O Trabalho do Professor Coordenador na Rede Estadual Paulista: a ressignificação da função num cenário de reformas educacionais (1995-2018)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112026

Palabras clave:

coordenação pedagógica, professor coordenador, rede estadual paulista.

Resumen

O artigo dedica-se à análise da função de Professor Coordenador (PC) na rede estadual paulista de ensino, com destaque para as alterações em suas atribuições legais durante o período de 1995 a 2018. Os resultados decorrem de análise documental longitudinal de um conjunto formado por resoluções e leis e por dados quantitativos obtidos junto à Secretaria Estadual de Educação. O período analisado caracteriza-se pela Nova Gestão Pública e suas medidas de base gerencial que vincularam a função ao monitoramento e controle do trabalho docente, distanciando-a de sua natureza e especificidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria José da Silva Fernandes, Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências

Professora do Departamento de Educação, Faculdade de Ciências, Campus Bauru. Universidade Estadual Paulista.

Citas

ALMEIDA, L. R.. A coordenação pedagógica no estado de São Paulo nas memórias dos que participaram de sua história. In: ALMEIDA, L. R.; PLACCO, V. N. S. O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. São Paulo, Loyola, 2010, p. 11-46.

BALL, S. J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. In: Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539-564, 2005. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002. Acesso em 09 mar. 2021.

BARBOSA, A.; et al. Relações e condições de trabalho dos professores paulistas (1995-2018). In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, vol. 50, n. 177, p. 790-812, Jul./Set. 2020. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/198053147105 . Acesso em 03 mar. 2021.

CAMPOS, R. F. A formação por competências e a reforma da formação de professores/as. In: Teias, Rio de Janeiro, ano 5, nº 9-10, jan./dez, 2004.

CÁSSIO, F. L.; CROCHIK, L.; DI PIERRO, M. C.; STOCO, S. Demanda social, planejamento e direito à educação básica. In: Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 137, p.1089-1119, out.-dez., 2016. Disponível em https://doi.org/10.1590/es0101-73302016167297. Acesso em 03 mar. 2021.

DOMINGUES, I. O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014.

FERNANDES, M. J. S. O professor coordenador pedagógico e a fragilidade da carreira. In: Estudos em Avaliação Educacional, v. 20, n. 44, p. 411-424, set./dez. 2009. Disponível em https://doi.org/10.18222/eae204420092037 . Acesso em 03 mar. 2021.

FERNANDES, M. J. S. O professor coordenador pedagógico nas escolas estaduais paulistas: da articulação pedagógica ao gerenciamento das reformas educacionais. In: Educação e Pesquisa. V. 38, nº 04, p. 799-814, out./dez. 2012. Disponível em http://dx.doi.org/10.1590/S1517-97022012000400002. Acesso em 03 mar. 2021.

GIROTTO, E. A.; JACOMINI, M. A. Entre o discurso da excelência e a lógica do controle: os riscos do Programa Ensino Integral na rede estadual de São Paulo. In: Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XXI, nº 45, p. 87-113, jul./dez. 2019. Disponível em https://doi.org/10.19091/reced.vi0.822. Acesso em 08 mar. 2021.

HALL, D.; GUNTER, H. M. A nova gestão pública na Inglaterra: a permanente instabilidade da reforma neoliberal. In: Educ. Soc., Campinas, v. 36, nº. 132, p. 743-758, jul.-set., 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v36n132/1678-4626-es-36-132-00743.pdf. Acesso em 09 mar. 2021.

MIZIARA, L. A. S.; RIBEIRO, R.; BEZERRA, G. F. O que revelam as pesquisas sobre a atuação do coordenador pedagógico. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (online), Brasília, v. 95, n. 241, p. 609-635, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n241/09.pdf. Acesso em 09 mar. 2021.

PINTO, U. A. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011.

PLACCO, V. M. N. S.; ALMEIDA, L. R.; SOUZA, V. L. T. O coordenador pedagógico e a formação de professores: intenções, tensões e contradições. Estudos & Pesquisas Educacionais, São Paulo: Pesquisa desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas por encomenda da Fundação Victor Civita, 2011.

OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. W. B.; CLEMENTINO, A. M. A Nova Gestão Pública no contexto escolar e os dilemas dos(as) diretores(as). Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, p. 707-726, set./dez. 2017. Disponível em: https://doi.org/10.21573/vol33n32017.79303. Acesso em 09 mar. 2021.

RAMOS, G. P. Racionalidade e gerencialismo na política educacional paulista de 1995 a 2014: muito além das conjunturas. In: Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.24, n. 92, p. 546-578, jul./set. 2016.

RODRIGUES, J. D. Z. Gerencialismo e responsabilização: repercussões para o trabalho docente nas escolas estaduais de ensino médio de Campinas-SP. 416 f. Tese. (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2018.

SHIROMA, E. O.; CAMPOS, R. F.; GARCIA, R. M. C. Decifrar textos para compreender a política: subsídios teórico-metodológicos para análise de documentos. In: Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 02, p. 427-446, jul./dez. 2005. Disponível em https://doi.org/10.5007/%25x. Acesso em 03 mar. 2021.

SÃO PAULO (Estado). [Estatuto do Magistério (1986)]. Lei nº 444, de 27 de dezembro de 1986. Dispõe sobre o Estatuto do Magistério Paulista e dá providências correlatas. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, [1986].

SÃO PAULO (Estado). [Resolução (1996)]. Resolução SE nº 28 de 04 de abril de 1996. Dispõe sobre o processo de escolha para a designação de professor para exercer as funções de coordenação pedagógica nas escolas da rede pública estadual e dá providências correlatas. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1996.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 76/1997, de 07 de abril de 1997. Dispõe sobre a continuidade do processo de escolha para designação de professor para o exercício da função de Coordenação Pedagógica, nas escolas da rede estadual de ensino, e dá providências correlatas. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [1997].

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 35/2000, de 07 de abril de 2000. Dispõe sobre o processo de seleção, escolha e designação de docente para exercer as funções de Professor Coordenador, em escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2000].

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 66/2006, de 03 de outubro de 2006. Dispõe sobre o processo de credenciamento, seleção e indicação de docente para o posto de trabalho de Professor Coordenador, em escolas da rede estadual de ensino e dá providências correlatas. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2006].

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 88/2007, de 19 de dezembro de 2007. Dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2007].

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 90/2007, de 19 de dezembro de 2007. Dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador nas quatro séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, em escolas da rede estadual de ensino. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2007].

SÃO PAULO (Estado). Secretaria de Estado da Educação. Caderno do Gestor. SP, 2007b.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 53/2010, de 24 de junho de 2010. Altera dispositivos da Resolução SE 88, 19/12/2007, e da Resolução SE 21, de 17.2.2010, que dispõem sobre a função gratificada de Professor Coordenador. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2010].

.

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 75/2014, de 30 de dezembro de 2014. Dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2014].

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 03/2015, de 12 de janeiro de 2015. Altera dispositivos da Resolução SE 75, de 30/12/2014, que dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2015].

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 12/2016, de 29 de janeiro de 2016. Altera a Resolução SE 75, de 30/12/2014, que dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2016].

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 65/2016, de 19 de dezembro de 2016. Altera a Resolução SE 75, de 30/12/2014, que dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2016].

SÃO PAULO (Estado). Resolução SE nº 06/2017, de 20 de janeiro de 2017. Altera a Resolução SE 75, de 30/12/2014, que dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação [2017].

VENCO, S. Precariedades: desdobramentos da Nova Gestão pública no trabalho docente. In: Crítica e Sociedade, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 72-90, nov./2016. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/criticasociedade/article/view/36341/19166. Acesso em 09 mar. 2021.

VERGER, A.; NORMAND, R. Nueva Gestión Pública: elementos teóricos y conceptuales para el estudio de un modelo de reforma educativa global. In: Educação Soc., v. 36, n. 132, p. 599-622, set. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v36n132/1678-4626-es-36-132-00599.pdf . Acesso em 09 mar. 2021.

Publicado

2022-08-12

Cómo citar

Fernandes, M. J. da S. (2022). O Trabalho do Professor Coordenador na Rede Estadual Paulista: a ressignificação da função num cenário de reformas educacionais (1995-2018). Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.112026