GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS: COMO AS ESCOLAS FAZEM A POLÍTICA DE EFICIÊNCIA GERENCIAL EM PERNAMBUCO

Autores

  • Emanoel Lourenço Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-6471-7946
  • Wilson Honorato Aragão Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.127409

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Responsabilização, Eficiência Gerencial

Resumo

O texto analisa o Índice de Eficiência Gerencial (IEG), instrumento de responsabilização dos diretores escolares de Pernambuco e traz discussões com ênfase no Plano Estadual de Educação de Pernambuco (Meta 19), à luz do Plano Nacional de Educação - PNE. A metodologia baseia-se no Ciclo de Políticas (Ball, 2013) para analisar como as políticas são formuladas e atuadas em diferentes contextos. O IEG transforma a subjetividade dos diretores regulando-as pelo modelo de mercado e os sobrecarregando com uma nova burocracia virtual em prol de uma escola voltada para a competição, comparação e performatividade.

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Biografia do Autor

Emanoel Lourenço, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2020), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2015), Especialista em Linguística pela Universidade de Pernambuco (2008) Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), Licenciado em Letras pela Universidade de Pernambuco (2004), Pedagogo pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Educador de apoio/Coordenador Pedagógico e Professor da Rede Estadual de Pernambuco. E-mail: emanoel.educacao@gmail.com

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (1994), Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1980). Foi coordenador da Escola de Gestores/MEC e Vice-Diretor do Centro de Educação (2009- 2012). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal da Paraíba, Diretor do Centro de Educação/UFPB (2013-2016). Líder do grupo de pesquisa Exclusão, Inclusão e Diversidade. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Politicas de Ações Afirmativas, Movimentos Sociais, atuando nos seguintes temas: Educação, Mercado de Trabalho, Política de Formação de Professores, Gestão Educacional, Educação a Distância, Educação Física e História e Cultura Afro-brasileira. E-mail: wilsonaragaoufpb@gmail.com

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Lourenço, E., & Aragão, W. H. (2023). GESTÃO ESCOLAR PARA RESULTADOS: COMO AS ESCOLAS FAZEM A POLÍTICA DE EFICIÊNCIA GERENCIAL EM PERNAMBUCO: . Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.127409