INDIGNAÇÃO E ESPERANÇA FRENTE AO MOVIMENTO NEOCONSERVADOR: ANÁLISE A PARTIR DE PAULO FREIRE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.113912

Palavras-chave:

Educação. Paulo Freire. Humanização. Neoconservadorismo.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar projetos de lei em tramitação desde o ano de 2019 que buscam revogar a Lei nº 12.612/12 que conferiu à Paulo Freire, o título de “Patrono da Educação Brasileira”. Para tanto, foi realizado um levantamento dos documentos na página oficial da Câmara dos Deputados, pesquisando projetos de leis (PL’s), tendo como buscadores os termos “Educação”, “Escola”, “Professores”. A partir de uma reflexão crítica e dialética, observou-se que os PL buscam, com uma leitura equivocada sobre o pensador brasileiro, diminuir a sua importância na educação brasileira.

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Biografia do Autor

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Pos-doutorado em Psicologia (UEM). Doutor em Educação pela Unesp/Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Jose Alexandre Gonçalves

Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação  da Universidade Estadual de Londrina. É professor na educação básica.

Adriana Regina de Jesus Santos

Graduação em Pedagogia. Mestrado  em Educação pela UEPG. Doutorado em Educação pela PUC- São Paulo. Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coorenadora do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em  Educação da Região Sul. Líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente.

Nathalia Martins Beleze

Doutoranda em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Educação - UEL, Especialista em Docência na Educação Superior- UEL, graduada em Pedagogia- UEL, formação em magistério nível médio. É professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, na área de Didática e professora estatutária do Município de Londrina.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Silva, R. B., Gonçalves, J. A., Santos, A. R. de J., & Beleze, N. M. (2023). INDIGNAÇÃO E ESPERANÇA FRENTE AO MOVIMENTO NEOCONSERVADOR: ANÁLISE A PARTIR DE PAULO FREIRE. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.113912