Gestão democrática, poder local e o planejamento educacional de municípios pernambucanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.136276

Palavras-chave:

Gestão Democrática da Educação, Poder Local, Planejamento Educacional, Plano Municipal de Educação, Região Metropolitana do Recife

Resumo

A pesquisa analisou metas e estratégias sobre a gestão democrática dos planos municipais de educação e aspectos de sua definição, nos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife-PE, comparando-os com o Plano Nacional de Educação. Examinou-se os textos dos planos e dados de 34 entrevistas, à luz da abordagem cognitiva e dos ciclos da política. Os resultados, entre outros aspectos, mostram: abertura da arena decisória nos espaços locais; forte dependência do poder central; traços de filosofia de ação conservadora; pouca inovação, o que dificulta a democratização da gestão da escola, mesmo havendo exceções.

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Biografia do Autor

Janete Maria Lins de Azevedo, Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE), Recife, PE, Brasil, janete.lins@gmail.com

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Realizou estágios de Pós-doutoramento na Universidade de Paris 8, junto ao grupo de pesquisa ECOLE, no período abril de 2002 a março de 2003 e na Universidad de Valência - Espanha - no período de março a novembro de 2018. É professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação (campus do Recife) e ao curso de Pedagogia (campus do Recife) e líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas da Educação (CNPq).

Luciana Rosa Marques, Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE), Recife, PE, Brasil, luciana.marques@ufpe.br

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco com estágio de Pós-doutorado na Universidade Federal de Goiânia. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação da UFPE. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco.

Alfredo Gomes, Universidade Federal de Pernanbuco (UFPE), Recife, PE, Brasil, alfredomgomes@gmail.com

Professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE e no Mestrado Profissional em Educação Básica, ambos no Centro de Educação da UFPE. Formado em Psicologia pela Universidade Federal do Pernambuco (1990), mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE (1995), e PhD em Educação pela University of Bristol, Inglaterra (2000). Realizou estágio pós doutoral em Educação Superior no Centre for Globalisation, Education and Societies da University of Bristol entre 2010-2011. Reitor da Universidade Federal de Pernambuco no período 2019-2023, reconduzido pela comunidade universitária para novo mandato relativo ao período 2023-2027.

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

de Azevedo, J. M. L., Rosa Marques, L., & Macedo Gomes, A. (2024). Gestão democrática, poder local e o planejamento educacional de municípios pernambucanos. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.136276