GESTÃO DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS IMPOSTOS PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS

Autores

  • Ivy Daniela Monteiro Matos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária, cidade de Januária, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5402-6108
  • Maria João Carvalho Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.114483

Palavras-chave:

Gestão democrática da educação, Políticas de gestão educacional, Organismos Internacionais, Educação emancipatória

Resumo

Este artigo, de natureza reflexiva, tem como objetivo abordar a importância dos Organismos Internacionais na elaboração das políticas homogeneizadoras em países desenvolvidos e em desenvolvimento, promovendo a massificação. Para o efeito, apresentamos as concepções que estão nas bases dessas políticas, nomeadamente a concepção do eu e do outro e as bases ideológicas que a suportam. Foi possível concluir, no que à educação diz respeito, que essas políticas afetam as formas de gestão e resvalam no trabalho docente, bem como nos parâmetros da avaliação escola

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Biografia do Autor

Ivy Daniela Monteiro Matos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária, cidade de Januária, Minas Gerais, Brasil.

Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Portugal. Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Investigadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Docência e Diversidade (GEPEDD), cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Professora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Campus Januária. Endereço do lattes: http://lattes.cnpq.br/1519943823530098

E-mail: ivydanielamonteiro@gmail.com 

Maria João Carvalho, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real, Portugal.

Doutora em Educação: área de especialização em Organização e Administração Escolares pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Mestre em Filosofia em Portugal e Cultura Portuguesa pela Universidade do Minho (UM). Investigadora do CIEd da Universidade do Minho do GI- Políticas, Governação e Administração da Educação. Professora Auxiliar da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Matos, I. D. M., & Carvalho, M. J. (2023). GESTÃO DA EDUCAÇÃO E OS DESAFIOS IMPOSTOS PELOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.114483