GESTÃO E LIDERANÇA ESCOLAR: TENDÊNCIAS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2010-2020
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol39n12023.127337Palavras-chave:
Gestão escolar, Liderança escolar, Diretores escolares, Revisão de literaturaResumo
Considerando a centralidade da direção escolar para os resultados escolares, este artigo apresenta um levantamento de artigos envolvendo os conceitos “gestão escolar” e “liderança escolar”, realizado em uma amostra de periódicos educacionais. Optando metodologicamente por uma “revisão topográfica”, objetivamos mapear a produção acadêmica nacional, destacando as tendências metodológicas e temáticas dos 70 artigos analisados. Entre os resultados, destacamos uma maior presença de pesquisas que utilizaram metodologias quantitativas ou mistas e a predominância dos estudos sobre “gestão democrática”.
Downloads
Referências
ADRIÃO, T. M. F.; GARCIA, T. O. G. Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? Educação Teoria e Prática, v. 25 n. 50, p. 435-452/ Set.-Dez. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286 Acesso em: 24 jun. 2023.
ALEGRO, T. M. B.; SILVA, E. R. de. Gestão escolar democrática no MST: a Escola Eduardo Galeano. Revista Retratos da Escola, v. 14, n. 29, p. 491-510, mai./ago. 2020. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1086/pdf Acesso em: 24 jun. 2023.
ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Orgs.) Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
ARAVENA, F.; HALINGER, P. Systematic review of research on educational leadership and management in Latin America, 1991- 2017. Educational Management Administration and Leadership, v. 46, n. 2, p. 207-225, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1741143217745882 Acesso em: 24 jun. 2023.
BERNADO, E. S. Organização de turmas e práticas de gestão escolar: a aprendizagem em leitura dos alunos das escolas públicas cariocas. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v.7, n.14, 156p., jan./jun. 2010. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/634 Acesso em: 24 jun. 2023.
BERNADO, E. S. Organização de turmas: uma prática de gestão escolar em busca de uma escola eficaz. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Vol 10, n. 21, p. 154-181, 2013. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/9152 Acesso em: 24 jun. 2023.
BONAMINO, A. M. C.; SOUZA, S. Z. L. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 373-388, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47883 Acesso em: 24 jun. 2023.
BROOKE, N.; REZENDE, W. Os dilemas da gestão escolar. Belo Horizonte: Fino traço, 2020.
COSTA, J.A.; SOARES, S. C.; CASTANHEIRA, P. Liderança Escolar, Projeto e Trabalho em Equipa: Explorando Cruzamentos Concetuais. Caderno de Pesquisa: Pensamento educacional. Curitiba, v. 7. N. 17, p. 164-178, set./dez. 2012. Disponível em: https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/1317/1127 Acesso em: 24 jun. 2023.
ESQUINSANI, R. S. S.; SILVEIRA, C. L. A. da. Agendas da educação básica: gestão escolar e qualidade da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 145–157, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58922. Acesso em: 24 jun. 2023.
FERREIRA, D. F. COCHORRANO, M. C.; LEITE, K. C. Gestão escolar e conselho de escola, que relação é esta? Um estudo em busca de novas formas de cooperação entre escola-comunidade na Região de Sorocaba – SP. Eccos Revista Científica, n. 38, p. 173-188, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5876 Acesso em: 24 jun. 2023.
FONSECA, J. S.; NUNES, C. Ferramentas de gestão para a escola: Um relato de experiência com a análise Swot. Revista Atos de Pesquisa em Educação, v.15, n.2, p.520-538, mai./jun., 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7518. Acesso em: 24 jun. 2023.
GOBBI, B. C.; LACRUZ, A. J.; AMERICO, B. L.; ZANQUETTO FILHO, H. Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.28, n.106, p. 198-220, jan./mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701786 Acesso em: 24 jun. 2023.
GOLDRING, E.; HUFF, J.; MAY, H.; CAMBURN, E. School context and individual characteristics: What influences principal practice? Journal of Educational Administration, vol. 46, n.3, p. 332-350, 2008. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09578230810869275/full/html Acesso em: 24 jun. 2023.
GRIGOLI, J. A. G.; LIMA, C. M.; TEIXEIRA, L. R. M.; VASCONCELLOS, M. A Escola como Lócus de Formação Docente: Uma Gestão Bem-Sucedida. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, jan./abr. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012 Acesso em: 24 jun. 2023.
JUNIOR, E. G.; LIPP, M. E. N. Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.27, n.2, p. 265-283, maio/ago. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24773/14364 Acesso em: 24 jun. 2023.
KRAMER, S.; TOLEDO, L. P. B. de.; BARROS, C. Gestão da educação infantil nas políticas municipais. In: Revista Brasileira de Educação. v. 19, n. 56, p. 11-36, out. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/y9cJ6CBWXftRPtKC3pzt4Dp/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.
LEITHWOOD, K., DAY, C., SAMMONS, P., HOPKINS, D.; HARRIS, A. Successful school leadership: What it is and how it influences pupil learning. London: Department of Education and Skills, 2006. Disponível em: https://www.nysed.gov/sites/default/files/principal-project-file-55-successful-school-leadership-what-it-is-and-how-it-influences-pupil-learning.pdf Acesso em: 24 jun. 2023.
LEITHWOOD, K.; HARRIS, A.; HOPKINS, D. Seven strong claims about successful school leadership revisited. School Leadership & Management, v. 40, n. 4, p. 1–18, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/251888122_Seven_Strong_Claims_about_Successful_School_Leadership Acesso em: 24 jun. 2023.
LÜCK, H. Liderança em gestão escolar. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009. (Série Cadernos de Gestão).
MAIA, G. Z. A.; MANFIO, A. O provimento do cargo de gestor escolar e a qualidade de ensino: análise de publicações nacionais (1990-2005). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.26, n.3, p. 477-494, set./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19794/11532 Acesso em: 24 jun. 2023.
MARINHO, I. C.; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Diretores Escolares Do Brasil: Mudanças No Perfil E Na Gestão Pedagógica No Período 2007 – 2017. Revista Atos de Pesquisa em Educação, v.15, n.3, p.823-846, jul./set., 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p823-846 Acesso em: 24 jun. 2023.
MARTINS, A. M. (Org.). Estado da Arte: Gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000-20008). Brasília: LIBER LIVRO, 2011.
MARTINS, A. M.; SILVA, V. G. da. Gestão escolar, autonomia escolar e órgãos colegiados: a produção de teses e dissertações (2000-2008). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.26, n.3, p. 421-440, set./dez. 2010. Disponível em: Acesso em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19791 24 jun. 2023.
MEDEIROS, M. L.; FEROLLA, L. M.; PASSADOR, C. S.; PASSADOR, J. L. Gestão escolar: afinal, que fins estão sendo buscados? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 1, p. 115-138, jan/abr. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/50016/31325 Acesso em: 24 jun. 2023.
NASCENTE, R. M. M.; CONTI, C. L. A.; LIMA, E. F. de. Políticas Públicas e formas de gestão escolar: Relações escola-estado e escola-comunidade. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 53, p. 157-169, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5667 Acesso em: 24 jun. 2023.
NASCIMENTO, P. X. S. do; MARQUES, L. R. As interfaces da participação da família na gestão escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, p. 68-85, jan/abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36143 Acesso em: 24 jun. 2023.
NETO, A. C.; CASTRO, A. M. D. A. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educação e Sociedade. Campinas, v. 32, n. 116, p. 745-770, jul.-set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/35zWgbwzyNc8dddjmJdsGhF/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.
OLIVEIRA, A.C.P. Gestão, Liderança e Clima Escolar. Curitiba: Appris, 2018.
OLIVEIRA, A. C. P.; WALDHELM, A. P. S. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.24, n. 93, p. 824-844, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/TMF3N6pRVcXnjd3Zm9wQBZB/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.
OLIVEIRA, A. C. P.; CARVALHO, C. P. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jshd86G9PYQYGJLpJZqpJdC/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.
OLIVEIRA, C. de.; LOPES, V. V. Autonomia, gestão escolar e órgãos colegiados: a produção de artigos em periódicos científicos (2000-2008). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.26, n.3, p. 461-476, set./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19793/11531 Acesso em: 24 jun. 2023.
OLIVEIRA, I. C.; VASQUES-MENEZES, I. O Conceito de Gestão Escolar. Cadernos de Pesquisa. v. 48 n. 169: jul./set.2018. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/5341/pdf# Acesso em: 24 jun. 2023.
PASSADOR, C. S.; SALVETTI, T. S. Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas. Educação e Sociedade, v. 34, n. 123, p. 477-492, abr.-jun. 2013. https://www.scielo.br/j/es/a/BPVZ9Q4dq99vtBxtJKYwVNB/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.
PETTICREW, M.; ROBERTS, H. - Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Blackwell Publishing Ltd., 2006.
PENNA, M. O. G.; BELLO, I. Z. Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistas. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 90-104, 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ree/v9n1/1982-7179-ree-9-01-90.pdf Acesso em: 24 jun. 2023.
RUIZ, M. J. F.; MARINHEIRO, E. L. A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 3, p. 605-618, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/17236 Acesso em: 24 jun. 2023.
SANTOS, S. M. M.; CASTRO, S. B. D. de. Gestão Escolar em Feira de Santana: análise dos textos oficiais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/P7LqhzKWVMkYGskpfGvsYCN/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.
SILVA, L. G. A. da; ALVES, M. F. Gerencialismo na escola pública: contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 3, p. 665-681, set/dez. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/39833/25388 Acesso em: 24 jun. 2023.
SILVA, T. M. T. da; BERNADO, E. S. A relação família e escola: desafios para a gestão escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 34, p. 297-321, 2017. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/1367/47964942 Acesso em: 24 jun. 2023.
SOARES, J. F. Melhora do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 135-160, jan./abr. 2007. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/376 Acesso em: 24 jun. 2023.
SOARES, T. M.; TEIXEIRA, L. H. G. Efeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 34, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1289/1289.pdf Acesso em: 24 jun. 2023.
SOUZA, A. R. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. Tese de Doutorado (Educação). São Paulo: PUC-SP, 2006.
SOUZA, A. R. de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.25, n.03, p. 123-140, dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/fF53XWVkxxbhpGkqvcfkvkH/abstract/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.
SOUZA, A. R. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Revista Brasileira de Educação, vol.17, n.49, pp. 159-174, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/rY9xqhfrzkYyVdCXnyHD9TK/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.
SOUZA, D. B. de. Anais dos eventos da Anped e da Anpae (2000-2008) e o estado da temática gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.26, n.3, p. 441-459, set./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19792 Acesso em: 24 jun. 2023.
SOUZA, T. M. de. CHAGAS, A. M.; DIAS, R. GOMES, V. M. L. R. Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos. Educativa, v. 22, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7213 Acesso em: 24 jun. 2023.
WERLE, F. O. C.; AUDINO, J. F. Desafios na gestão escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, n. 1, p. 125 - 144 jan./abr. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58921 Acesso em: 24 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.