Distance education in Brazil: a historical overview of the last five years of the modality in the country

Authors

  • Andréa Villela Mafra da Silva Universidade Estácio de Sá (UNESA); Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, andreamafra.iserj@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5659-7446
  • Sabrina Valadão Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 202202616761@alunos.estacio.br https://orcid.org/0000-0002-2036-1300

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.131088

Keywords:

Distance education, Pandemic covid-19 (SARS-CoV-2), Statistical data, Higher Education Census

Abstract

The work analyzes the percentage of higher education courses in Brazil that offer the Distance Education modality (EaD), during the SARS-COV-2 Pandemic. Methodologically, it uses exploratory and descriptive research (Severino, 2007). For the collection of quantitative and statistical data, it used the Higher Education Census, referring to the years 2017 to 2021. It concludes that the pandemic contributed to the increase in distance education courses, however, we observed the influence of the Brazilian government's incentive for the propagation of this modality in the country.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Andréa Villela Mafra da Silva, Universidade Estácio de Sá (UNESA); Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ/FAETEC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, andreamafra.iserj@gmail.com

Pós-Doutorada em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente, Coordenadora Institucional de Pesquisa, Extensão e Memória - DESUP/FAETEC (DIRSUP). Coordenadora do NITC (Núcleo de Inovação, Tecnologia e Ciência) vinculado à Diretoria de Educação Superior - DESUP/FAETEC (DIRSUP). Coordenadora Institucional do PIBID. Professora de Graduação em Pedagogia e de Pós-Graduação em Gestão Integrada do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá na Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Líder do NIPTecEdu – Luso-Brasileiro (Núcleo de Investigação e Pesquisa de Tecnologia Educativa Luso-Brasileiro) vinculado à Universidade do Minho (Portugal). Líder do grupo de pesquisa Formação de Professores e Tecnologias Educacionais/FORPROTEC/FAETEC-CNPq, com projeto em andamento financiado pela FAPERJ (Edital nº 06/2022). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo/GEPAC/UNIRIO-CNPq.

Sabrina Valadão, Universidade Estácio de Sá (UNESA), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 202202616761@alunos.estacio.br

Mestranda em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022). Linha de Pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Bibliotecária pós-graduada e especialista em MBA Gestão Estratégica de Pessoas e em MBA Gestão de Instituições de Ensino Superior. Graduada pelo Centro Universitário de Formiga UNIFOR - MG. Atualmente é gestora da Biblioteca da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora. Também coordena os cursos EAD de Pós-graduação Lato Sensu da Faculdade de Gestão, Educação e de Saúde (FGS); MBA Gestão em Bibliotecas Escolares, MBA Gestão em Bibliotecas Universitárias, MBA Gestão em Biblioteconomia e MBA Gestão do Conhecimento e da Informação. Participante do Grupo de Investigação em Educação Online e Aprendizagem em Rede (GIEAp) e dos Projetos de Pesquisa Inteligência Artificial e Tecnologias Emergentes e Novos Modelos Pedagógicos com Utilização de Tecnologia, sob a Orientação e Coordenação da Profa. Dra. Andréa Villela Mafra da Silva.

References

ANDRADE, Karen. O desafio da Educação 4.0 nas escolas. CanalTech, mar. 2018. Disponível em: https://canaltech.com.br/mercado/o-desafio-da-educacao-40-nas-escolas-109734. Acesso em: 22 mar. 2023.

BARRETO, Raquel Goulart. Política de educação a distância: a flexibilização estratégica. In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth (Org.). Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006, p. 187-204.

BARRETO, Raquel Goulart. Configuração da política nacional de formação de professores a distância. In: SOMMER, Luís Henrique (Org.). Educação a Distância e Formação de Professores: problemas, perspectivas e possibilidades. Em Aberto, v. 23, n. 84, p. 33-45, 2010. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/2466/2204. Acesso em: 17 jul. 2023.

BARRETO, Raquel Goulart. A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente. Educação & Sociedade, v. 33, n. 121, p. 985-1002, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/S3v8C4TJdsLFbVyCNG4VpHN/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 jul. 2023.

BEHAR, Patrícia Alejandra. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013.

BOHADANA, Estrella; VALLE, Lílian do. O quem da educação a distância. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, p. 551-564, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/gZJGrxmty8KrhSJGzJqBCxh/?lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2023.

BONWELL, Charles C.; EISON, James A. Active Learning: Creating Excitement in the Classroom. ASHE-ERIC Higher Education Reports. Washington DC: George Washington University, 1991.

BRASIL. Portaria Normativa nº 2, de 10 de janeiro de 2007. Dispõe sobre os procedimentos de regulação e avaliação da educação superior na modalidade a distância. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/portarias/portaria_n_2-07_polo.pdf. Acesso em: 12 Jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, 26 maio 2017, edição 100, seção 1, p. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/legisla09.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2017-notas_estatisticas2.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2018/censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2019.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/notas_estatisticas_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Brasília: INEP, 2021. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2021/apresentacao_censo_da_educacao_superior_2021.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 525, de 29 de novembro de 2022. Dispõe sobre o Cronograma do Censo da Educação Superior 2022. Diário Oficial da União, 1º dez. 2022, edição 224, seção 1, p. 49. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-525-de-29-de-novembro-de-2022-447017101. Acesso em: 22 mar. 2023.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior brasileiro: a formação dos oligopólios. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 111, p. 481-500, abr.-jun. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/SFTYDmV3zhBxfdTPRVBR78m/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jul. 2023.

GALVANI, Eduardo. Reflexões sobre a “escola ubíqua”: netnografia e etnografia digital como instrumentos para a compreensão dos processos de ensino/aprendizado nos ambientes virtuais. Revista Sobre Tudo, v. 21, n. 1, p. 239-266, 2021. Disponível em: https://ojs.sites.ufsc.br/index.php/sobretudo/article/view/4682. Acesso em: 19 jul. 2023.

INSTITUTO SEMESP. Pesquisa de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) 2021. São Paulo: SEMESP, 2021. Disponível em: https://www.semesp.org.br/wp-content/uploads/2021/12/Pesquisa-Graduacao-e-Pos-Graduacao-Instituto-Semesp-1.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

LEHER, Roberto. 25 anos de educação pública: notas para um balanço do período. In: GUIMARÃES, C. (org.), BRASIL, I.; MOROSINI, M. V. Trabalho, Educação e Saúde: 25 anos de formação politécnica no SUS. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/livro_25_anos.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

LEHER, Roberto. Mercantilização da educação, precarização do trabalho docente e o sentido histórico da pandemia Covid 19. Revista de Políticas Públicas, 26 (Especial), p. 78–102, 2022. DOI: https://doi.org/10.18764/2178-2865.v26nEp78-102. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/20262. Acesso em: 17 jul. 2023.

MALANCHEN, Julia. Política de educação a distância: democratização ou canto da sereia? Revista HISTEDBR On-line, n. 26, p. 209-216, 2007. Disponível em: https://gepeto.ced.ufsc.br/files/2015/03/julia_politica.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

MOORE, Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MORAN, José Manoel. O que é Educação a Distância. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2002.

MUNHOZ, Antonio Siemsen. O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba: InterSaberes, 2013.

OLIVEIRA, Nathan Peixoto et al. A evolução da universidade no contexto do ensino a distância e das TICs. Texto Livre, v. 13, n. 2, p. 201-215, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/24378. Acesso em 19 jul. 2023.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO. Education Services. 23 set. 1998. Disponível em: https://goo.gl/reebsH. Acesso em: 10 jul. 2023.

NASCIMENTO, Alberico Francisco do; MENDES, Claudia Regina Brito. Educação 4.0: Uma Prática Pedagógica na contramão dos postulados da educação politécnica. In: COLÓQUIO NACIONAL E COLÓQUIO INTERNACIONAL, 5., 2., 2019, Natal. Anais [...] Natal: IFRN - Câmpus Natal Central, 2019. p. 1-11. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/trabalhos-por-eixo-v-coloquio-nacional-e-ii-coloquio-internacional/. Acesso em: 19 jul. 2023.

PAIVA, Lauriana Gonçalves de. Do giz colorido ao data show: uma conex@o desconect@d@. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2010.

PASSOS, Marize Lyra Silva. Da Educação 1.0 a Educação 4.0: os caminhos da educação e as novas possibilidades. 2019. Disponível em: https://bityli.com/WFUSUE. Acesso em: 22 mar. 2023.

RODRIGUES, Horácio Wanderlei; BECHARA, Gabriela Natacha; GRUBBA, Leilane Serratine. Era digital e controle da informação. Revista Em Tempo, v. 20, n. 1, p. 1- 14, 2020. Disponível em: https://revista.univem.edu.br/emtempo/article/view/3268. Acesso em: 19 jul. 2023.

ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; FERREIRA, Martins dos Santos Ferreira; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e Tecnologia na literatura acadêmica on-line em português. In: FERREIRA, Martins dos Santos Ferreira; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: UNESA/SESES, 2017. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

SELWYN, Neil. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Martins dos Santos Ferreira; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: UNESA/SESES, 2017. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 19 jul. 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Andréa Villela Mafra da. A Interação entre Aluno e Conteúdo Material Didático Impresso na Educação a Distância. Revista Informática na Educação: teoria & prática, v. 17, n. 2, p. 89-97, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/40844. Acesso em: 19 jul. 2023.

SILVA, Andréa Villela Mafra da. Políticas Educacionais no Brasil: A articulação entre as tecnologias, o tecnicismo e a pedagogia de resultados. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, v. 11, n. 27, p. 1-20, 2016. Disponível em: https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/287. Acesso em: 19 jul. 2023.

SILVA, Andréa Villela Mafra da. Educação e tecnologia no contexto da pandemia de covid-19: interfaces entre os pressupostos da Unesco e o parecer CNE/CP Nº 05/2020. Democratizar (Faetec), v. 13, n. 2, p. 70-83, 2020. Disponível em: http://faeterj-petropolis.hospedagemdesites.ws/democratizar/index.php/dmc/issue/viewIssue/32/209. Acesso em: 19 jul. 2023.

ZUIN, Antonio Álvaro Soares. Educação a distância ou educação distante? O Programa Universidade Aberta do Brasil, o tutor e o professor virtual. Educação & Sociedade, v. 27, n. 96, p. 935-954, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/LMsrPDLkf3zyJ3bJJd7YMMJ/abstract/?lang=pt. Acesso em: 19 jul. 2023.

Published

2024-03-15

How to Cite

Villela Mafra da Silva, A., & Valadão, S. (2024). Distance education in Brazil: a historical overview of the last five years of the modality in the country. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.131088