Fatores de cultura, satisfação e competências na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112068Palavras-chave:
Cultura Organizacional. Satisfação no Trabalho. Competências.Resumo
O objetivo deste artigo é compreender a pós-graduação por meio da Cultura Organizacional, Satisfação no Trabalho e Competências. Os resultados mostram que a cultura Dinâmica é predominante. Os fatores de Competências relevantes são: Saber trabalhar em equipe, Ter autonomia e Saber agir. Os fatores de Satisfação no Trabalho são: Envolver-se ao realizar o trabalho, Clareza na tarefa, Tarefa significativa, Feedback e Saúde emocional. Os resultados contribuem no entendimento e melhoria do ambiente de trabalho dos pesquisadores.
Downloads
Referências
ALEXANDRE, N. M. C.; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medida. Ciência Saúde Coletiva, v.16, n. 7, p. 3062-3068, 2011.
CAMERON, K. S.; QUINN, R. E. Diagnosing and changing organizational culture. San Francisco: Jossey-Bass, 2006.
CAPES. Avaliação quadrienal. Disponível em: <http://avaliacaoquadrienal.capes.gov.br/>. Acesso em: 07 de fevereiro de 2021.
FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópico da indústria brasileira. Medellín, São Paulo: Atlas, 2000.
FREITAS, M. F. Q.; SOUZA, J. Pensar a formação e a pesquisa na pós-graduação stricto sensu. Educar em Revista, v. 34, n. 71, p. 9-18, 2018.
HAIR, Jr. J. F.; CELSI, M. W.; ORTINAU, D. J.; BUSH, R. P. Essentials of marketing research. 3rd ed. New York, McGraw-Hill, 2013.
HOFSTEDE, G. Motivation, leadership and organization: do American theories apply abroad. Organizational Dynamics, v. 9, n. 1, p. 42-63, 1980.
HOFSTEDE, G.; HOFSTEDE, G. J.; MINKOV, M. Culture and organizations: software of the mind. 3 ed. McGrawHill, 2010.
IBM Corp. Released 2013. IBM SPSS Statistics for Windows, Version 22.0. Armonk, NY: IBM Corp.
LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MAGALHÃES, R. C. B. P.; RAFFIN, F. N.; GUTIERRE, L. S.; AZEVEDO, A. F. Formação docente na pós-graduação stricto sensu: experiências na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. RBPG, v. 13, n. 31, p. 559-582, 2016.
MASLACH, C.; JACKSON, S. E. The measurement of experienced burnout. Journal of Occupational Behaviour, v. 2. n. 1, p. 99-113, 1981.
MELIÁ, J.L.; PRADILLA, J.F.; MARTÍ, N.; SANCERNI, M.D.; OLIVER, A.; TOMÁS J.M. Estructura factorial, fiabilidad y validez del Cuestionario de Satisfacción S21/26: Un instrumento con formato dicotómico orientado al trabajo profesional. Revista de Psicologia Universitas Tarraconensis, v. 12, n. 1/2, p. 25-39, 1990.
MINAYO, M. C. S.; DEMO, P.; SILVA, R. A. Formação, currículo discurso político. RBPAE, v. 36, n. 3 p. 813-827, 2020.
PEJTERSEN, J. H.; KRISTENSEN, T. S.; BORG, V.; BJORNER, J. B. The second version of the Copenhagen Psychosocial Questionnaire. Scandinavian Journal of Public Health, v. 38, n. 3, p. 8-24, 2010.
SAKS, A. M. Antecedents and consequences of employee engagement. Journal of Managerial Psychology, v. 21, n. 7, p. 600-619, 2006.
SANTOS, F. C. A. Integration of human resource management and competitive priorities of manufacturing strategy. International Journal of Operations & Production Management, v. 20, n. 5, p. 610-628, 2000.
SCHEIN, E. H. Culture: the missing concept in organization studies. Administrative Science Quarterly, v.41, p. 229-240, 1996.
SCHWARTZ, S. H. A theory of cultural values and some implications for work. Applied Psychology: An International Review, v. 48, n. 1, p. 23-47, 1999.
WEISS, D. J.; DAWIS, R. V.; ENGLAND, G. W.; LOFQUIST, L. H. Manual for the Minnesota Satisfaction Questionnaire (Minnesota Studies in Vocational Rehabilitation: XXII). Minneapolis: University of Minnesota, Industrial Relations Center Work Adjustament Project, 1967.
ZARIFIAN, P. Objetivo competência: por uma nova lógica. São Paulo: Atlas, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.