AVALIAÇÃO DOS FATORES RELACIONADOS AO MODELO DESIGN UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122553

Palavras-chave:

Avaliação. Design Universal de Aprendizagem. Ensino Superior.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi verificar as evidências de aplicabilidade do modelo design universal de aprendizagem (UDL) no ensino superior. Foi utilizada a Escala Likert de avaliação de nove itens objetivos presentes no questionário semiestruturado para a pesquisa. Participaram deste estudo 110 estudantes de ensino superior de ambos os sexos, com idades entre 18 e 45 anos do curso de graduação em Pedagogia, modalidade semipresencial de uma Instituição Pública, localizada no estado do Ceará. A fim de verificar a consistência interna do instrumento foi utilizada a Análise Fatorial Exploratória. A confiabilidade foi verificada por meio do alfa de Cronbach (α = 0,826).  Constatou-se que as metodologias baseadas nos princípios da UDL trazem contribuições para a avaliação e para a aprendizagem na educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Departamento de Fundamentos da Educação (DFE)

Programa de Pós-graduação em Educaçao

Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria (FEAAC/UFC)

Maria Lucijane Gomes de Oliveira, Universidade Federal do Ceará (UFC) Faculdade de Educação (FACED)

Programa de Pós-graduação em Educaçao - Faculdade de Educação (FACED/UFC)

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior. Notas Estatísticas. 2019.

BRASIL. Universidade Federal do Ceará. Universidade Aberta do Brasil. Faculdade de Educação. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia EAD. Fortaleza, Ceará. 2017.

CAST. Center for Applied Special Technology. Design Universal para Aprendizagem. Wakefield: Author, 2012.

CAST. Center for Applied Special Technology. Universal design for learning guidelines version 2.0. Wakefield: Author, 2011.

CAST. Center for Applied Special Technology. UDL and learning brain. Wakefield, MA: Author, 2018.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. São Paulo: Cortez: 2010.

FERNANDES, Stefan von Der Heyde et al. Fatores de influência na criatividade em equipes de projeto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 11, 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: Blucher, 2014. p. 3746-3758.

FIELD, Andy. Descobrindo a estatística usando o SPSS. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HAIR JUNIOR, Joseph et al. Análise multivariada de dados. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HUTCHESON, Graeme; SOFRONIOU, Nick. The multivariate social scientist: introductory statistics using generalized linear models. Thousand Oaks: Sage, 1999.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para pesquisa & desenvolvimento: aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel, 2004.

KOHL, Marta. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. Rio de Janeiro: Ática, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LEFRANÇOIS, Guy. Teorias da aprendizagem. 5. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.

MACHADO, Carlos José Saldanha. O modelo explicativo de Herbert Alexander Simon sobre a descoberta científica. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 1-8, 2010.

NUNES, Clarisse; MADUREIRA, Isabel. Desenho universal para a aprendizagem: construindo práticas pedagógicas inclusivas. Da Investigação às Práticas, Lisboa, v. 5, n. 2 p. 126-143, 2015.

PIAGET, Jean. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979.

ROSE, David; GRAVEL, Jenna. Design universal para aprendizagem. In: PETERSON, Penelope; BAKER, Eva; MCGRAW, Barry (Ed.). Enciclopédia internacional da educação. Oxford: Elsevier, 2010. p. 119-124.

SIMON, Herbert Alexander. The sciences of the artificial. Massachusetts: MIT, 1996.

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação para a cidadania global: preparando alunos para os desafios do século XXI. Brasília, DF: Unesco, 2015.

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

Lima, M. A. M., & Oliveira, M. L. G. de. (2023). AVALIAÇÃO DOS FATORES RELACIONADOS AO MODELO DESIGN UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122553