Influência de fatores intrínsecos e extrínsecos na satisfação de servidores públicos em uma Instituição de Ensino Superior Federal
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n12022.110703Palavras-chave:
Satisfação no serviço público, Teoria dos dois fatores, Universidades FederaisResumo
Os servidores públicos que atuam nas Instituições de Ensino Superior de âmbito federal têm percebido impactos de medidas restritivas impostas pelo governo brasileiro, o que tem refletido nas condições do ambiente de trabalho, bem como na estrutura da carreira desses profissionais. Nesse sentido, gestores de instituições públicas acabam por assumir desafios que ensejam a busca de alternativas capazes de mitigar resultados provocados pelo desestímulo e desmotivação de servidores. Diante deste contexto, o presente estudo teve por objetivo investigar fatores intrínsecos e extrínsecos que, na percepção dos servidores, exercem maior influência na satisfação para o trabalho. O aporte teórico, fundamentado na Teoria dos dois fatores de Herzberg, associado a um levantamento tipo survey possibilitou a obtenção de resultados capazes de oferecer aos gestores dessas instituições subsídios para a formulação de ações voltadas ao estímulo da força de trabalho. A unidade de pesquisa compreendeu o campus avançado de uma Universidade Federal localizada em Minas Gerais.
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