POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: CONCEPÇÕES E TENSÕES ENTRE O PREVISTO E O REALIZADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.117693

Palavras-chave:

Tempo integral, Educação integral, Políticas educacionais

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de tempo integral e educação integral presentes nas políticas educacionais brasileiras. Para tal, fez uso das pesquisas bibliográfica e documental, investigando: (1) o acompanhamento da Meta 6 do PNE (2014-2024) e (2) três ações voltadas à oferta do tempo integral. Como resultado, foram identificadas: (1) uma orientação para o modelo de tempo integral denominado de alunos em tempo integral (CAVALIERE, 2009) e (2) uma orientação que vincula a oferta da educação integral às populações vulneráveis e ao binômio educação/proteção (COELHO, 2009).

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Biografia do Autor

Luisa Figueiredo do Amaral e Silva, Faculdade Maria Thereza

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Maria Thereza - Niterói/Brasil

Integrante do Grupo de Estudos Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar (GEFOCC/PUC-Rio) e do Núcleo de Estudos Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO)

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Figueiredo do Amaral e Silva, L. (2023). POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL NO BRASIL: CONCEPÇÕES E TENSÕES ENTRE O PREVISTO E O REALIZADO. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.117693