Intensificação do Trabalho dos Diretores Escolares de Salvador e Região Metropolitana

Autores

  • Rodrigo da Silva Pereira Universidade Federal da Bahia
  • Catarina Cerqueira de Freitas Santos Universidade Federal da Bahia
  • Ruth Silva Nunes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.119233

Palavras-chave:

Nova Gestão Pública, Política Educacional, Gestão Escolar, Intensificação do Trabalho, Diretor Escolar

Resumo

Ao investigar de que maneira ocorre a intensificação do trabalho dos (as) diretores (as) das escolas de Ensino Médio da Bahia, o artigo analisa os efeitos das transformações dos sentidos do trabalho na sociedade contemporânea e a introdução dos parâmetros da Nova Gestão Pública na educação. A partir da análise do marco legal e de entrevistas com os profissionais foi possível apontar como parte dos elementos desse processo:  a) maior centralização das decisões em detrimento da gestão democrática e; b) a naturalização do acúmulo e diversidade das tarefas. 

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Biografia do Autor

Rodrigo da Silva Pereira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação (UnB). Professor Adjunto no Departamento I da Faculdade de Educação da UFBA. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação. Pesquisador da área de Estado e Políticas Educacionais.

Catarina Cerqueira de Freitas Santos, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação FACED/UFBA.

Ruth Silva Nunes, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Ciências Sociais. Bolsista de Iniciação Cientifíca/CNPq.

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Publicado

2022-11-24

Como Citar

Pereira, R. da S., Santos, C. C. de F., & Nunes, R. S. (2022). Intensificação do Trabalho dos Diretores Escolares de Salvador e Região Metropolitana. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.119233