A Ética e a Moral na Tomada de Decisões na Gestão Pública: Dilemas Vivenciados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.119790

Palavras-chave:

Dilemas Morais. Gestão de riscos e desastres. Racionalidade. Phrónesis. Competência moral.

Resumo

Esta resenha versa sobre a tese de doutorado intitulada A Ética da Gestão Pública à Luz da Abordagem da Racionalidade: Os Dilemas Morais Vivenciados na Gestão de Riscos e Desastres em Santa Catarina, de Laís Silveira Santos, realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2019. O estudo objetivou conhecer e caracterizar de que maneira os gestores públicos deliberam diante de dilemas morais vivenciados na gestão pública de riscos e desastres no Estado de Santa Catarina. Buscou-se com a resenha apresentar os principais pontos estudados, a metodologia utilizada, a contribuição para a administração, para o ensino, para a educação, e, aos doutorandos como forma norteadora de trabalho a ser realizado. A Tese foi premiada tanto pela Sociedade Brasileira de Administração Pública, quanto pela CAPES no ano de 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleverson Malagi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR - Campus de Pato Branco

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Pato Branco, Mestre pelo mesmo Programa, Advogado, Contador. Professor Universitário. Endereço: Pato Branco, Paraná. E-mail: malagi.adv@gmail.com. Fone: (46) 99917-5012

Maria Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Pato Branco.

Doutora em Educação. PhD em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Endereço: Pato Branco, Paraná. E-mail: marial@utfpr.edu.br. Fone: (46) 98807-8901.

Edilson Pontarolo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) câmpus Pato Branco.

Doutor em Informática na Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Endereço: Pato Branco, Paraná. E-mail: epontarolo@utfpr.edu.br. Fone: (46) 99922-0642.

Referências

SANTOS, Laís Silveira. A Ética da Gestão Pública à Luz da Abordagem da Racionalidade: Os Dilemas Morais Vivenciados na Gestão de Riscos e Desastres em Santa Catarina. Tese de Doutorado. Florianópolis-SC, 2019.

Downloads

Publicado

2022-08-10

Como Citar

Malagi, C., Bernartt, M. L., & Pontarolo, E. (2022). A Ética e a Moral na Tomada de Decisões na Gestão Pública: Dilemas Vivenciados. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.119790