CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122318

Palavras-chave:

Docentes, Covid-19, Saúde do Trabalhador, Condições de trabalho.

Resumo

Objetivou-se investigar as condições de trabalho dos docentes do Ensino Fundamental durante a pandemia da covid-19. Estudo qualitativo, descritivo e exploratório. Participaram 44 docentes do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semiestruturadas na modalidade online. Empregou-se Análise Textual Discursiva. Identificou-se adaptações na estrutura e infraestrutura dos docentes e dos discentes durante esse período, dificuldades na tentativa de conciliação do trabalho com a vida privada e mudanças no processo ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raissa Garcia Brum, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande. Escola de Enfermagem. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde Rio Grande, RS, Brasil.

Laurelize Pereira Rocha, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande. Escola de Enfermagem. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde Rio Grande, RS, Brasil.

Deciane Pintanela de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande. Escola de Enfermagem. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde Rio Grande, RS, Brasil.

Jamila Geri Tomaschewski Barlem, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande. Escola de Enfermagem. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde Rio Grande, RS, Brasil.

Rosemary Silva da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande. Escola de Enfermagem. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde Rio Grande, RS, Brasil.

Suelen Gonçalves de Olveira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande. Escola de Enfermagem. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem e Saúde Rio Grande, RS, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em 02 Dez. 2021

BRASIL. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Observatório covid-19 no Brasil.2020a. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/observatorio-covid-19-brasil/ >. Acesso em 02 em Dez. 2021

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 9/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília, DF: MEC 2020b.

BRITO, R. S.; PRADO, J. R.; NUNES, C. P. As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 10, n. 23, p. 165-174, 2017. DOI: 10.20952/revtee.v10i23.6676

CARVALHO, S.B; MOURA, M.G.C. As experiências e os desafios dos professores de escolas públicas estaduais no início da pandemia do COVID-19. Research, Society and Development. V. 10, n. 10, p.e496101019292, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i10.19292

CIPRIANI, F.M; MOREIRA, A.F.B; CARIUS, A.C. Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educação & Realidade. Porto Alegre. v.46, n. 2, e105199, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236105199

LEMOS, A.H.C; BARBOSA, A.O; MONZATO, P.P. Mulheres em home office durante a pandemia da covid-19 e as configurações do conflito trabalho-família. Rev. adm. Empres. V.60, n.6, p.388-399, 2020. DOI: 10.1590/S0034-759020200603

MACEDO, R.M. Direito ou privilégio? Desigualdades digitais, pandemia e os desafios de uma escola pública. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v.34, n.73, p.262-280, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S2178-149420210203

MORAES, R; GALIAZZI, M.C. Análise textual discursiva. Ijuí, Brasil: Editora Unijuí, 2011.

NÓVOA, A; ALVIM, Y.C Os professores depois da pandemia. Educ. Soc. Campinas, v. 42, e249236, 2021. DOI: 10.1590/ES.249236

PREM, K. et al. The effect of control strategies to reduce social mixing on outcomes of the COVID-19 epidemic in Wuhan, China: a modelling study. Lancet. V.5, n.5, p.261-272020: DOI: 10.1016/S2468-2667(20)30073-6.

PURWANTO, A. et al. Impact of Work From Home (WFH) on Indonesian Teachers Performance During the Covid-19 Pandemic: An Exploratory Study. International Journal of Advanced Science and Technology. v. 29, n.5, p. 6235-6244, 2020.

SARAIVA, K; TRAVERSINI, C; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis Educativa, v.15, n.1, p.1-24, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.16289.094

SCHERER, S; BRITO, G.SIntegração de tecnologias digitais ao currículo: diálogos sobre desafios e dificuldades. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, p.e76252, 2020. DOI: 10.1590/0104-4060.76252

SOUZA, K.R. et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde. V. 19:e00309141, 2021. DOI: 10.1590/1981-7746-sol00309

VILLALOBOS MUÑOZ, K. Cómo es el trabajo de los profesores de educación básica en tiempos de pandemia? Modalidades de aprendizaje y percepción del profesorado chileno sobre la educación a distancia. Perspect. educ. V.60, n.1, pp.107-138, 2021. DOI:10.4151/07189729

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

Brum, R. G., Rocha, L. P., de Carvalho, D. P., Tomaschewski Barlem, J. G., da Silveira, R. S., & de Olveira, S. G. (2023). CONDIÇÕES DE TRABALHO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122318