GESTÃO UNIVERSITÁRIA, QUALIDADE E DESEMPENHO: UM ESTUDO COM ALUNOS DE CURSOS DE GESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol39n12023.127526Palavras-chave:
Gestão Universitária, Qualidade, Desempenho, Alunos, Cursos de GestãoResumo
Esta pesquisa busca analisar a relação entre Gestão Universitária, Qualidade e Desempenho na percepção de alunos de cursos de gestão. Em relação aos procedimentos metodológicos, este estudo é classificado como quantitativo, descritivo e como pesquisa de levantamento. A população foi de 853 alunos matriculados em cursos de gestão e a amostra compreendeu 355 respondentes. Os principais resultados revelaram que com base nos efeitos totais do modelo, as três hipóteses deste estudo foram confirmadas, seja pelo efeito direto ou indireto e apontando a mediação parcial da Qualidade na relação.
Downloads
Referências
ABDALMENEM, S. A. M. et al. Performance efficiency of university education from students perspective. International Journal of Engineering and Information Systems, v. 2, n. 11, p. 10-24, 2018. Disponível em: https://philpapers.org/rec/ABDPEO-3. Acesso em: 22 out. 2021.
ALI, H. Y.; ALI, H. F.; AHMAD, M. B. Difference between expectations and perceptions of students regarding service quality of public sector HEIs. Bulletin of Education and Research, v. 41, n. 1, p. 131-146, 2019. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1217918. Acesso em: 30 set. 2021.
ANDRIOLA, W. B.; ARAÚJO, A. C. Uso de indicadores para diagnóstico situacional de Instituições de Ensino Superior. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 26, n. 100, p. 645-663, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/vGbnnBdjVLkq3J4nhXdKpbw/abstract/?lang=pt. Acesso em: 23 out. 2021.
ARACIL, A. G.; MONTERO, D. P. Indicadores para la evaluación de las instituciones universitarias: Validación através del método Delphi. Revista Española de Documentación Científica, v. 35, n. 1, p. 119-144, 2012. Disponível em: https://digital.csic.es/handle/10261/104376. Acesso em: 20 out. 2021.
ARKOUDIS, S. et al. International students’ experience in Australian higher education: Can we do better?. Higher Education, v. 77, n. 5, p. 799-813, 2019. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10734-018-0302-x. Acesso em: 24 out. 2021.
ARNABOLDI, M.; ROBBIANI, A.; CARLUCCI, P. On the relevance of self-service business intelligence to university management. Journal of Accounting & Organizational Change, v. 17, n. 1, p. 5-22, 2021. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JAOC-09-2020-0131/full/html. Acesso em: 15 jan. 2022.
BAIRAGYA, I.; JOY, B. What determines the quality of higher education? A study of commerce graduates in Kerala (India). Journal of the Asia Pacific Economy, v. 1, n. 1, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13547860.2020.1870067?casa_token=8YHPnM4YtjIAAAAA%3A6ElCT2yrvNB5SrGbpg9a5Sx68t5v5ulmqG8Zhqf3gF9NEX0tpUR3v3rFOJW0Cm_St93j0b48bJniIA. Acesso em: 19 jan. 2022.
BELOV, A. et al. Quality of university management and its impact on the local community. Management Theory and Studies for Rural Business and Infrastructure Development, v. 42, n. 2, p. 193-205, 2020. Disponível em: https://ejournals.vdu.lt/index.php/mtsrbid/article/view/1102. Acesso em: 19 jan. 2022.
BENITEZ, J. et al. How to perform and report an impactful analysis using partial least squares: Guidelines for confirmatory and explanatory IS research. Information & Management, v. 57, n. 2, p. 1-16, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0378720617309394. Acesso em: 10 abr. 2022.
BIDO, D. S.; SILVA, D. SmartPLS 3: Especificação, estimação, avaliação e relato. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 20, n. 2, p. 488-536, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5335/533559666009/533559666009.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
BLOCH, C. et al. Does quality work? A systematic review of academic literature on quality initiatives in higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, v. 46, n. 5, p. 701-718, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02602938.2020.1813250?casa_token=2bppsoMRWJMAAAAA%3AyZyQc7ZS8z-3Bm-fourZj0IO_bV8JdWVXVaTX_gqbxl0FJyb1ZdaZWowVkXF1XMcUOdYMxd3rHvB_g. Acesso em: 16 jan. 2022.
BOBE, B. J.; KOBER, R. University dean personal characteristics and use of management control systems and performance measures. Studies in Higher Education, v. 45, n. 2, p. 235-257, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03075079.2018.1504911. Acesso em: 22 out. 2021.
BRIKA, S. K. M. et al. Quality of higher education: A bibliometric review study. Frontiers in Education, v. 6, n. 1, p. 1-15, 2021. Disponível em: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/feduc.2021.666087/full. Acesso em: 17 jan. 2022.
BRITO, A. C. T. C.; COSTA, A. K. T.; ALMEIDA, V. L. Gestão Universitária: Políticas comparadas de monitoramento do programa bolsa permanência em universidades federais brasileiras. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 14, n. 3, p. 1862-1875, 2019. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13036. Acesso em: 20 out. 2021.
CHIN, W. W. The partial least squares approach to structural equation modeling. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 1998.
CHOWDHURY, A. R. Global ranking framework & indicators of higher educational institutions: A comparative study. Journal Philosophy and Practice, v. 3, n. 31, p. 1-10, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Arpita-Roy-Chowdhury/publication/369794274_Global_Ranking_framework_Indicators_of_Higher_Educational_Institutions_A_Comparative_Study_Institutions_A_Comparative_Study/links/60817b4c8ea909241e18a5b3/Global-Ranking-framework-Indicators-of-Higher-Educational-Institutions-A-Comparative-Study-Institutions-A-Comparative-Study.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
COHEN, J. Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences. 2 ed. New York: Psychology Press, 1988.
DEMMING, C. L.; JAHN, S.; BOZTUG, Y. Conducting mediation analysis in marketing research. Journal of Research and Management, v. 39, n. 3, p. 76-93, 2017. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26426855. Acesso em: 11 abr. 2022.
DEWES, A.; BOLZAN, D. P. V. Gestão Universitária a partir da narrativa de professores gestores de departamentos didáticos. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, v. 7, n. 15, p. 39-53, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/4718/471857005004/471857005004.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.
DORADO, C. B.; VARGAS, G. M.; CAMPO, C. H. G. Gestión universitaria en tiempos de pandemia por COVID-19: Análisis del sector de la educación superior en Colombia. Estudios Gerenciales, v. 37, n. 159, p. 251-264, 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0123-59232021000200251. Acesso em: 15 jan. 2022.
EASLEY, J. et al. Perceived quality factors in higher education. Quality in Higher Education, v. 27, n. 3, p. 306-323, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13538322.2021.1909210?casa_token=HgZzW7ee1CMAAAAA%3Aj1T-bvJBJGgqtAOZ2rCTiyHox7vkya6CwT1p8FoMom03XWPj505OOl0sDJ0lnmQjX2asZkn_RCxOlQ. Acesso em: 15 jan. 2022.
FINNEY, S. J.; DISTEFANO, C. Non-normal and categorical data in structural equation modeling. Structural Equation Modeling: A second course, v. 10, n. 6, p. 269-314, 2013. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/2014-01991-011. Acesso em: 12 abr. 2022.
FLOREZ-NISPERUZA, E. P.; HOYOS-MERLANO, A. M. Una mirada cualitativa sobre la autoevaluación institucional desde la praxis universitaria. Revista Científica, v. 1, n. 37, p. 78-89, 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0124-22532020000100078. Acesso em: 23 out. 2021.
FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of marketing research, v. 18, n. 1, p. 39-50, 1981. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/002224378101800104?journalCode=mrja. Acesso em: 10 abr. 2022.
FREITAS, S. C. et al. Percepção acerca da Qualidade e utilidade do relatório de avaliação do ENADE: Um estudo na área de negócios. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 27, p. 117-136, 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Gilberto-Miranda/publication/299502657_Percepcao_acerca_da_qualidade_e_utilidade_do_relatorio_de_avaliacao_do_ENADE_um_estudo_na_area_de_negocios/links/56fbfa7108aef6d10d91b7ea/Percepcao-acerca-da-qualidade-e-utilidade-do-relatorio-de-avaliacao-do-ENADE-um-estudo-na-area-de-negocios.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
GÓMEZ, M. C. O. et al. Quality in higher education and satisfaction among professors and students. European Journal of Investigation in Health, Psychology and Education, v. 11, n. 1, p. 219-229, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2254-9625/11/1/17. Acesso em: 18 jan. 2022.
GULDEN, M. et al. Quality management of higher education: Innovation approach from perspectives of institutionalism. An exploratory literature review. Cogent Business & Management, v. 7, n. 1, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23311975.2020.1749217. Acesso em: 15 jan. 2022.
GUPTA, A. Focus on quality in higher education in India. Indian Journal of Public Administration, v. 67, n. 1, p. 54-70, 2021. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/00195561211007224. Acesso em: 15 jan. 2022.
HAIR JÚNIOR, J. F. et al. Análise Multivariada de Dados. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HAIR JÚNIOR, J. F. et al. A primer on partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). Sage: London, 2014.
HAJJ, Z. S.; COSTA, B. R. L.; ARAÚJO, R. M. Gestão universitária: Fatores preponderantes na percepção de representantes das comissões próprias de avaliação em instituições de ensino superior brasileiras. Revista Meta: Avaliação, v. 12, n. 35, p. 469-496, 2020. Disponível em: https://web.p.ebscohost.com/ehost/detail/detail?vid=0&sid=440cbc18-a0c7-458a-ba2c-d0be84c17a51%40redis&bdata=Jmxhbmc9cHQtYnImc2l0ZT1laG9zdC1saXZl#AN=143833239&db=foh. Acesso em: 19 jan. 2022.
HAYES, A. F. Introduction to mediation, moderation, and conditional process analysis: A regression-based approach. 2 ed. Guilford Press, 2018.
HENSELER, J. Bridging design and behavioral research with variance-based structural equation modeling. Journal of Advertising, v. 46, n. 1, p. 178-192, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00913367.2017.1281780. Acesso em: 11 abr. 2022.
HENSELER, J. Composite-based structural equation modeling: analyzing latent and emergent variables. Guilford Publications, 2021.
HENSELER, J.; DIJKSTRA, T. K. Adanco. Kleve, Germany: Composite Modeling, 2015.
HENSELER, J.; RINGLE, C. M.; SINKOVICS, R. R. The use of partial least squares path modeling in international marketing. New Challenges to International Marketing. v. 20, n. 1, p. 277-319, 2009. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/S1474-7979%282009%290000020014/full/html. Acesso em: 11 abr. 2022.
JUSSANI, C. A. Avaliação Interna como referencial para a melhoria da Qualidade de IES. Ciência & Inovação, v. 3, n. 1, p. 20-26, 2016. Disponível em: https://faculdadedeamericana.com.br/ojs/index.php/Ciencia_Inovacao/article/view/232. Acesso em: 21 out. 2021.
KARIM, A. J. Research-based teaching strategies are the route to students’ higher learning and better teaching quality. Journal of Higher Education Service Science and Management, v. 2, n. 1, p. 1-10, 2019. Disponível em: https://joherd.com/journals/index.php/JoHESSM/article/view/23. Acesso em: 20 out. 2021.
KHAN, N.; AAJIZ, N. M.; ALI, A. Comparison of management practices in public and private universities in Khyber Pakhtunkhwa. Journal of Education and Educational Development, v. 5, n. 1, p. 108-122, 2018. Disponível em: http://jmsnew.iobmresearch.com/index.php/joeed/article/view/150. Acesso em: 29 set. 2021.
KOMOTAR, M. H. Discourses on quality and quality assurance in higher education from the perspective of global university rankings. Quality Assurance in Education, v. 28, n. 1, p. 78-88, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/QAE-05-2019-0055/full/html?casa_token=aDrINAWgJMAAAAAA:YXMVNh-UlvFd00LbTkl_pFhisdDyX7zVtmZl10Il30bffViCkOd8rlY0-wxs22xikEmvbIhksH4DuZ_QuOwCBeKHZf0NEotdnkQX0h73HqWg1rpI-hD-. Acesso em: 19 jan. 2022.
KUMAR, A.; THAKUR, R. R. Objectivity in performance ranking of higher education institutions using dynamic data envelopment analysis. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 68, n. 4, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJPPM-03-2018-0089/full/html?casa_token=dHkaq1uJpj8AAAAA:qAkS4vyEVYmhRNvtudxwmEdjfZHPZhxcZMVjpvCfA5rczcJP_7oVw_1tNSJwUPaJSxMb6tQp_Qt4hWCQVFhKDMKIa_HzUtNhGRM742o6NDH0IlDLRo6X. Acesso em: 22 out. 2021.
LACERDA, L. L. V.; FERRI, C. Relações entre indicadores de Qualidade de ensino e Desempenho de estudantes dos cursos de Pedagogia do Brasil no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 242, p. 129-145, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/tCfBcDX6b5kQNw7FFsNTfZC/?format=html. Acesso em: 19 out. 2021.
MARTINS, M. F.; SILVEIRA, S. F. R.; MARTINS, D. D. S. Representação do programa de avaliação da qualidade da educação superior através da Teoria do Programa. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 12, n. 1, p. 265-277, 2021. Disponível em: https://sustenere.co/index.php/rbadm/article/view/CBPC2179-684X.2021.001.0022. Acesso em: 17 jan. 2022.
MASSERINI, L.; BINI, M.; PRATESI, M. Do quality of services and institutional image impact students’ satisfaction and loyalty in higher education?. Social Indicators Research, v. 146, n. 1, p. 91-115, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11205-018-1927-y. Acesso em: 30 set. 2021.
MATI, Y. Input resources indicators in use for accreditation purpose of higher education institutions. Performance Measurement and Metrics, v. 19, n. 3, p. 176-185, 2018. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/PMM-02-2018-0006/full/html?casa_token=bcvBYUMe6JgAAAAA:GTYjJeVV0fpnN4zKNE1lBib2sj7GLVSBex5vNBavDW-RSiIzZCJzB28WT7I7InsrdMwqTFFX8F5JALqDhYUBjdeX5AatzxMzXnLXx4NyR0cF13ancJkz. Acesso em: 28 set. 2021.
MENEGAT, J.; MARCO, R. A.; SARMENTO, D. F. Qualidade da educação superior e a responsabilidade social. Roteiro, v. 43, n. 1, p. 297-316, 2018. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6669290. Acesso em: 27 set. 2021.
MEYER, B.; MEYER JÚNIOR, V. “Managerialism” na Gestão Universitária: Uma análise de suas manifestações em uma instituição empresarial. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 6, n. 3, p. 1-20, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3193/319328457002.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.
MONTICELLI, N. A. M. et al. Avaliação institucional e gestão estratégica: Vínculos necessários para o desenvolvimento institucional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 26, n. 1, p. 315-342, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/HV7CFsRvwyVbMdSx597wJ4H/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2022.
NASCIMENTO, F. S. et al. Competências gerenciais dos coordenadores de cursos de graduação de uma universidade federal. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 14, n. 3, p. 45-67, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/78651. Acesso em: 18 jan. 2022.
PALMEIRAS, J. B.; GRZYBOVSKI, D. Perfil do gestor e Desempenho econômico-financeiro das instituições de ensino superior: O caso das comunitárias brasileiras participantes do COMUNG. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 10, n. 4, p. 1-21, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3193/319354295001/movil/. Acesso em: 30 set. 2021.
PASCUCI, L. et al. Managerialism na Gestão Universitária: Implicações do planejamento estratégico segundo a percepção de gestores de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 9, n. 1, p. 37-59, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3193/319345197003.pdf. Acesso em: 21 out. 2021.
PEREIRA, C. A.; ARAÚJO, J. F. F. E.; TAYLOR, M. L. M. Remendo novo em roupa velha? SINAES de maturidade ou de saturação do modelo de avaliação do ensino superior brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 25, n. 1, p. 1-28, 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-24782020000100215&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 28 set. 2021.
PÉREZ, D. V. Habilidades en la alta gestión y política universitarias. Education and Law Review, v. 8, n. 21, p. 1-21, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7388657. Acesso em: 16 jan. 2022.
PRATOLO, S.; SOFYANI, H.; ANWAR, M. Performance-based budgeting implementation in higher education institutions: Determinants and impact on quality. Cogent Business & Management, v. 7, n. 1, p. 1-22, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/23311975.2020.1786315. Acesso em: 19 jan. 2022.
PUCCIARELLI, F.; KAPLAN, A. Competition and strategy in higher education: Managing complexity and uncertainty. Business Horizons, v. 59, n. 3, p. 311-320, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0007681316000045?casa_token=7kJpL2GeAYAAAAAA:NGzcXIyqxbvlHPZA3hm9H0rmULmqhk3zR84yU1_7ysQqt0iilpIkYofH0p05aD0HdRS7lqolBNk. Acesso em: 20 out. 2021.
PULIDO, J. R.; RODRÍGUEZ, J. A. Estudio de caso sobre la gestión en la universidad y sus dispositivos. Revista Interuniversitaria de Didáctica, v. 34, n. 2, p. 93-108, 2016. Disponível em: https://www.torrossa.com/en/resources/an/3185525. Acesso em: 29 set. 2021.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: Métodos e técnicas. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
RINGLE, C. M.; SILVA, D.; BIDO, D. S. Modelagem de equações estruturais com utilização do SmartPLS. Revista Brasileira de Marketing, v. 13, n. 2, p. 56-73, 2014. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/remark/article/view/12032. Acesso em: 12 abr. 2022.
RYBINSKI, K. Are rankings and accreditation related? Examining the dynamics of higher education in Poland. Quality Assurance in Education, v. 28, n. 3, p. 193-204, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/QAE-03-2020-0032/full/html?casa_token=Ur1U8X8KYcsAAAAA:hJvwJgfac_YPUkzlkscssp5nK96kNSTaKj_9ygdGgGjGAgRd3B72D6O8L8lBITIMbml1Qh8ZlUqt3Am-SUFDW_kBU_Rdf96UNPWyxCIBDVHcGy4F8Ju4. Acesso em: 18 jan. 2022.
SIERRA, Y. A. Modelo de gestión universitaria complejo. Revista de Investigación en Ciencias de la Educación, v. 5, n. 17, p. 195-206, 2021. Disponível em: http://www.scielo.org.bo/scielo.php?pid=S2616-79642021000100195&script=sci_arttext. Acesso em: 15 jan. 2022.
SOARES, T. C.; LIMA, M. A. Managerialism nas instituições de ensino superior brasileiras. Journal of Administrative Sciences, v. 24, n. 2, p. 1-13, 2018. Disponível em: https://ojs.unifor.br/rca/article/view/7183. Acesso em: 27 set. 2021.
SUÁREZ, A. A. G. Gestión universitaria: Brechas entre los discursos institucionales y las realidades escolares. Revista Eleuthera, v. 16, n. 1, p. 13-31, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5859/585963499002/585963499002.pdf. Acesso em: 17 jan. 2022.
TAMBOSI, S. S. V.; DOMINGUES, M. J. C. S.; PARISOTTO, I. R. S. Redes interinstitucionais na perspectiva da hélice tríplice: O caso de uma universidade pública do sul do Brasil. Revista Gestão Universitária na América Latina, v. 14, n. 1, p. 49-66, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/74645. Acesso em: 16 jan. 2022.
THIENGO, L. C.; BIANCHETTI, L.; MARI, C. L. Rankings acadêmicos: Emergência, proliferação e implicações para a gestão da educação superior. Revista de Gestão e Estratégia de Organizações, v. 6, n. 1, p. 100-113, 2018. Disponível em: https://www.locus.ufv.br/handle/123456789/24015. Acesso em: 30 set. 2021.
VÁSQUEZ, A. V. Modelo exploratorio de calidad en la educación superior. Dimensión Empresarial, v. 18, n. 1, p. 147-169, 2020. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692-85632020000100147. Acesso em: 15 jan. 2022.
VNOUCKOVÁ, L.; URBANCOVÁ, H.; SMOLOVÁ, H. Internal quality process management evaluation in higher education by students. DANUBE: Law, Economics and Social Issues Review, v. 9, n. 2, p. 63-80, 2018. Disponível em: https://www.econstor.eu/handle/10419/242125. Acesso em: 28 set. 2021.
WANDERCIL, M.; CALDERÓN, A. I.; CONTRERAS, F. A. G. Governança universitária e rankings acadêmicos à luz da literatura acadêmica brasileira. Revista Roteiro, v. 46, n. 1, p. 1-30, 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S2177-60592021000107012&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 16 jan. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.