PIBID IN THE CONTEXT OF TEACHER EDUCATION: TRAJECTORIES AND DILEMMAS

Authors

  • Odair Alves Vieira Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Tangará da Serra, MT, Brasil
  • Ângela Rita Christofolo de Mello Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Cuiabá, MT, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9732-6175

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128697

Keywords:

Initial Teacher Education, PIBID, Rewind.

Abstract

This article aims to present reflections focused on the actions of PIBID, a public policy for initial teacher training. As methodological support, analyses of legal documents were carried out that directed the program's actions in the period from 2007 to 2020. The discussion is based on the contributions of Avritzer (2018), Ball and Maguire (2016), Campelo (2019), Penin (2001), Zeichner (2003; 2013), among others. The analysis denoted that the setbacks suffered in this policy in recent years, show a direction contrary to the democratic state and approaches the neoliberal logic.

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Author Biographies

Odair Alves Vieira, Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Tangará da Serra, MT, Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT), campus de Cáceres (2022). Formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Vilhena (2014), pós-graduado em Atendimento Educacional Especializado (2015). Professor alfabetizador do quadro efetivo da rede municipal de Tangará da Serra/MT, desde 2015. Tem interesse nas seguintes áreas: formação de professores, alfabetização e letramento, alfabetização matemática, educação infantil, letramento na educação infantil, relações multiculturais, interdisciplinaridade e práticas pedagógicas. Já atuou como pesquisador nos seguintes programas: PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária), PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e bolsista voluntário no PIBIC (Programa Institucional de Iniciação Científica). Atualmente é membro do Grupo de Estudos e  Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Práticas Educacionais (GEFOPE) e pesquisa o PIBID, uma política de formação inicial e suas contribuições para a formação docente.

Ângela Rita Christofolo de Mello, Universidade do Estado de Mato Grosso, Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Cuiabá, MT, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Estágio Científico Avançado no Âmbito de Doutoramento na Universidade do Minho em Braga (PT). Pós-doutorado, Programa Nacional de Pós-doutorado em Educação (PNPD), ofertado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu) da UFMT, Campus de Rondonópolis. Professora Adjunta da UNEMAT, lotada na Faculdade de Educação e Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Pedagogia, Campus Universitário de Juara. Professora permanente no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), ofertado na UNEMAT, Campus Universitário de Sinop, e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEdu), ofertado na UNEMAT, Campus Universitário de Cáceres. Tem 40 anos de experiência em docência, atuados na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental (Alfabetização), Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores, Inicial e Continuada: Orientação Acadêmica (NEAD/UFMT. Pesquisadora de políticas públicas educacionais para a Educação de Jovens e Adultos, Alfabetização e Formação Inicial e Continuada de Professores. Atua nos seguintes temas: Alfabetização, letramentos e suas práticas sociais; políticas públicas educacionais; formação inicial e continuada de professores. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa de Formação Docente, Gestão e Prática Educacional (GEFOPE) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), cadastrado no diretório do CNPq. Integrante do grupo de pesquisa: Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) da UFMT. Editora-chefe da Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA). E-mail: angela.mello@unemat.br

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Published

2023-12-23

How to Cite

Vieira, O. A., & Mello, Ângela R. C. de. (2023). PIBID IN THE CONTEXT OF TEACHER EDUCATION: TRAJECTORIES AND DILEMMAS. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128697