SITUACIÓN DE LA JUVENTUD EN EL CONTEXTO DE LA EDUCACIÓN EN TIEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122185Palabras clave:
Juventud, Pandemia, Calidad de la educaciónResumen
El hecho de estudiar durante la pandemia trajo grandes y pequeños contrastes, dependiendo de la clase social, del género, del color y del lugar donde reside cada joven. En este trabajo, buscamos presentar los resultados de una investigación con estudiantes de la secundaria. Desde el punto de vista metodológico, aplicamos una encuesta mixta, on-line, a un muestreo no probabilístico de 394 jóvenes, además de realizar 9 entrevistas semiestructuradas. Los resultados indican la realidad de la enseñanza remota, los desafíos y estrategias establecidas para estudiar durante la pandemia.
Descargas
Citas
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1998.
BRAGA, Daniel Santos; PEREIRA, Isabella Adriane Martins. Tudo como dantes? Reflexos da pandemia de Covid-19 sobre graduandos da Educação a Distância. EmRede-Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, p. 1-25, 2021.
BRASIL. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. “Denúncias registradas pelo Ligue 180 aumentam nos quatro primeiros meses de 2020”. Disponível em: https://bit.ly/3wVgugn Acesso em:16 mar 2021.
CARMO, Renato Miguel do; TAVARES, Inês; CÂNDIDO, Ana Filipa. Um olhar sociológico sobre a crise Covid-19 em livro. 2020.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://bit.ly/3kDliod Acesso em: 01 ago 2020.
CONJUVE - Conselho Nacional de Juventude –. Pesquisa Juventude e a Pandemia do Coronavírus. Junho/2020 Disponível em: https://www.juventudeseapandemia.com/. Acesso em: 19 jul 2020.
DATAFOLHA Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias. Terceira onda, São Paulo: 7 a 15 de julho de 2020. Disponível em: https://bit.ly/36OQmZU Acesso em 25 set. 2020.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Sintepe contabiliza 480 casos de Covid-19 em 122 escolas visitadas. Notícia local. Educação, 26 de março de 2021. Disponível em:https://bit.ly/35v2nDl Acesso em 17 de junho de 2021.
FERREIRA, Silvio C.; COTA, Wesley; COSTA, Guilherme S. Modelagem matemática da disseminação geográfica da COVID-19. Predição, estratégias de mitigação, supressão e distribuição de recursos. Disponível em: https://covidbr.github.io/ Acesso em 17 de junho de 2021.
GALINDO, Eryka et al. Efeitos da pandemia na alimentação e na situação da segurança alimentar no Brasil. 2021.
GONZALEZ, S; GARDINER, D; BAUSCH, J; DANISH, M; MOITRA, E & YAN, L. Youth and COVID-19: impacts on jobs, education, rights and mental well-being: survey report 2020, ILO, Geneva, Disponível em: https://bit.ly/3xVotLP Acesso em 25 set 2020.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; COSTA, José Wilson da; SANTOS, Ademir José dos. A exclusão digital: O reflexo da desigualdade social no Brasil. Nuances: estudos sobre Educação, v. 24, n. 2, p. 68-85, 2013.
GROPPO, Luís Antonio. Introdução à Sociologia da Juventude. Jundiaí: Paco editorial, 2017.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: educação. Rio de Janeiro, 2020.
LUZ, L. C.X..; FEFFERMANN, M.; ABRAMOVAY, M.; WEISHEIMER, N.; FERREIRA, M.; VERÔNICA CAVALCANTE, F.; DA SILVA, A. P.; CRISTINA LOPES, I. Os jovens brasileiros em tempos de covid-19. Princípios, v. 40, n. 160, p. 177 - 207, 16 jan. 2021. Disponível em:https://cutt.ly/cU5QACu Acessado em 14 fevereiro de 2021.
MADEIRA, L. M. ; FURTADO, Bernando A. ; DILL, A. R. . Vida: A Simulation Model of Domestic Violence in Times of Social Distancing. Jasss-the journal of artificial societies and social simulation, v. 24, p. 1-15, 2021.
MALINOWSKI, Bronislaw. “Objeto, método e alcance desta pesquisa”. In: GUIMARÃES, Alba Zaluar. Desvendando máscaras sociais. Rio de Janeiro, Livraria Francisco Alves Editora S.A, 1975.
MINAYO, MCS. A condição juvenil no século XXI. In: MINAYO, MCS., ASSIS, SG., and NJAINE, K., orgs. Amor e violência: um paradoxo das relações de namoro e do ‘ficar’ entre jovens brasileiros [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2011, pp. 17-43
PATTO, Maria Helena Souza. O ensino a distância e a falência da educação. Educação e pesquisa, v. 39, p. 303-318, 2013.
SIMMEL, Georg. Questões Fundamentais da Sociologia: indivíduo e sociedade. Trad. Pedro Caldas, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed, 2006.
SILVA, Tarcísio A. A. da. A aspiração antissociológica do combate ao covid-19: o isolamento social. Folha de Pernambuco. Recife, Opinião, 22 de maio de 2020a.
SILVA, Tarcísio A. A. da. Juventudes, educação e pandemia. Diário de Pernambuco. Recife, 27 de agosto de 2020. Opinião. Disponível em: https://bit.ly/3iC1XRu Acesso em 26 set. 2020b.
TONIOL, Rodrigo. Boletim n. 1 - Cientistas Sociais e o coronavírus. 22 de março de 2020. Disponível em: https://bit.ly/3rrNPOT Acesso em 19 de janeiro de 2021.
WEISHEIMER, Nilson. As juventudes e seus diferentes sujeitos: trajetórias de estudos e categorias teórico-operacionais. In: SILVA, Tarcísio A. A da. (Org.). As juventudes e seus diferentes sujeitos. Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.