O NOVO MODELO DE CONCESSÃO DE BOLSAS CAPES: O FATOR IDHM E OS REFLEXOS PARA OS PROGRAMAS DA ÁREA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124610

Resumo

O texto apresenta o recorte de uma pesquisa em andamento sobre a política de avaliação da pós-graduação na Amazônia. Investigamos o novo formato de distribuição de bolsas Capes e seus reflexos para os programas de pós-graduação em educação (PPGEs) na região. A pesquisa é documental e discute à luz do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 e de atos que instituem o modelo em andamento. O fator IDHM para a concessão de bolsas é vantajoso aos PPGEs, mas incerto enquanto não for contemplado em um PNPG e instituído como medida permanente da Capes ao invés de portarias anuais de concessão.

Palavras-chave: Pós-Graduação; Fomento; Bolsas Capes; IDHM; Amazônia.

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Biografia do Autor

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado em Educação pela Universidade do Minho. Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas, Vice-Diretora da Faculdade de Educação – Faced/Ufam, Presidenta da Comissão Geral de Revalidação e Reconhecimento de Diplomas Estrangeiros – CGRRDE, Vice-Presidenta Norte da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.

Luciano Santos Magalhães, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas

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Publicado

2023-08-21

Como Citar

Maia Garcia, F., & Santos Magalhães, L. (2023). O NOVO MODELO DE CONCESSÃO DE BOLSAS CAPES: O FATOR IDHM E OS REFLEXOS PARA OS PROGRAMAS DA ÁREA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124610