O PROCESSO DE ENSINO EM TEMPOS DE COVID-19: ENTRE O POSSÍVEL E O IDEALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.129631

Palavras-chave:

Ensino remoto, Práticas pedagógicas, Tecnologias digitais, Teorias pedagógicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo estudar o desenvolvimento do chamado ensino remoto durante o fechamento das escolas brasileiras devido à pandemia do COVID-19. Para tanto, optou-se por uma abordagem de pesquisa mista de forma convergente realizada por meio de um estudo de caso da rede municipal de ensino de Petrópolis. O objetivo principal da pesquisa é avaliar a existência (ou não) de teorias pedagógicas, como escolanovismo, tecnicismo ou pedagogia sócio-crítica que tenham sustentado as diferentes práticas pedagógicas realizadas durante o período de fechamento da escola. Por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, foi possível realizar um estudo qualitativo sobre o tema por meio da análise de conteúdo. Conclui-se que a adaptação ao ensino remoto foi feita repentinamente, sem a preparação de professores, alunos, gestores e famílias. Pouco se refletiu sobre as teorias pedagógicas existentes para melhorar a efetividade da Educação durante o período de fechamento escolar.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Carius, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ, Brasil

Doutora em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2012), mestre em Modelagem Computacional pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (2006) e licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e professora adjunta da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), atuando no Ciclo Básico dos cursos de graduação em Engenharia. Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da mesma universidade na linha de pesquisa Processos Educativos, Cultura, Tecnologias. Realiza pesquisa nos seguintes temas: ambientes inovadores de aprendizagem, tecnologia educacional, abordagens ativas, tecnologia e educação, Análise de Redes Sociais (ARS) e educação, modelagem matemática e simulações numéricas. E-mail: ana.carius@ucp.br

Fabiana Rodrigues Scartoni, Universidade Católica de Petrópolis, Centro de Ciências da Saúde Petrópolis, RJ, Brasil

Possui graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997). Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2004), doutora em Fisiologia do Exercício no curso de Ciências da saúde - Universidad Católica Nuestra Señora de Assunción (2012) e doutora em Ciências no curso de Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é coordenadora da pós graduação lato sensu em Gerontologia e docente da graduação da Universidade Católica de Petrópolis. Membro do Laboratório Ciências do Esporte e do Exercício na Universidade Católica de Petrópolis ( LaCEE - UCP ), pesquisadora do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (LABIMH/UNIRIO) e Universidade Tiradentes (UNIT), Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em ciências biológicas atuando principalmente nas seguintes subáreas: Atividades aquáticas, Gerontologia, Treinamento Esportivo, Fisiologia do Exercício, Treinamento Neuromuscular. Pesquisadora em biodinâmica do movimento com ênfase em envelhecimento, qualidade de vida e saúde. Professora da rede Municipal de Petrópolis. E-mail: fabiana.scartoni@ucp.br

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Carius, A. C., & Rodrigues Scartoni, F. (2023). O PROCESSO DE ENSINO EM TEMPOS DE COVID-19: ENTRE O POSSÍVEL E O IDEALIZADO. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.129631