCRÁTICA, PODER LOCAL E O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL DE MUNICÍPIOS PERNAMBUCANOS Janete Maria Lins de Azevedo, Luciana Rosa Marques, Alfredo Gomes
- O GESTOR ESCOLAR NA TRANSIÇÃO DA PANDEMIA PARA O PÓS-PANDEMIA: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES Lucas da Silva Azevedo, Luiz Henrique da Silva, Ana Paula Pereira dos Passos, Joel Souza Dutra
- PROBLEMAS NA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO PDDE BÁSICO: LIMITES E POSSIBILIDADES DO MONITORAMENTO AMOSTRAL Maria Luiza Rodrigues Flores, Regina Maria Duarte Scherer, Rita de Cássia Soares de Souza Bueno, Lucia Medeiros de Andrade
- EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL: UM PANORAMA HISTÓRICO SOBRE OS ÚLTIMOS CINCO ANOS DA MODALIDADE NO PAÍS Andréa Villela Mafra da Silva, Sabrina Valadão
- COBERTURA E ATENDIMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRADIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O NOVO FUNDEB Adelaide Alves Dias, Joedson Brito dos Santos
-
Data de submissões prorrogada no XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação
2024-01-04O XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação ocorrerá no período de 03 a 05/04/2024, na cidade de Goiânia/Goiás, nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Promovido em parceria com a Faculdade de Educação da UFG, Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC, Universidade Estadual de Goiás, Instituto Federal de Goiás e Instituto Federal Goiano, contará com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFG, UEG, PUC Goiás, IFG, IFGOIANO.
Nesse ano o Simpósio terá como tema central "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. A referida discussão ganha centralidade na conjuntura atual, ano em que novo PNE deverá ser objeto de proposições por parte da sociedade civil e política e constituir-se em novo marco relevante para as políticas e gestão da educação.
- • Eixo 1 – Políticas de educação básica e sistemas de ensino
- • Eixo 2 – Política e gestão da educação superior
- • Eixo 3 – Políticas e práticas de formação dos docentes e gestores escolares
- • Eixo 4 – Planejamento, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação
- • Eixo 5 – Políticas, financiamento e processos de privatização da educação
- • Eixo 6 – Organização do trabalho pedagógico, currículo e avaliação escolar
- • Eixo 7 – Educação, desigualdades, direitos humanos, diversidade e inclusão
- • Eixo 8 – Regulação, avaliação de políticas e qualidade da educação
- • Eixo 9 – Planos educacionais e participação social: monitoramento, acompanhamento e avaliação
- • Eixo 10 – Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, salários e condições de trabalho e saúde
A data para submissão de trabalhos e painéis é 22 de janeiro de 2024. Inscreva-se e participe: https://anpae.org.br/simposio2023/index.html
Read more about Data de submissões prorrogada no XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação -
Data de submissões prorrogada no XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação
2024-01-04O XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação ocorrerá no período de 03 a 05/04/2024, na cidade de Goiânia/Goiás, nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Promovido em parceria com a Faculdade de Educação da UFG, Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC, Universidade Estadual de Goiás, Instituto Federal de Goiás e Instituto Federal Goiano, contará com apoio dos Programas de Pós-graduação em Educação da UFG, UEG, PUC Goiás, IFG, IFGOIANO.
Nesse ano o Simpósio terá como tema central "Estado, Democracia e Educação: O PNE em perspectiva”. A referida discussão ganha centralidade na conjuntura atual, ano em que novo PNE deverá ser objeto de proposições por parte da sociedade civil e política e constituir-se em novo marco relevante para as políticas e gestão da educação.
- • Eixo 1 – Políticas de educação básica e sistemas de ensino
- • Eixo 2 – Política e gestão da educação superior
- • Eixo 3 – Políticas e práticas de formação dos docentes e gestores escolares
- • Eixo 4 – Planejamento, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação
- • Eixo 5 – Políticas, financiamento e processos de privatização da educação
- • Eixo 6 – Organização do trabalho pedagógico, currículo e avaliação escolar
- • Eixo 7 – Educação, desigualdades, direitos humanos, diversidade e inclusão
- • Eixo 8 – Regulação, avaliação de políticas e qualidade da educação
- • Eixo 9 – Planos educacionais e participação social: monitoramento, acompanhamento e avaliação
- • Eixo 10 – Valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, salários e condições de trabalho e saúde
A data para submissão de trabalhos e painéis é 22 de janeiro de 2024. Inscreva-se e participe: https://anpae.org.br/simposio2023/index.html
Read more about Data de submissões prorrogada no XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação -
Resultado do Edital RBPAE 01/2023
2023-12-31A Comissão de Avaliação das propostas de seções temáticas, no uso de suas atribuições, comunica o resultado do Edital RBPAE 01/2023:
Propostas contempladas:
Primeiro Semestre de 2024: A educação sob interesse das finanças: análise sobre novas hierarquias e desigualdades na organização da educação. Organização: Theresa Adrião (Unicamp/UFBA); Fabíola Both Grello Kato (UFPA); Marilda de Oliveira Costa (Unemat)
Segundo Semestre de 2024: Políticas de Formação de Professores na América Latina. Orrganização: José Rubens Lima Jardilino (UFOP); Andréia Nunes Militão (UEMS/UFGD)
Primeiro Semestre de 2025: Educação e tecnologia: da criticidade à criatividade. Organização: Giselle Martins dos Santos Ferreira (PUC-Rio); Rosália Duarte (PUC-Rio); Mirna Juliana Santos Foneca (PUC-Rio)
Agradecemos a todos que submeteram propostas e desejamos um feliz 2024 a toda nossa comunidade.
Read more about Resultado do Edital RBPAE 01/2023 -
Lançamento do volume 39 da RBPAE
2023-12-27Prezad@s leitores,
é com grande alegria que encerramos o volume 39 da RBPAE. No bojo da comemoração dos 40 anos de nossa revista, trazemos importantes artigos para o debate sobre política e gestão educacional, além de resenhas, documentos e homenagens. Agradecemos aos que nos prestigiam, lendo, divulgando, citando submetendo e avaliando nossos manuscritos. Sem vocês, essa tarefa não seria possível. Em 2024 teremos novidades que tornarão nossa RBPAE ainda melhor. Desejamos um feliz ano novo a todos/todas/todes.
Editorial- REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO: 40 ANOS PROMOVENDO DEBATES HISTÓRICOSVol. 39 n.1 2023 Marcelo Mocarzel, Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Lúcia Maria de Assis
- RECONSTRUIR O ESTADO DE DIREITOS. REINVENTAR OUTRA GESTÃO DO DIREITO À OUTRA EDUCAÇÃO Miguel Arroyo
- O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ETEJLN – FAETEC Ana Paula Coutinho, Antonio Flavio Barbosa Moreira
- PENSAR SOBRE A TRANSPARÊNCIA PÚBLICA PARA PENSAR O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS LEIS ORÇAMENTÁRIAS Simony Quirino, Andréa Barbosa Gouveia
- O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tatiane Lima, Carina Elisabeth Maciel
- OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CAMPO Eliane Couto Bueno, Maria Eliza Rosa Gama
- MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS E A GESTÃO DEMOCRÁTICA: OS SENTIDOS DA DESDEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO Janaina Moreira de Oliveira Goulart, Daniela Patti do Amaral
- LIMITES E POSSIBILIDADES FORMATIVAS DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO REMOTO PARA CONTATO E INSERÇÃO DE ESTAGIÁRIOS COM O CAMPO DE ESTÁGIO Ana Emília da Rosa Kessler, Maria Eliza Rosa Gama
- AS OITO COMPETÊNCIAS DO DOCENTE: UMA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DA GERAÇÃO DOS MILLENNIALS E GERAÇÃO Z EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES) NO BRASIL Péricles Pires, Carmem Kistemacher Barche , Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, Ricardo Mendes Junior, Glauco Gomes de Menezes
- GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS: COMO AS ESCOLAS FAZEM A POLÍTICA DE EFICIÊNCIA GERENCIAL EM PERNAMBUCO Emanoel Lourenço, Wilson Honorato Aragão
- RESERVA DE VAGAS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E DESEMPENHO ESTUDANTIL: OS IMPACTOS DA LEI 12.711/2012 Carlos Eduardo Bielschowsky, Maria Angélica Pedra Minhoto, André Luiz Vieira Dias, Cláudia Guedes de Araújo Silva
- IMPACTOS DA COVID-19 NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA E TENDÊNCIAS Luiz Carlos Moura, Fátima Bayma de Oliveira, Anderson de Souza Sant'Anna, Gustavo Guimarães Marchisotti
- O NOVO MODELO DE CONCESSÃO DE BOLSAS CAPES: O FATOR IDHM E OS REFLEXOS PARA OS PROGRAMAS DA ÁREA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA Fabiane Maia Garcia, Luciano Santos Magalhães
- UMA DISCUSSÃO ABRANGENTE DO PROCESSO DA VALIDAÇÃO E ANÁLISE DE ATRIBUTOS DE LIVROS NO PNLD Álvaro Sobrinho, Ig Ibert Bittencourt , Alan Pedro da Silva, Diego Dermeval, Leonardo Brandão Marques, Andressa Carvalho Melo da Silveira, Nadja Cézar Ianzer Rodrigues, Ana Carolina Silva e Souza, Rafael Ferreira , Seiji Isotani
- BNCC: FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A ADAPTAÇÃO AO MERCADO Cristiane dos Santos Farias, Gláucia Botan Rufato, Maria José Ferreira Ruiz
- “RAÇA” E RACISMO ESTRUTURAL: (RE)PENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO BÁSICA Gerusa Faria Rodrigues, Debora Breder
- A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA CONJUNTURA DE FRAGILIZAÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL: IMPACTOS SOBRE AS CONDIÇÕES DA OFERTA E DO FINANCIAMENTO Claudia Regina Baukat Silveira Moreira
- LEI DE COTAS EDUCACIONAIS E A PARIDADE DE PARTICIPAÇÃO: DA REDISTRIBUIÇÃO AO RECONHECIMENTO E À REPRESENTAÇÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL Edson Régis de Jesus, Júlio Cesar Godoy Bertolin
- GESTÃO UNIVERSITÁRIA, QUALIDADE E DESEMPENHO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE CURSOS DE GESTÃO Zilton Bartolomeu Martins, Sidnei Vieira Marinho
- O PIBID NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TRAJETÓRIAS E DILEMAS Odair Alves Vieira, Ângela Rita Christofolo de Mello
- PANDEMIA E GOVERNO DA EDUCAÇÃO NA AMÉRICA LATINA: POLÍTICAS E ATORES EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA Jorge M. Gorostiaga
- EDUCAÇÃO POPULAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Maria Samaia Ferreira Belo
- GESTÃO E LIDERANÇA ESCOLAR: TENDÊNCIAS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2010-2020 Ana Cristina Prado de Oliveira, Christy Pato, Alexsandro do Nascimento Santos, Rodnei Pereira
- ADEQUAÇÃO CURRICULAR E BNCC: DESAFIOS PARA O ENSINO BILÍNGUE DE ESTUDANTES SURDOS Rachel Capucho Colacique, Leonardo Conceição Gonçalves
- O PROCESSO DE ENSINO EM TEMPOS DE COVID-19: ENTRE O POSSÍVEL E O IDEALIZADO Ana Carolina Carius, Fabiana Rodrigues Scartoni
- DESENVOLVIMENTO DA INTERNACIONALIZAÇÃO NO BRASIL NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS Geisiane Antonita do Nascimento, Sibele Thaíse Viana Guimarães Duarte
- O PROJETO GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DE SÃO PAULO COMO ESTRATÉGIA DE APAZIGUAMENTO E DE CONVENCIMENTO Andreza Barbosa, Eric Vellone Coló, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Cunha, Marcos Luis Gomes
- CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 Raissa Garcia Brum, Laurelize Pereira Rocha, Deciane Pintanela de Carvalho, Jamila Geri Tomaschewski Barlem, Rosemary Silva da Silveira, Suelen Gonçalves de Olveira
- AUSTERIDADE FISCAL E REMUNERAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE CURITIBA – PR: DESVALORIZAÇÃO EM CURSO Marcus Quintanilha da Silva
- ACESSO E USO DE APARATOS TECNOLÓGICOS E INTERNET NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MINAS GERAIS Daniel Santos Braga, Amanda Tolomelli Brescia, Dina Mara Pinheiro Dantas
- AVALIAÇÃO DOS FATORES RELACIONADOS AO MODELO DESIGN UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Marcos Antonio Martins Lima, Maria Lucijane Gomes de Oliveira
- UM ESTUDO SOBRE A DECLARAÇÃO DE MISSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS Lincon Rodrigues Dias Simões, Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca
- A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DE UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS DO SUL DO BRASIL Mônica Tessaro, Fernanda dos Santos Paulo
- NOVO FUNDEB: UMA INCURSÃO SOBRE SEUS POSSÍVEIS AVANÇOS Paulo Fossatti
- O (DES)CUMPRIMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA Almir Paulo dos Santos
- ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE REGULAÇÃO E GESTÃO POR RESULTADOS NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL (2015-2020) Marco André Serighelli, Elton Luiz Nardi
- (INDI)GESTÃO DEMOCRÁTICA E (DE)FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES POR AGENTES PRIVADOS Simone de Fátima Flach, Michelle Fernandes Lima
- PROGRAMA “QUALIFICA RS”: A EXPANSÃO DO MERCADO NA GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO RIO GRANDE DO SUL Magda de Abreu Vicente, Marisel Valério Porto, Leonardo Dorneles Gonçalves
- (DES)CAMINHOS DA POLÍTICA DE FUNDOS NO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL Lorrana Oliveira Nunes, Ana Cláudia da Silva Rodrigues
- FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR GESTÃO ESCOLAR EM CONTEXTO DE PANDEMIA Elita Betania de Andrade Martins
- ESCOLAS-REFERÊNCIA DE ENSINO MÉDIO NO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS Denilson Junio Marques Soares, Talita Emidio Andrade Soares, Wagner dos Santos
- EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PELAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 Thales Fabricio da Costa e Silva, Ana Carolina da Costa Araujo, Luis Paulo Bresciani, Débora Bruna Alves Almeida, Kevin Ferreira Corcino
- NARRATIVAS SOBRE A ESCASSEZ DE PROFESSORES LICENCIADOS EM MATEMÁTICA EM CORRENTE Flávio de Ligório Silva
- SITUAÇÃO JUVENIL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA Tarcisio Augusto Alves da Silva, Lucas Péricles de França Pereira, Bárbara Santos Sarinho
- PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES LGBTQIA+ NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: APONTAMENTOS SOBRE PRODUÇÕES ACADÊMICAS Vagner Matias do Prado, Helena Altmann
- POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: CONCEPÇÕES E TENSÕES ENTRE O PREVISTO E O REALIZADO Luisa Figueiredo do Amaral e Silva
- GESTÃO DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS IMPOSTOS PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS Ivy Daniela Monteiro Matos, Maria João Carvalho
- POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES: CONTRIBUIÇÕES DAS ESCOLAS, ALUNOS E FAMILIARES Alexandro Braga Vieira, Conceição Aparecida Correa Martins
- INDIGNAÇÃO E ESPERANÇA FRENTE AO MOVIMENTO NEOCONSERVADOR: ANÁLISE A PARTIR DE PAULO FREIRE Rafael Bianchi Silva, Jose Alexandre Gonçalves, Adriana Regina de Jesus Santos, Nathalia Martins Beleze
- CURRÍCULO E AUTONOMIA DOCENTE: ENUNCIAÇÕES POLÍTICAS Eliane Fernandes Gadelha Alves, Ana Claudia Silva Rodrigues
- HOMENAGEM À LISETE ARELARO Camila Gomes Arelaro Caetano
-
Novo bloco de artigos do volume 39/2023
2023-11-28A RBPAE acaba de publicar mais um bloco de artigos do volume 39/2023. Na seção especial publicamos tamb´ém uma homenagem à inesquecível professora Lisete Arelaro, escrita por sua filha. Acessem e confiram:
- O O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ETEJLN – FAETEC Ana Paula Coutinho, Antonio Flavio Barbosa Moreira
- PENSAR SOBRE A TRANSPARÊNCIA PÚBLICA PARA PENSAR O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS LEIS ORÇAMENTÁRIAS Simony Quirino, Andréa Barbosa Gouveia
- ADEQUAÇÃO CURRICULAR E BNCC: DESAFIOS PARA O ENSINO BILÍNGUE DE ESTUDANTES SURDOS Rachel Capucho Colacique, Leonardo Conceição Gonçalves
- GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS: COMO AS ESCOLAS FAZEM A POLÍTICA DE EFICIÊNCIA GERENCIAL EM PERNAMBUCO EMANOEL LOURENCO, WILSON HONORATO ARAGAO
- HOMENAGEM À LISETE ARELARO Camila Gomes Arelaro Caetano
-
Novo bloco de artigos do volume 39/2023
2023-11-28A RBPAE acaba de publicar mais um bloco de artigos do volume 39/2023. Na seção especial publicamos tamb´ém uma homenagem à inesquecível professora Lisete Arelaro, escrita por sua filha. Acessem e confiram:
- O O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ETEJLN – FAETEC Ana Paula Coutinho, Antonio Flavio Barbosa Moreira
- PENSAR SOBRE A TRANSPARÊNCIA PÚBLICA PARA PENSAR O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE SOBRE AS LEIS ORÇAMENTÁRIAS Simony Quirino, Andréa Barbosa Gouveia
- ADEQUAÇÃO CURRICULAR E BNCC: DESAFIOS PARA O ENSINO BILÍNGUE DE ESTUDANTES SURDOS Rachel Capucho Colacique, Leonardo Conceição Gonçalves
- GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS: COMO AS ESCOLAS FAZEM A POLÍTICA DE EFICIÊNCIA GERENCIAL EM PERNAMBUCO EMANOEL LOURENCO, WILSON HONORATO ARAGAO
- HOMENAGEM À LISETE ARELARO Camila Gomes Arelaro Caetano
-
Recebimento de propostas de seções temáticas para RBPAE 2024
2023-11-23Com o objetivo de garantir maior transparência aos processos editoriais, a Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (ISSN: 2447-4193), periódico científico editado pela ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação – torna público o presente edital de recebimento de propostas de seções temáticas, que poderão ser submetidas no período de 20 de novembro a 20 de dezembro de 2023.
Serão selecionadas até duas (02) propostas que se adequem ao escopo da RBPAE e que integrarão o número de 2024. A escolha será feita por Comissão de Avaliação, composta pelo Editor-chefe, pelas Editoras Associadas e por dois membros da Diretoria da ANPAE. A publicação das seções temáticas selecionadas deverá ocorrer até 31 de dezembro de 2024.
Read more about Recebimento de propostas de seções temáticas para RBPAE 2024 -
Novo bloco de artigos do volume 39/2023
2023-09-25A RBPAE acaba de publicar mais um bloco de artigos do volume 39/2023. Acesse e confira:
- BNCC: FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A ADAPTAÇÃO AO MERCADO CRISTIANE DOS SANTOS FARIAS, GLÁUCIA BOTAN RUFATO, MARIA JOSÉ FERREIRA RUIZ
- A EDUCAÇÃO SUPERIOR NA CONJUNTURA DE FRAGILIZAÇÃO DA DEMOCRACIA NO BRASIL: IMPACTOS SOBRE AS CONDIÇÕES DA OFERTA E DO FINANCIAMENTOIMPACTS ON PROVISION AND FUNDING CONDITIONS Claudia Regina Baukat Silveira Moreira
- O NOVO MODELO DE CONCESSÃO DE BOLSAS CAPES: O FATOR IDHM E OS REFLEXOS PARA OS PROGRAMAS DA ÁREA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA Fabiane Maia Garcia, Luciano Santos Magalhães
- IMPACTOS DA COVID-19 NA UNIVERSIDADE CORPORATIVA E TENDÊNCIAS Luiz Carlos Moura, Fátima Bayma de Oliveira, Anderson de Souza Sant'Anna, Gustavo Guimarães Marchisotti
- LEI DE COTAS EDUCACIONAIS E A PARIDADE DE PARTICIPAÇÃO: DA REDISTRIBUIÇÃO AO RECONHECIMENTO E À REPRESENTAÇÃO EM UM INSTITUTO FEDERAL Edson Régis de Jesus, Júlio Cesar Godoy Bertolin
- O ACESSO E A PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES TRANSEXUAIS E TRAVESTIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL Tatiane Lima, Carina Elisabeth Maciel
-
Nova Editoria da RBPAE
2023-06-20Estimados leitores, estimadas leitoras,
no último mês tomou posse a nova Diretoria da ANPAE para o biênio 2023-2025, soba a presidência do professor Luiz Fernandes Dourado. Assim, encerrou-se o mandato da gestão passada, cuja editoria ficava a cargo do professor Marcelo Mocarzel e da professora Sabrina Moehlecke. Agradecemos ao ex-presidente Romualdo Portela de Oliveira e a toda diretoria por todo apoio, confiança e pelos investimentos feitos na RBPAE.
Neste biênio que se iniciou, o professor Marcelo Mocarzel permanece como editor e agora contará com a valorosa parceria das professoras Lúcia Maria de Assis e Daniela da Costa Britto Pereira Lima, que já atuaram como editoras em gestões passadas e agora retornam trazendo toda experiência e competência na gestão de periódicos.
Agradecemos imensamente à professora Sabrina Moehlecke pela sua brilhante contribuição à RBPAE ao longos dos quatro últimos anos, que em muito contribuiu para que elevássemos a revista ao qualis A1. Ela permanecerá nos apoiando como membro do Comitê de Ética da RBPAE.
Read more about Nova Editoria da RBPAE
Esperamos continuar contando com o apoio de vocês, leitores e leitoras, que acessam a revista, leem os artigos, citam em suas pesquisas e recomendam aos pares e estudantes. Sem esse engajamento orgânico e natural não teríamos chegado até aqui. Que os dois próximos anos sejam ainda mais profícuos. -
Novo bloco de artigos publicado no volume 39/2023
2023-06-20A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação convida seus leitores a navegarem e lerem os últimos artigos publicados.
- CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 Raissa Garcia Brum, Laurelize Pereira Rocha, Deciane Pintanela de Carvalho, Jamila Geri Tomaschewski Barlem, Rosemary Silva da Silveira, Suelen Gonçalves de Olveira
- AUSTERIDADE FISCAL E REMUNERAÇÃO DOCENTE NO MUNICÍPIO DE CURITIBA – PR:DESVALORIZAÇÃO EM CURSO Marcus Quintanilha da Silva
- ACESSO E USO DE APARATOS TECNOLÓGICOS E INTERNET NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MINAS GERAIS Daniel Santos Braga, Amanda Tolomelli Brescia, Dina Mara Pinheiro Dantas
- AVALIAÇÃO DOS FATORES RELACIONADOS AO MODELO DESIGN UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR Marcos Antonio Martins Lima, Maria Lucijane Gomes de Oliveira
- UM ESTUDO SOBRE A DECLARAÇÃO DE MISSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS Lincon Simões, Maria Isabel Ciasca
- A PRESENÇA DE PAULO FREIRE NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DE UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS DO SUL DO BRASIL Mônica Tessaro, Fernanda dos Santos Paulo
- NOVO FUNDEB:UMA INCURSÃO SOBRE SEUS POSSÍVEIS AVANÇOS Paulo Fossatti
- O (DES)CUMPRIMENTO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO COM A GESTÃO DEMOCRÁTICA Almir Paulo dos Santos
- ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE REGULAÇÃO E GESTÃO POR RESULTADOS NO CAMPO DA POLÍTICA EDUCACIONAL (2015-2020) Marco André Serighelli, Elton Luiz Nardi
- (INDI)GESTÃO DEMOCRÁTICA E (DE)FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES POR AGENTES PRIVADOS Simone de Fátima Flach, Michelle Fernandes Lima
-
Novo número publicado
2023-03-22Prezados(as) Leitores(as),
um novo número (v. 39, 2023) da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação foi publicado. Convidamos a lerem os artigos e resenha e a compartilharem com seus pares.
Read more about Novo número publicado -
Tempo de publicação de artigos
2022-12-06Prezados usuários,
devido ao intenso fluxo editorial, artigos submetidos a partir de dezembro de 2022 somente serão publicados a partir do ano de 2024. Os artigos a serem publicados no ano de 2023 são aqueles já submetidos até novembro de 2022 e que seguem no fluxo editorial, salvo artigos em língua estrangeira e direcionados a seções temáticas, que possuem prioridade.
Read more about Tempo de publicação de artigos -
Quarto bloco de artigos
2022-11-24Prezados leitores e leitoras,
A Revista Brasileira de Políticas e Administração da Educação (RBPAE), periódico científico da ANPAE - QUALIS A1 - acaba de publicar o quarto bloco de artigos do volume 38(2022). Acesse nossa página e confira: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/issue/view/4520
- O Financiamento da Educação das Prefeituras da Região da Baixada Litorânea Fluminense na Pandemia Fábio Araujo de Souza
- Panorama das Matrículas na Educação Infantil em Tempo Integral (2007 A 2017): Uma Análise do Contexto Brasileiro Vania Carvalho de Araújo, Rennati Taquini, Franceila Auer, Kalinca Costa Pinto das Neves
- Divisão Sexual do Trabalho na Gestão Educacional: O perfil dos (as) Secretários (as) Estaduais de Educação no Brasil Carliene Freitas da Silva Bernardes, Selva Guimarães, Lidiana Simões Marques, Marco Antônio Maciel Pereira
- Intensificação do Trabalho dos Diretores Escolares de Salvador e Região Metropolitana Rodrigo da Silva Pereira, Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Ruth Silva Nunes
- Diálogos com gestores escolares: Desafios e oportunidades no contexto pandêmico Angela Maria Martins, Cristiane Machado, Eric Passone
- Inserção de Egressos do Ensino Técnico Federal no Mercado de Trabalho Local José Roberto Abreu de Carvalho Junior, Thalmo de Paiva Coelho Junior
- A Identidade Profissional da Coordenação Pedagógica: Tensões e Perspectivas José Ewerton Feitosa Cruz, Gabriela Sousa Rêgo Pimentel
- A política de assistência estudantil da Universidade Federal do Amapá: perspectivas recentes Alessandra da Silva Castro, Valéria Silva de Moraes Novais
- Vulnerabilidades sociais e educacionais associadas ao efeito território em escolas do Ceará Willana Nogueira Medeiros Galvão, Maria Eliane Maia Sousa, Ana Léa Bastos Lima, Sofia Lerche Vieira, Eloisa Maia Vidal
- A perspectiva de Retorno dos Alunos de uma Universidade Pública às Aulas Presenciais no Pós Pandemia Jurandir Peinado, Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna, Francis Kanashiro Meneghetti
-
Eventos científicos da ANPAE
2022-09-01Prezados leitores e leitoras,
a Associação Nacional de Política e Administração da Educação está com diversos eventos científicos com inscrições abertas. Participe e submeta suas pesquisas.
VII Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação & X Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação
Tema: Política e gestão da educação: temas críticos no espaço ibero-americano
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal
6, 7 e 8 de fevereiro de 2023
SUBMISSÕES DE RESUMOS ATÉ 30 DE SETEMBRO DE 2022
Informações: https://anpae.org.br/iberoamericano2023/index.html
---
XIII Seminário Regional Sudeste da Anpae & XV Encontro Estadual da Anpae-SPDemocracia, Políticas e
Tema: Gestão da Educação: Perspectivas de Reconstrução
7 a 10 de novembro de 2022
Em formato virtual (webinário)
SUBMISSÕES DE RESUMOS ATÉ 30 DE SETEMBRO DE 2022
Informações: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/secoes/sao_paulo/Submissao2022Seminario.html
---
XII Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) da Região Nordeste e XXII Encontro Estadual da Anpae do Ceará
Tema: Política, gestão, desigualdades e direito à educação
3 a 4 de novembro de 2022
Em formato virtual (webinário)
SUBMISSÕES DE RESUMOS ATÉ 12 DE SETEMBRO DE 2022
Informações: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/secoes/ceara/InscricoesSeminario2022.html
-
Terceiro bloco de artigos e resenhas
2022-08-12Estimados leitores e leitoras,
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação acaba de publicar mais um bloco de artigos e resenhas. Convidamos que acessem nossa página. Boa leitura!
Artigos-
- Ensino remoto em tempos de pandemia: Uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação Rafael Felix da Silva, Franklin Zapszalka, Edelvino Razzolini Filho
-
- Condições de Trabalho Pedagógico na Escola: O Caso do Rio Grande do Sul (2015 a 2018) Marlize Dressler, Liliana Soares Ferreira
-
- Institutos Federais: Entre o CEFET e a Universidade Federal Anderson Teixeira Boanafina, Celia Regina Otranto
- A assistência estudantil na educação federal brasileira e a Emenda Constitucional do Teto dos Gastos Leonardo Barbosa e Silva, Felipe Jabali Marques
- O Trabalho do Professor Coordenador na Rede Estadual Paulista: a ressignificação da função num cenário de reformas educacionais (1995-2018) Maria José da Silva Fernandes
-
Gerencialismo e Performatividade: Influências na Prática da Gestão Educacional
Haroldo Andriguetto Junior, Maria Lourdes Gisi
- PDF
Educação Integral na Política de Ampliação da Jornada Escolar: Perspectivas Críticas em Paulo Freire
Elisabete Ferreira Esteves Campos
- PDF Rendimento Acadêmico e Formas de Acesso a Uma Universidade Pública Federal: Fatores Associados Maria Cristina da Mota Toméi, Débora Danielle Alves Moraes Priebe, Ida Helena Carvalho Francescantonio Menezes, Andréa Sugai, Lucilene Maria de Sousa
- PDF
Educação Integral na Política de Ampliação da Jornada Escolar: Perspectivas Críticas em Paulo Freire
Elisabete Ferreira Esteves Campos
-
- A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? Technical vocational education integrated with high school, the policy of monitoring graduates and youth: possible dialogues? La educación técnica profesional integrada con la escuela secundaria, la política de seguimiento de egresados y jóvenes: ¿posibles diálogos? Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos, Nádia Maciel Falcão
- A Ética e a Moral na Tomada de Decisões na Gestão Pública: Dilemas Vivenciados Cleverson Malagi, Maria Lourdes Bernartt, Edilson Pontarolo
- A Consciência de um Progressista Thais Rodrigues Marin
-
-
Segundo bloco de artigos de 2022
2022-05-25Após algumas semanas fora do ar para atualização da plataforma e backup dos arquivos, anunciamos o segundo bloco de artigos de 2022. Convidamos você a ler e compartilhar os textos publicados.
- Ocorrência de racismo no ensino superior em saúde na perspectiva docente Renata Jardim, Manoel Gomes de Oliveira Júnior, Márcia Schott
- Fatores de cultura, satisfação e competências na pós-graduação Jessica Syrio Callefi, Fernando César Almada Santos
- A atuação dos grupos de interesse no âmbito do legislativo: a quem interessou a reforma do ensino médio? Efraim Lopes Soares, Mariana Trindade Cruz, Rosimar Fátima Oliveira, Eugênia Rosa Cabral
- Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos. Josiléia Curty de Oliveira, Larice Nogueira de Andrade, Simone Aparecida Fernandes Anastácio
- Access to Higher Education Through Affirmative Action: In Search of Social Equity Fernando José Arrigoni, Mirian Albert Pires, Daielly Melina Nassif Mantovani, Anderson de Souza Sant'Anna, Fatima Bayma de Oliveira
- ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS NUMA PERSPECTIVA DE QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DOS LIMITES E PERSPECTIVAS NAS REALIDADES BRASILEIRA E AMERICANA. Márcia Saraiva Prudencio, Eduardo Augusto Moscon Oliveira 13
- FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM CONTEXTO: CONSTRUÇÃO DIALÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA Patrícia Macedo Hiores, Elisiane Machado Lunardi
- DO IMPÉRIO A REPÚBLICA, A HISTÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA NO BRASIL Leonardo Maso Nassar, Carla Aparecida Arena Ventura, Gerson Alves Pereira Júnior Marcelo Mocarzel Editor Sabrina Moehlecke Editora Associada
-
Primeiro bloco de Artigos de 2022
2022-04-05A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (RBPAE) convida você a ler os artigos do primeiro bloco de 2022. Neste ano, adotamos a publicação no modelo "ahead of print"para trazer maior dinamismo na apresentação dos artigos e outras submissões ao público.
Lembramos também que passamos recentemente por uma atualização na OJS e por isso estivemos fora do ar por algumas semanas. Pedimos desculpas pelos transtornos causados.
Abaixo, confira os artigos publicados:
- SELF-AWARENESS AND TRANSCENDENCE IN THE MANAGEMENT OF HUMAN TALENT IN EDUCATIONAL INSTITUTIONS IN POST-PANDEMIC SCENARIOS Omar Cabrales Salazar, Jorge Antonio Bermúdez
- A REGRESSIVIDADE DEMOCRÁTICA DA BNCC Itamar Mendes da Silva, Valter Martins Giovedi
- MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO: AVALIAÇÃO E CONTROLE DO TRABALHO EDUCATIVO Abelardo Bento Araújo
- INFLUÊNCIA DE FATORES INTRÍNSECOS E EXTRÍNSECOS NA SATISFAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FEDERAL Alessandro Roberto Rocha, Wellington Gonçalves
- OS REFLEXOS DA PANDEMIA NO COTIDIANO ESCOLAR PARAENSE Dinair Leal da Hora, Izete Magno Corrêa, Ney Cristina Monteiro de Oliveira
Agradecemos a todas as pessoas que colaboram com a RBPAE e desejamos uma excelente leitura.
Marcelo Mocarzel - Editor
Sabrina Moehlecke - Editora Associada
Read more about Primeiro bloco de Artigos de 2022 -
Nova interface da RBPAE
2022-03-26A RBPAE está de cara nova! A Plataforma SEER/UFRGS atualizou a versão do OJS e agora as revistas passam a ter essa nova interface, com melhor usabilidade e rapidez. O site da revista também passa a ser responsivo para telas de celulares e tablets. Em caso de dúvidas na navegação, entre em contato com a Secretaria da Revista. Boa leitura!
Read more about Nova interface da RBPAE -
RBPAE publica seu último número de 2021
2021-12-28Caros(as) leitores(as),
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – RBPAE - acaba de publicar seu último número de 2021, ano em que comemoramos os 60 anos da ANPAE.
Neste terceiro número, contamos com artigos de autores brasileiros e internacionais. Na seção especial, disponibilizamos o discurso comemorativo dos 60 anos da ANPAE realizado pelo presidente Romualdo Portela de Oliveira na abertura do XXX Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.
Este número é especial, pois será o encerramento de um ciclo e o início de outro: a partir de 2022 a RBPAE funcionará com publicação contínua, tendo um número anual e blocos de artigos publicados no formato ahead of print, de modo a garantir maior celeridade no processo editorial, disponibilizando os artigos e outros materiais tão logo estejam aprovados, revisados e editorados. Também, a RBPAE passará a aceitar artigos originais não inéditos, já disponilizados em plataformas de Preprint.
Esperamos que os artigos publicados possam contribuir com as pesquisas e estudos de nossos leitores e leitoras. Contamos com a divulgação de vocês. E para saber as novidades, siga a RBPAE no Instagram: @rbpae
Desejamos a todos e todas um feliz 2022, com muita saúde e esperança em tempos melhores.
Marcelo Mocarzel
EditorSabrina Moehlecke
Editora associadahttps://seer.ufrgs.br/rbpae/issue/view/4468
Read more about RBPAE publica seu último número de 2021 -
RBPAE no Instagram
2021-11-12A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação acaba de criar um perfil no Instagram. Nosso intuito é estabelecer uma interação cada vez mais direta com autores, leitores, avaliadores e o público em geral, criando inclusive espaços para o diálogo.
No perfil @rbpae vocês terão acesso a notícias, lives com autores, indicações de artigos, curiosidades sobre a revista e muito mais.
Siga nosso perfil! @rbpae
Read more about RBPAE no Instagram -
Resultado do Edital 01/2021 - Recebimento de propostas de dossiês temáticos para RBPAE em 2022
2021-09-30A Comissão de Avaliação do Edital 01/2021 torna público o resultado da seleção para o primeiro dossiê temático de 2022, a ser publicado no primeiro semestre.
Dossiê selecionado: "Políticas, gestão e direito à educação superior: novos modos de regulação e tendências em construção". Organizadoras: Profa. Dra. Deise Mancebo (Uerj) e Profa. Dra. Vera Lúcia Jacob Chaves (UFPA)
A Comissão agradece a todas as propostas enviadas e informa que as que não foram selecionadas serão novamente avaliadas para a seleção do dossiê a ser publicado no segundo semestre de 2022. A editoria fará comunicação direta com os organizadores e em breve divulgará mais informações.
Marcelo Mocarzel
Sabrina Moehlecke
João Ferreira de Oliveira
Emilia Peixoto Vieira
Adriana Dragone
-
Registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID)
2018-09-05Caros leitores, autores e pareceristas,
Seguindo uma tendência de internacionalização e objetivando ampliarmos a visibilidade dos artigos publicados na Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, solicitamos a todos os autores que façam seu registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID https://orcid.org/). O ORCID é um identificador digital para o autor, indispensável nas revistas internacionais.
Solicitamos que, após o registro, atualize seu perfil na plataforma da RBPAE, utilizando seu login e senha.
Observação: caso tenha dúvidas, segue link de orientação: https://www.contentmind.com.br/orcid/
Atenciosamente,
Equipe Editorial da RBPAE
Read more about Registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID) -
PASSO A PASSO: SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE ARTIGOS
2015-09-15Para um guia passo a passo de registro e submissão de artigos no nosso site, clique aqui.
Para um guia passo a passo de registro e avaliação de artigos (pareceristas), clique aqui.
Read more about PASSO A PASSO: SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DE ARTIGOS