PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES LGBTQIA+ NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: APONTAMENTOS SOBRE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.118646

Palavras-chave:

Ensino superior. Acesso e permanência. Estudantes LGBTQIA .

Resumo

O trabalho analisou produções acadêmicas da área da Educação sobre acesso e permanência de estudantes LGBTQIA+ no ensino superior. Utilizou-se o levantamento sistemático de artigos nas bases Lilacs e SciELO. Dos nove trabalhos encontrados, apenas duas investigações tiveram como protagonistas estudantes LGBTQIA+. Os resultados apontam para possibilidades investigativas, visto que o tema parece se configurar como uma “nova questão” para a área da Educação. Sinalizam para discussões profícuas que poderiam contribuir para ampliar debates sobre cotas.

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Biografia do Autor

Vagner Matias do Prado, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG

Pós-doutorado pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Doutor e Mestre em Educação pela FCT/UNESP. Bacharel em Educação Física pelo IB/UNESP. Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Uberlândia. Líder do GPESP - Grupo de Pesquisa Educação, Sexualidades e Performatividade. Associado ao Grupo de Trabalho GT23 - Gênero, Sexualidade e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Integrou o Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Gênero - GTT07 do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2018-2021).

Helena Altmann, Universidade Estadual de Campinas

Livre-Docente pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Associada da UNICAMP, atuando na graduação em Educação Física e no Mestrado e Doutorado em Educação, coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) entre 2017 e 2021. Líder do grupo de pesquisa “Corpo e Educação” e integrante do grupo de pesquisa Focus, ambos da UNICAMP. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho Temático Gênero (GTT07) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) entre 2015 e 2017, integrando atualmente seu Comitê Científico. Tem experiência de pesquisa e ensino em educação, educação física e esportes, com ênfase em gênero e sexualidade.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Prado, V. M. do, & Altmann, H. (2023). PROBLEMATIZAÇÕES SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES LGBTQIA+ NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: APONTAMENTOS SOBRE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.118646