INDIGNACIÓN Y ESPERANZA FRENTE AL MOVIMIENTO NEOCONSERVADOR:ANÁLISIS DE PAULO FREIRE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.113912

Palabras clave:

Educación, Paulo Freire, Humanización. , Neoconservadurismo

Resumen

El propósito de este artículo es analizar los proyectos de ley en curso desde 2019 que buscan derogar la Ley n.º 12.612 / 12 que otorgó a Paulo Freire el título de Patrono de la Educación Brasileña. Para ello, se realizó un levantamiento de los documentos en la página oficial de la Cámara de Diputados, investigando anteproyectos de ley (PL’s), utilizando los términos “Educación”, “Escuela”, “Docentes” como buscadores. Desde una reflexión crítica y dialéctica, se observó que el PL busca, con una lectura errónea del pensador brasileño, reducir su importancia en la educación brasileña.

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Biografía del autor/a

Rafael Bianchi Silva, Universidade Estadual de Londrina

Pos-doutorado em Psicologia (UEM). Doutor em Educação pela Unesp/Marília. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Jose Alexandre Gonçalves

Mestre em Educação pelo programa de pós-graduação  da Universidade Estadual de Londrina. É professor na educação básica.

Adriana Regina de Jesus Santos

Graduação em Pedagogia. Mestrado  em Educação pela UEPG. Doutorado em Educação pela PUC- São Paulo. Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Docente do Curso de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Coorenadora do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em  Educação da Região Sul. Líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq: Currículo, Formação e Trabalho Docente.

Nathalia Martins Beleze

Doutoranda em Educação pelo programa de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina, Mestre em Educação - UEL, Especialista em Docência na Educação Superior- UEL, graduada em Pedagogia- UEL, formação em magistério nível médio. É professora colaboradora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina, na área de Didática e professora estatutária do Município de Londrina.

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Publicado

2023-03-16

Cómo citar

Silva, R. B., Gonçalves, J. A., Santos, A. R. de J., & Beleze, N. M. (2023). INDIGNACIÓN Y ESPERANZA FRENTE AL MOVIMIENTO NEOCONSERVADOR:ANÁLISIS DE PAULO FREIRE. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.113912