Monitoramento da qualidade da educação: avaliação e controle do trabalho educativo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n12022.110713

Keywords:

Estado Gerencial. Avaliação externa. Responsabilização. Gerência.

Abstract

Este texto é parte de uma tese de doutorado em que se analisou a política de monitoramento da qualidade da educação em Minas Gerais, tendo em vista a especificidade da educação como processo de trabalho e como ação pedagógica. Com base em pesquisa documental e bibliográfica, discute-se neste texto o Estado Gerencial como matriz da gestão dos sistemas educacionais pautada na testagem de alunos em larga escala e na responsabilização de agentes educacionais. Verificam-se nessas políticas aspectos correspondentes à gerência, enquanto controle do trabalho alheio, aplicada ao trabalho educativo.

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Abelardo Bento Araújo, Pedagogo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP); Pedagogo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

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Published

2022-04-05

How to Cite

Araújo, A. B. (2022). Monitoramento da qualidade da educação: avaliação e controle do trabalho educativo. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n12022.110713