O NOVO MODELO DE CONCESSÃO DE BOLSAS CAPES: O FATOR IDHM E OS REFLEXOS PARA OS PROGRAMAS DA ÁREA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124610Resumo
O texto apresenta o recorte de uma pesquisa em andamento sobre a política de avaliação da pós-graduação na Amazônia. Investigamos o novo formato de distribuição de bolsas Capes e seus reflexos para os programas de pós-graduação em educação (PPGEs) na região. A pesquisa é documental e discute à luz do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020 e de atos que instituem o modelo em andamento. O fator IDHM para a concessão de bolsas é vantajoso aos PPGEs, mas incerto enquanto não for contemplado em um PNPG e instituído como medida permanente da Capes ao invés de portarias anuais de concessão.
Palavras-chave: Pós-Graduação; Fomento; Bolsas Capes; IDHM; Amazônia.
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