A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? Technical vocational education integrated with high school, the policy of monitoring graduates and youth: possible dialogues? La educación técnica profesional integrada con la escuela secundaria, la política de seguimiento de egresados y jóvenes: ¿posibles diálogos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111921

Palavras-chave:

Acompanhamento de Egresso, Educação Profissional, Juventude.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a Política de Acompanhamento de Egresso - PAE da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para o ensino técnico integrado ao ensino médio - EPTNM e seu possível diálogo com as questões da juventude público-alvo desta etapa da educação básica. O estudo amplia a discussão da PAE num contexto ainda pouco disseminado, embora, na prática já realizada que é o da EPTNM, bem como traz enquanto proposta pensar na PAE enquanto um canal de comunicação entre a instituição de ensino e as “juventudes”. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, a partir das pesquisas, bibliográfica e documental. Os resultados permitiram levantar que apesar de existir embasamento legal para uma política de acompanhamento de egresso na educação técnica integrada ao ensino médio esta se mostra incipiente, partindo da premissa da falta de uma normativa própria com concepções e práticas que coadune com as questões da formação no ensino médio e, consequentemente com a formação juvenil.

 

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Biografia do Autor

Ada Raquel da Fonseca Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Pedagogia pela UFRR, atuando como Pedagoga no IFRR. Mestre em Educação pela UFRRJ, com área de estudo em Educação, Políticas Públicas, Gestão Democrática. Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas no contexto amazônico.

Nádia Maciel Falcão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Graduação em Pedagogia (2001) e Mestrado em Educação (2005) pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM. Doutorado em Educação (2014) pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Professora Adjunta II da Universidade Federal do Amazonas. Chefe do Departamento de Administração e Planejamento (atual). Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Pedagogia/UFAM (atual). Membro do Comitê de Extensão da Faculdade de Educação (2014-2018). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Escolarização e Trabalho; Políticas Públicas e Educação; Políticas Públicas de Juventude; Ensino Médio.

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Publicado

2022-08-01

Como Citar

da Fonseca Vasconcelos, A. R., & Falcão, N. M. (2022). A Educação profissional técnica integrada ao Ensino Médio, a Política de Acompanhamento de Egresso e a Juventude: diálogos possíveis? Technical vocational education integrated with high school, the policy of monitoring graduates and youth: possible dialogues? La educación técnica profesional integrada con la escuela secundaria, la política de seguimiento de egresados y jóvenes: ¿posibles diálogos?. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111921