A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis?
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111921Palavras-chave:
Acompanhamento de Egresso, Educação Profissional, Juventude.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a Política de Acompanhamento de Egresso - PAE da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para o ensino técnico integrado ao ensino médio - EPTNM e seu possível diálogo com as questões da juventude público-alvo desta etapa da educação básica. O estudo amplia a discussão da PAE num contexto ainda pouco disseminado, embora, na prática já realizada que é o da EPTNM, bem como traz enquanto proposta pensar na PAE enquanto um canal de comunicação entre a instituição de ensino e as “juventudes”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas, bibliográfica e documental. Os resultados permitiram levantar que apesar de existir embasamento legal para uma política de acompanhamento de egresso na educação técnica integrada ao ensino médio esta se mostra incipiente, partindo da premissa da falta de uma normativa própria com concepções e práticas que coadune com as questões da formação no ensino médio e, consequentemente com a formação juvenil.
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