FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR GESTÃO ESCOLAR EM CONTEXTO DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.115967

Palavras-chave:

Educação. Freire. Gestão Escolar. Pandemia.

Resumo

O texto apresenta reflexões sobre gestão escolar, a partir das contribuições de Freire e outros autores que forneceram aporte teórico para uma pesquisa quanti-qualitativa, com o objetivo de identificar as percepções de docentes que atuam na educação básica sobre o seu trabalho durante o contexto de pandemia. O estudo utilizou questionários online (110 respondentes) e entrevistas com 7 professores, ao longo de 5 dias, trazendo informações sobre as condições de trabalho no ERE e sobre a atuação dos gestores escolares, evidenciando mecanismos de controle e opressão.

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Biografia do Autor

Elita Betania de Andrade Martins, Faculdade de Educação/Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação/UFJF, atuando na disciplina de Politicas Públicas e Gestão escolar. Doutora em Educação pela UFJF (2014), dedica seus estudos aos temas trabalho docente e autonomia . Coordenadora do grupo de pesquisa GESE que discute questões ligadas as políticas públicas, administração e sistemas de ensino. Tem experiências na educação, nas áreas de políticas públicas educacionais , gestão e formação de professores.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Martins, E. B. de A. (2023). FREIRE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR GESTÃO ESCOLAR EM CONTEXTO DE PANDEMIA. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.115967