ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS NUMA PERSPECTIVA DE QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DOS LIMITES E PERSPECTIVAS NAS REALIDADES BRASILEIRA E AMERICANA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112859

Palavras-chave:

Gestão Democrática. Participação. Pais ou Responsáveis.

Resumo

 

 

Este trabalho traz uma  análise de uma visita técnica realizada em janeiro de 2020, na cidade de Boston nos EUA, e da realidade observada na Rede de Ensino de Serra/ES,  tendo como recorte a participação dos Pais ou Responsáveis nos Conselhos Escolares numa concepção de gestão democrática na Educação. Utilizou-se a visita técnica como ferramenta adicional valiosa para formação acadêmica e profissional, numa perspectiva da pesquisa qualitativa, o que ajudou a avaliar a Gestão Democrática e planejar processo formativo.

 

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Biografia do Autor

Márcia Saraiva Prudencio, UNIVERSIDADE Federal do ES

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia Administração Escolar pelo Centro de Ensino Integrado Sagrado Coração (1997). Pós Graduação em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado Oliveira. Atualmente é professora/pedagoga da Prefeitura Municipal Da Serra ES, na função de Diretora Escolar do CMEI Jarbas Silva Filho. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Mestranda em Educação na linha Docência e Gestão de Processos educativos "Gestão e políticas públicas educacionais". Conselheira Municipal de Educação da Serra. Membro do Fórum Estadual/ES de Educação e do Fórum Municipal da Serra de Educação. Integrante da Campanha Nacional pelo Direto a Educação.

Eduardo Augusto Moscon Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Departamento de Educação Política e Sociedade. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2006). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1997). Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1988). Trabalha com pesquisas em Políticas Públicas, Gestão da Educação, formação de professores e Ensino na Educação Básica. Vinculado ao projeto de extensão permanente 'Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo - LAGEBES/UFES. Atualmente coordenador Regional Sudeste da ANFOPE (2018-2020) - Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação.

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Publicado

2022-04-18

Como Citar

Prudencio, M. S., & Oliveira, E. A. M. (2022). ORGANIZAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS NUMA PERSPECTIVA DE QUALIFICAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: ANÁLISE DOS LIMITES E PERSPECTIVAS NAS REALIDADES BRASILEIRA E AMERICANA. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00), 13. https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112859