A regressividade democrática da BNCC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n12022.114107

Palabras clave:

BNCC, liberdade de ensino, Currículo, Competências, democracia.

Resumen

Este artigo consiste em análise documental que evidencia o desrespeito à Constituição Federal e à LDBEN/96 efetivado na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Afirma-se que a BNCC, como documento de caráter normativo, impõe uma única concepção pedagógica e curricular: a Pedagogia e o Currículo por Competências. Ao fazê-lo, desrespeita os princípios constitucionais da pluralidade de concepções pedagógicas, da liberdade de ensinar e aprender e o da autonomia das escolas na construção de suas propostas pedagógicas.

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Biografía del autor/a

Itamar Mendes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (Currículo) pela PUC/SP e pós-doutor em Políticas, Educação, Formação e Sociedade pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado na Universidade Federal do Espírito Santo atuando na graduação e na pós graduação; Vice-presidente da Anpae, gestão 2021-2023. Líder do Grupo de pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional - Getae (CNPq); integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire - GEPPF (CNPq) - e o Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo - Lagebes. Email: itamarmendes62@gmail.com.

Valter Martins Giovedi, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Educação (Currículo) pela PUC/SP. Professor Adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, atuando no curso de Licenciatura em Educação do Campo. Coordenador de programas de extensão de formação continuada para professores/as de redes públicas. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire – GEPPF (CNPq).

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Publicado

2022-04-05

Cómo citar

Mendes da Silva, I., & Giovedi, V. M. (2022). A regressividade democrática da BNCC. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n12022.114107