OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126929

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Pandemia Covid-19, Formação de Professores, Ensino Remoto, Tecnologias Educacionais

Resumo

Este estudo tem por objetivo apresentar um panorama sobre os impactos da pandemia de covid-19 sobre a gestão educacional, tendo por objeto de análise a produção acadêmica e científica do período de 2020-2021, disponível no repositório Google Acadêmico. A análise do material aponta para questões que afetaram diretamente a atuação de gestores, tais como: a precariedade do ensino remoto em relação ao presencial; o baixo envolvimento das famílias na devolução das atividades às escolas; a necessidade de se investir mais em recursos tecnológicos a fim de contemplar a todos os estudantes; e com destaque a pressão sofrida pelos gestores para a instrumentação de seu quadro de professores para que correspondessem  às novas exigências do ensino remoto, através de formações para a correta utilização das ferramentas digitais, a adaptação  das aulas ao modelo digital e os desafios da alfabetização à distância.

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Biografia do Autor

Eliane Couto Bueno, Universidade Federal de Santa Maria

Professora da rede municipal de Ensino de Júlio de Castilhos; Pedagoga, licenciada pela UFSM; Especialista em Gestão Educacional pela UFSM; Pesquisadora no projeto Docência, Escola e Formação de Professores (DOCEFORM) e Desafios Enfrentados Pelos Professores da Educação Básica para o Desenvolvimento de seu Trabalho em Tempos de e Pós-Pandemia (DETRAPAN); Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela UFSM.

Maria Eliza Rosa Gama, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Educação e Doutorado pelo programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Administração Escolar/UFSM. Atuou na Educação Básica como professora regente, coordenadora pedagógica e assessora pedagógica em Secretarias de Educação. Atua na extensão universitária como consultora de Sistemas de Ensino e de Unidades Escolares na organização dos processos de gestão . Nas pesquisas tem foco nos seguintes temas: políticas educacionais, organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente, formação continuada de professores

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

Couto Bueno, E., & Rosa Gama, M. E. (2023). OS DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR FRENTE À PANDEMIA: UMA ANÁLISE DO CAMPO. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126929