EDUCACIÓN POPULAR Y EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN LA FORMACIÓN DE GESTORES ESCOLARES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126460

Palabras clave:

Extensión Universitaria, Educación Popular, Gestión Democrática

Resumen

Nuestro objetivo es analizar los aportes de la educación popular, en una experiencia de extensión universitaria, para la formación de gestores escolares, desde la perspectiva de la gestión democrática. Para la recolección de los datos, se realizó el grupo focal con participantes de un curso de extensión. El análisis de los datos recogidos partió de la comprensión de la educación como una práctica social fundamentalmente política. Concluimos que la extensión universitaria forma gestores/educadores populares comprometidos con la educación pública, con la gestión democrática y con la construcción de un debate crítico sobre la escuela pública.

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Biografía del autor/a

Marcos Angelus Miranda de Alcantara, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação (UFPB-2017), Mestre em Educação (UFPB-2013) e Pedagogo (UFPB-2011), com área de aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos (EJA). Professor Adjunto do Departamento de Habilitações Pedagógicas, vinculado à área de Gestão Educacional, do Centro de Educação, na Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de alfabetização de jovens e adultos e assessoria pedagógica no ensino superior. É integrante do “Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual em Educação” com pesquisas desenvolvidas no campo da Educação Popular e da Educação de Jovens e Adultos, em uma perspectiva da Análise Arqueológica do Discurso. Vice-coordenador do Curso de Pedagogia da UFPB/campus I (2021-2023). Coordenador do Projeto de pesquisa PIBIC/CNPq/UFPB “O enunciado da gestão educacional na ordem do discurso neoliberal” (2022-2023).

Maria Samaia Ferreira Belo, Secretaria de Administração Penitenciária do  Estado da Paraíba

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (2016-2021). Bolsista do Projeto Prolicen/2019: “A Construção de uma proposta formativa em Gestão Educacional e Educação Popular para profissionais da educação básica: estratégias de mobilização e abordagem nas escolas da rede municipal e estadual na cidade de João Pessoa”. Integrante voluntária do Curso de Extensão “Formação de Gestores em Educação Popular – FOGEP/2020”; voluntária do projeto PROBEX/2019 “Gestão educacional e educação popular: a construção de uma proposta formativa para profissionais da educação básica”. Integrante colaboradora do projeto de extensão – PROBEX/2019: Gestão educacional e educação popular: a construção de uma proposta formativa para profissionais da educação básica. Integrante voluntária no Projeto de Extensão – PROBEX/2018 “Capacitação para Conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social CAC’s do FUNDEB”. Pedagoga atuante na Gerência Executiva de Ressocialização, Secretaria de Administração Penitenciária do  Estado da Paraíba (2023).

Citas

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Publicado

2023-10-01

Cómo citar

Miranda de Alcantara, M. A., & Ferreira Belo, M. S. (2023). EDUCACIÓN POPULAR Y EXTENSIÓN UNIVERSITARIA EN LA FORMACIÓN DE GESTORES ESCOLARES . Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126460