GESTÃO E LIDERANÇA ESCOLAR: TENDÊNCIAS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2010-2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.127337

Palavras-chave:

Gestão escolar, Liderança escolar, Diretores escolares, Revisão de literatura

Resumo

Considerando a centralidade da direção escolar para os resultados escolares, este artigo apresenta um levantamento de artigos envolvendo os conceitos “gestão escolar” e “liderança escolar”, realizado em uma amostra de periódicos educacionais. Optando metodologicamente por uma “revisão topográfica”, objetivamos mapear a produção acadêmica nacional, destacando as tendências metodológicas e temáticas dos 70 artigos analisados. Entre os resultados, destacamos uma maior presença de pesquisas que utilizaram metodologias quantitativas ou mistas e a predominância dos estudos sobre “gestão democrática”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Prado de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2015). Atua como Professora Adjunta na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO - Curso de Pedagogia, Departamento de Fundamentos da Educação.  É professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação na mesma instituição.

Christy Pato, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2011), atua como Professor Adjunto no Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF.

Alexsandro do Nascimento Santos, Universidade Cidade de São Paulo - Unicid

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atua como Professor da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa Profissional em Formação de Gestores Educacionais e é Diretor-Presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

Rodnei Pereira, Universidade Cidade de São Paulo - Unicid e Universidade Paulista - Unip.

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É Professor Titular da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa Profissional em Formação de Gestores Educacionais. Professor Titular da Universidade Paulista (Unip).

Referências

ADRIÃO, T. M. F.; GARCIA, T. O. G. Mudanças organizacionais na gestão da escola e sua relação com o mundo empresarial: aprofundamento da privatização na educação básica brasileira? Educação Teoria e Prática, v. 25 n. 50, p. 435-452/ Set.-Dez. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10286 Acesso em: 24 jun. 2023.

ALEGRO, T. M. B.; SILVA, E. R. de. Gestão escolar democrática no MST: a Escola Eduardo Galeano. Revista Retratos da Escola, v. 14, n. 29, p. 491-510, mai./ago. 2020. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1086/pdf Acesso em: 24 jun. 2023.

ALVES, M. T. G.; FRANCO, C. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco. (Orgs.) Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

ARAVENA, F.; HALINGER, P. Systematic review of research on educational leadership and management in Latin America, 1991- 2017. Educational Management Administration and Leadership, v. 46, n. 2, p. 207-225, 2017. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1741143217745882 Acesso em: 24 jun. 2023.

BERNADO, E. S. Organização de turmas e práticas de gestão escolar: a aprendizagem em leitura dos alunos das escolas públicas cariocas. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v.7, n.14, 156p., jan./jun. 2010. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/634 Acesso em: 24 jun. 2023.

BERNADO, E. S. Organização de turmas: uma prática de gestão escolar em busca de uma escola eficaz. Revista Educação e Cultura Contemporânea. Vol 10, n. 21, p. 154-181, 2013. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/9152 Acesso em: 24 jun. 2023.

BONAMINO, A. M. C.; SOUZA, S. Z. L. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 38, p. 373-388, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/47883 Acesso em: 24 jun. 2023.

BROOKE, N.; REZENDE, W. Os dilemas da gestão escolar. Belo Horizonte: Fino traço, 2020.

COSTA, J.A.; SOARES, S. C.; CASTANHEIRA, P. Liderança Escolar, Projeto e Trabalho em Equipa: Explorando Cruzamentos Concetuais. Caderno de Pesquisa: Pensamento educacional. Curitiba, v. 7. N. 17, p. 164-178, set./dez. 2012. Disponível em: https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/1317/1127 Acesso em: 24 jun. 2023.

ESQUINSANI, R. S. S.; SILVEIRA, C. L. A. da. Agendas da educação básica: gestão escolar e qualidade da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 145–157, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58922. Acesso em: 24 jun. 2023.

FERREIRA, D. F. COCHORRANO, M. C.; LEITE, K. C. Gestão escolar e conselho de escola, que relação é esta? Um estudo em busca de novas formas de cooperação entre escola-comunidade na Região de Sorocaba – SP. Eccos Revista Científica, n. 38, p. 173-188, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/5876 Acesso em: 24 jun. 2023.

FONSECA, J. S.; NUNES, C. Ferramentas de gestão para a escola: Um relato de experiência com a análise Swot. Revista Atos de Pesquisa em Educação, v.15, n.2, p.520-538, mai./jun., 2020. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/7518. Acesso em: 24 jun. 2023.

GOBBI, B. C.; LACRUZ, A. J.; AMERICO, B. L.; ZANQUETTO FILHO, H. Uma boa gestão melhora o desempenho da escola, mas o que sabemos acerca do efeito da complexidade da gestão nessa relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.28, n.106, p. 198-220, jan./mar. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002701786 Acesso em: 24 jun. 2023.

GOLDRING, E.; HUFF, J.; MAY, H.; CAMBURN, E. School context and individual characteristics: What influences principal practice? Journal of Educational Administration, vol. 46, n.3, p. 332-350, 2008. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09578230810869275/full/html Acesso em: 24 jun. 2023.

GRIGOLI, J. A. G.; LIMA, C. M.; TEIXEIRA, L. R. M.; VASCONCELLOS, M. A Escola como Lócus de Formação Docente: Uma Gestão Bem-Sucedida. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 139, jan./abr. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000100012 Acesso em: 24 jun. 2023.

JUNIOR, E. G.; LIPP, M. E. N. Estilo de liderança e stress: uma pesquisa em escolas estaduais de ensino fundamental. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.27, n.2, p. 265-283, maio/ago. 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/24773/14364 Acesso em: 24 jun. 2023.

KRAMER, S.; TOLEDO, L. P. B. de.; BARROS, C. Gestão da educação infantil nas políticas municipais. In: Revista Brasileira de Educação. v. 19, n. 56, p. 11-36, out. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/y9cJ6CBWXftRPtKC3pzt4Dp/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.

LEITHWOOD, K., DAY, C., SAMMONS, P., HOPKINS, D.; HARRIS, A. Successful school leadership: What it is and how it influences pupil learning. London: Department of Education and Skills, 2006. Disponível em: https://www.nysed.gov/sites/default/files/principal-project-file-55-successful-school-leadership-what-it-is-and-how-it-influences-pupil-learning.pdf Acesso em: 24 jun. 2023.

LEITHWOOD, K.; HARRIS, A.; HOPKINS, D. Seven strong claims about successful school leadership revisited. School Leadership & Management, v. 40, n. 4, p. 1–18, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/251888122_Seven_Strong_Claims_about_Successful_School_Leadership Acesso em: 24 jun. 2023.

LÜCK, H. Liderança em gestão escolar. 3ª ed. Petrópolis: Vozes, 2009. (Série Cadernos de Gestão).

MAIA, G. Z. A.; MANFIO, A. O provimento do cargo de gestor escolar e a qualidade de ensino: análise de publicações nacionais (1990-2005). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.26, n.3, p. 477-494, set./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19794/11532 Acesso em: 24 jun. 2023.

MARINHO, I. C.; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. Diretores Escolares Do Brasil: Mudanças No Perfil E Na Gestão Pedagógica No Período 2007 – 2017. Revista Atos de Pesquisa em Educação, v.15, n.3, p.823-846, jul./set., 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2020v15n3p823-846 Acesso em: 24 jun. 2023.

MARTINS, A. M. (Org.). Estado da Arte: Gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000-20008). Brasília: LIBER LIVRO, 2011.

MARTINS, A. M.; SILVA, V. G. da. Gestão escolar, autonomia escolar e órgãos colegiados: a produção de teses e dissertações (2000-2008). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.26, n.3, p. 421-440, set./dez. 2010. Disponível em: Acesso em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19791 24 jun. 2023.

MEDEIROS, M. L.; FEROLLA, L. M.; PASSADOR, C. S.; PASSADOR, J. L. Gestão escolar: afinal, que fins estão sendo buscados? Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 1, p. 115-138, jan/abr. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/50016/31325 Acesso em: 24 jun. 2023.

NASCENTE, R. M. M.; CONTI, C. L. A.; LIMA, E. F. de. Políticas Públicas e formas de gestão escolar: Relações escola-estado e escola-comunidade. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 27, n. 53, p. 157-169, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/5667 Acesso em: 24 jun. 2023.

NASCIMENTO, P. X. S. do; MARQUES, L. R. As interfaces da participação da família na gestão escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 1, p. 68-85, jan/abr. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/36143 Acesso em: 24 jun. 2023.

NETO, A. C.; CASTRO, A. M. D. A. Gestão escolar em instituições de ensino médio: entre a gestão democrática e a gerencial. Educação e Sociedade. Campinas, v. 32, n. 116, p. 745-770, jul.-set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/35zWgbwzyNc8dddjmJdsGhF/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.

OLIVEIRA, A.C.P. Gestão, Liderança e Clima Escolar. Curitiba: Appris, 2018.

OLIVEIRA, A. C. P.; WALDHELM, A. P. S. Liderança do diretor, clima escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v.24, n. 93, p. 824-844, out./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/TMF3N6pRVcXnjd3Zm9wQBZB/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.

OLIVEIRA, A. C. P.; CARVALHO, C. P. Gestão escolar, liderança do diretor e resultados educacionais no Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/jshd86G9PYQYGJLpJZqpJdC/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.

OLIVEIRA, C. de.; LOPES, V. V. Autonomia, gestão escolar e órgãos colegiados: a produção de artigos em periódicos científicos (2000-2008). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.26, n.3, p. 461-476, set./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19793/11531 Acesso em: 24 jun. 2023.

OLIVEIRA, I. C.; VASQUES-MENEZES, I. O Conceito de Gestão Escolar. Cadernos de Pesquisa. v. 48 n. 169: jul./set.2018. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/5341/pdf# Acesso em: 24 jun. 2023.

PASSADOR, C. S.; SALVETTI, T. S. Gestão escolar democrática e estudos organizacionais críticos: convergências teóricas. Educação e Sociedade, v. 34, n. 123, p. 477-492, abr.-jun. 2013. https://www.scielo.br/j/es/a/BPVZ9Q4dq99vtBxtJKYwVNB/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.

PETTICREW, M.; ROBERTS, H. - Systematic reviews in the social sciences: a practical guide. Blackwell Publishing Ltd., 2006.

PENNA, M. O. G.; BELLO, I. Z. Gestão e participação: um estudo sobre os modos de organização do trabalho pedagógico em duas escolas públicas paulistas. Revista Eletrônica de Educação, v. 9, n. 1, p. 90-104, 2015. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ree/v9n1/1982-7179-ree-9-01-90.pdf Acesso em: 24 jun. 2023.

RUIZ, M. J. F.; MARINHEIRO, E. L. A democratização da escola pública: velhos e novos modelos de gestão escolar. Educação, Santa Maria, v. 40, n. 3, p. 605-618, set./dez. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/17236 Acesso em: 24 jun. 2023.

SANTOS, S. M. M.; CASTRO, S. B. D. de. Gestão Escolar em Feira de Santana: análise dos textos oficiais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 45, n. 1, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/P7LqhzKWVMkYGskpfGvsYCN/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.

SILVA, L. G. A. da; ALVES, M. F. Gerencialismo na escola pública: contradições e desafios concernentes à gestão, à autonomia e à organização do trabalho escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 28, n. 3, p. 665-681, set/dez. 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/39833/25388 Acesso em: 24 jun. 2023.

SILVA, T. M. T. da; BERNADO, E. S. A relação família e escola: desafios para a gestão escolar. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, n. 34, p. 297-321, 2017. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/1367/47964942 Acesso em: 24 jun. 2023.

SOARES, J. F. Melhora do desempenho cognitivo dos alunos do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, p. 135-160, jan./abr. 2007. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/376 Acesso em: 24 jun. 2023.

SOARES, T. M.; TEIXEIRA, L. H. G. Efeito do perfil do diretor na gestão escolar sobre a proficiência do aluno. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 34, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1289/1289.pdf Acesso em: 24 jun. 2023.

SOUZA, A. R. Perfil da Gestão Escolar no Brasil. Tese de Doutorado (Educação). São Paulo: PUC-SP, 2006.

SOUZA, A. R. de. Explorando e construindo um conceito de gestão escolar democrática. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.25, n.03, p. 123-140, dez. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/fF53XWVkxxbhpGkqvcfkvkH/abstract/?lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.

SOUZA, A. R. A natureza política da gestão escolar e as disputas pelo poder na escola. Revista Brasileira de Educação, vol.17, n.49, pp. 159-174, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/rY9xqhfrzkYyVdCXnyHD9TK/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 24 jun. 2023.

SOUZA, D. B. de. Anais dos eventos da Anped e da Anpae (2000-2008) e o estado da temática gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.26, n.3, p. 441-459, set./dez. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/19792 Acesso em: 24 jun. 2023.

SOUZA, T. M. de. CHAGAS, A. M.; DIAS, R. GOMES, V. M. L. R. Avaliação Institucional como Ferramenta de Gestão Escolar: apontamentos teóricos. Educativa, v. 22, p. 1-21, 2019. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/7213 Acesso em: 24 jun. 2023.

WERLE, F. O. C.; AUDINO, J. F. Desafios na gestão escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 31, n. 1, p. 125 - 144 jan./abr. 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58921 Acesso em: 24 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Oliveira, A. C. P. de, Pato, C., Santos, A., & Pereira, R. (2023). GESTÃO E LIDERANÇA ESCOLAR: TENDÊNCIAS DOS ARTIGOS PUBLICADOS NO PERÍODO 2010-2020. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.127337