LIMITES E POSSIBILIDADES FORMATIVAS DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO REMOTO PARA CONTATO E INSERÇÃO DE ESTAGIÁRIOS COM O CAMPO DE ESTÁGIO

Autores

  • Ana Emília da Rosa Kessler Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria, RS, Brasil
  • Maria Eliza Rosa Gama Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Administração Escolar, Santa Maria, RS, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124919

Palavras-chave:

Formação inicial, Cursos de licenciatura, Estágio curricular obrigatório, Ensino remoto

Resumo

Esse artigo objetivou compreender os limites e possibilidades formativas advindas das adaptações realizadas nos estágios curriculares no ensino remoto das licenciaturas da modalidade presencial da UFSM, para tanto realizamos uma pesquisa qualitativa documental em 11 PPC, por meio de roteiros para análise textual. Pimenta e Lima (2006), Ghedin, Oliveira e Almeida (2015) e Diniz-Pereira (2011) foram nossos principais aportes teóricos. Concluímos que os impactos foram irreparáveis à imersão no campo de estágio, ao mesmo destacamos que as TICs podem potencializar os processos formativos presenciais.

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Biografia do Autor

Ana Emília da Rosa Kessler, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria, RS, Brasil

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2019), é Pós-graduada no Curso de Especialização em Gestão Educacional pelo Programa de Políticas Públicas e Gestão Educacional do Centro de Educação da UFSM. Atua como pedagoga na rede privada de ensino na cidade de Santa Maria, RS, Brasil. E-mail: emilia.rosa@acad.ufsm.br

Maria Eliza Rosa Gama, Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Departamento de Administração Escolar, Santa Maria, RS, Brasil

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Educação e Doutorado pelo programa de Pós Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Administração Escolar/UFSM. Atuou na Educação Básica como professora regente, coordenadora pedagógica e assessora pedagógica em Secretarias de Educação. Atua na extensão universitária como consultora de Sistemas de Ensino e de Unidades Escolares na organização dos processos de gestão . Nas pesquisas tem foco nos seguintes temas: políticas educacionais, organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente, formação continuada de professores. E-mail: eliza.gama@ufsm.br

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

da Rosa Kessler, A. E., & Rosa Gama, M. E. (2023). LIMITES E POSSIBILIDADES FORMATIVAS DAS ADAPTAÇÕES CURRICULARES NO ENSINO REMOTO PARA CONTATO E INSERÇÃO DE ESTAGIÁRIOS COM O CAMPO DE ESTÁGIO. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124919