PROGRAMA “QUALIFICA RS”: A EXPANSÃO DO MERCADO NA GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.119028

Palavras-chave:

Gestão Gerencialista, Qualifica-RS, Parcerias público privadas, Coordenadores Regionais de Educação,

Resumo

Este artigo analisa o programa Qualifica RS com intuito de verificar em que medida o programa cumpre sua proposta de inovação. Como suporte metodológico foram consultados documentos, a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral e o Diário Oficial do Estado do RS. Contou-se com o aporte teórico de autores como VERGER; ROBERTSON (2012); NEUMAN; CLARK (2012), EVANGELISTA; SHIROMA (2018), dentre outros. Concluiu-se que o programa viabiliza a expansão do setor privado dentro da esfera pública e que o resultado da seleção “técnica” não atende a pretensa isenção política prometida.

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Biografia do Autor

Magda de Abreu Vicente, Fundação Universidade Federal de Rio Grande-Furg

Professora da FURG; É Doutora em Educação na área de História e Filosofia da Educação. É Mestre em História e Filosofia da Educação na Universidade Federal de Pelotas onde foi bolsista CNPQ; Está atuando principalmente nos temas de Políticas Públicas educacionais com ênfase em Gestão educacional, História e Filosofia da Educação com ênfase no estudo sobre Educação Rural, ensino primário rural e formação de professores rurais. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furg na área da Políticas educacionais e currículo.

Professora da FURG; É Doutora em Educação na área de História e Filosofia da Educação. É Mestre em História e Filosofia da Educação na Universidade Federal de Pelotas onde foi bolsista CNPQ; Está atuando principalmente nos temas de Políticas Públicas educacionais com ênfase em Gestão educacional, História e Filosofia da Educação com ênfase no estudo sobre Educação Rural, ensino primário rural e formação de professores rurais. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Furg na área da Políticas educacionais e currículo.

Marisel Valério Porto, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Possui graduação em Letras Habilitação em Português e Inglês pela Universidade Federal de Pelotas (2003), Especialização em Literatura Comparada (UFPEL, 2008) e Mestrado em Letras (UFPEL, 2013). Atua como Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. É membro da Comissão Permanente de Avaliação de Auxílio Estudantil da UFCSPA e membro colaborador do projeto de pesquisa Qualifica RS: As implicações administrativas e pedagógicas na gestão de escolas do Rio Grande RS (IE/FURG). Estuda temáticas que envolvem educação, literatura e história.

Leonardo Dorneles Gonçalves, Furg

Pedagogo e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Professor do Instituto de Educação - Políticas Públicas da Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação - GEPEFI da Universidade Estadual de Maringá, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - NEPPE (UFPel) e Núcleo Educamemoria (FURG). Colabora com estudos junto ao Observatório dos Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil (FURG). Atualmente desenvolve estudos sobre Estado, Políticas Educacionais, Ensino Médio e suas relações com as mudanças no mundo do trabalho.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Vicente, M. de A., Porto, M. V., & Gonçalves, L. D. (2023). PROGRAMA “QUALIFICA RS”: A EXPANSÃO DO MERCADO NA GESTÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.119028