Formação de educadores em contextp: construção dialógica na Educação Infantil em tempos de Pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111910

Palavras-chave:

Educação Infantil. Proposta Pedagógica. Formação em contexto. Círculos Dialógicos Investigativo-formativos

Resumo

Resumo: Este artigo apresenta um estudo que buscou compreender como a formação dos educadores em contexto em tempos de pandemia pode contribuir para o [re]-significar da Proposta Pedagógica de uma escola de Educação Infantil a partir de um processo reflexivo- dialógico ancorado na pedagogia freireana. A formação em contexto dos educadores visa o desenvolvimento profissional no espaço educativo, e, em conformidade, a proposta de formação dialógica desenvolvida no contexto da escola promoveu o protagonismo, conscientização e auto(trans)formação das educadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Macedo Hiores, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Luterana do Brasil-Campus Cachoeira do Sul e segunda licenciatura em Pedagogia pela Uninter. Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação São Luis. Mestra em Políticas Públicas e Gestão educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora no Grupo REDES/CNPq de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional- UFSM. Atualmente é Professora na Escola Municipal de Educação Infantil Sonho Meu de Cachoeira do Sul . Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Infantil, desenvolveu além da docência, funções na gestão, como diretora e Supervisora escolar na Educação Infantil, com vinte anos de atuação. Atualmente é conselheira titular no Conselho Municipal de Educação de Cachoeira do Sul-RS, fazendo parte da comissão da Educação Infantil.

Elisiane Machado Lunardi, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA-RS

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas, gestão da escola básica e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações nos processos de gestão educacional e formação de professores. Participante do Grupos de Pesquisa ELOS/GESTAR/UFSM e integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

Downloads

Publicado

2022-05-25

Como Citar

Hiores, P. M., & Lunardi, E. M. (2022). Formação de educadores em contextp: construção dialógica na Educação Infantil em tempos de Pandemia. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111910