ADEQUAÇÃO CURRICULAR E BNCC: DESAFIOS PARA O ENSINO BILÍNGUE DE ESTUDANTES SURDOS

Autores

  • Rachel Capucho Colacique Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)Instituto Nacional de Educação de Surdso (INES)Centro Universitário La Salle (UNILASALLE) https://orcid.org/0000-0002-7728-7711
  • Leonardo Conceição Gonçalves Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128390

Palavras-chave:

Acessibilidade, Surdez, Libras, BNCC

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise dos descritores presentes na Base Nacional Comum Curricular, especificamente no eixo oralidade, relacionando-os com os princípios da Educação Bilíngue para surdos. Por meio de uma pesquisa documental descritiva, buscou-se apontar alterações necessárias para a efetivação de um currículo bilíngue, as quais destacamos: uma abordagem metodológica condizente com o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua para surdos; a valorização intercultural envolvendo as comunidades surdas e suas lutas; e a garantia da LIBRAS como língua de instrução.

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Biografia do Autor

Rachel Capucho Colacique, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)Instituto Nacional de Educação de Surdso (INES)Centro Universitário La Salle (UNILASALLE)

Possui doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018), mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Diversidade, Cibercultura e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: libras, educação de surdos, educação inclusiva, surdez, gestão escolar e formação de professores. Atualmente é professora de ensino superior (adjunto) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, vice-coordenadora da Graduação em Pedagogia a distância UNIRIO/CEDERJ, professora EBTT do Instituto Nacional de Educação de Surdos, INES e professora do Centro Universitário La Salle Rio de Janeiro, UNILASALLE, onde atua também como coordenadora da Pós-Graduação em Educação Inclusiva. 

Leonardo Conceição Gonçalves, Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ), na linha de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal de Goiás (PPGEE/CEPAE/UFG) e especialista em Educação Física Escolar pela mesma instituição. Licenciado em Educação Física pela UERJ (2010). Docente da Faculdade de Educação Física e Dança - FEFD, da UFG (2013 até 2015) e do Instituto Federal Goiano (2015 até 2019). Atualmente é professor do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES RJ). Além das experiências nas áreas da Educação e Cibercultura, Educação Especializada Bilíngue de Surdos e Ensino de Educação Física, atuando principalmente nas pesquisas com os Cotidianos, articulando currículos, redes educativas, imagens, sons e formação docente, também é membro do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura – EduCiber

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Colacique, R. C., & Gonçalves, L. C. (2023). ADEQUAÇÃO CURRICULAR E BNCC: DESAFIOS PARA O ENSINO BILÍNGUE DE ESTUDANTES SURDOS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128390