Diálogos com gestores escolares: Desafios e oportunidades no contexto pandêmico
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol38n002022.119509Palavras-chave:
Diretores escolares, Rede Municipal, Roda de Conversa.Resumo
Explorar elementos desvelados por diretores escolares em rodas de conversa sobre os desafios e as oportunidades vivenciadas no contexto pandêmico em uma rede municipal de ensino é o objetivo deste artigo. Utilizou-se a metodologia da roda de conversa que propicia espaços dialógicos que ressignificam sentidos e saberes dos sujeitos envolvidos. Apreendeu-se, dentre outros elementos, que diretores municipais expressaram desafios enfrentados para implementar o ensino remoto, assim como oportunidades construídas de forma singular, considerando a ausência de diretrizes claras em âmbito federal e estadual, que poderiam mitigar a descoordenação das redes de ensino durante a pandemia.
Downloads
Referências
ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede - Revista De Educação a Distância, 7(1), 257-275, 2020.
BRASIL. Medida provisória n° 934 de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública. Diário Oficial da União: seção 1: extra, Brasília, DF, edição 63-A, p. 1, 1 abr. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer nº 05, de 28 de abril de 2020. Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID- 19. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 83, p. 63, 04 mai. 2020a.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, 2021. https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/indicadores/ Acesso em 19/08/2021.
DA ROSA, S. S.; MARTINS, A. M. Ensino remoto em sistemas municipais de educação no Brasil: percepções dos gestores escolares. Revista Ibero-americana de Educação, 86(2), 77-93, 2021.
DUBAR, Claude. A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional. Cadernos de Pesquisa. São Paulo , v. 42, n. 146, p. 351-367, Agosto 2012.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação escolar em tempos de pandemia na visão de professoras/es da Educação Básica. [Informe n.1] São Paulo: FCC. https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1. Acesso em 12/12/2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25º edição. SP: Paz e terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 17ª edição, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GODOI, Christiane, Kleinübing. Grupo de discussão como prática de pesquisa em estudos organizacionais. RAE | São Paulo | v. 55 | n. 6 | nov-dez 2015 | 632-644
LALLEMENT, M. História das ideias sociológicas – de Parsons aos contemporâneos. Petropólis: Vozes, 2004.
LAPASSADE, G., LOURAU, R. Chaves da Sociologia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.
LEWIN, K. Problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix, 1978.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & Ensaios. Rio de Janeiro, n. 32, dez. 2016. p. 122-151
MONTEIRO WILL, D. E.; ZEN CERNY, R. .; BAZZO DE ESPÍNDOLA, M.; LOTTERMANN, J. Profusão terminológica na denominação das práticas pedagógicas da educação básica durante a pandemia de COVID-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 8, n. 1, 16 jul. 2021.
NYC Department of Education, 2020. Coronavirus Update. Disponível em:
https://www.schools.nyc.gov/school-life/health-and-wellness/coronavirus-update.
Acesso em: 20 julho 2021.
OLIVEIRA, Edna Castro de; REZENDE, Aldo; FERREIRA, Maria José de Resende Ferreira; FALCÃO, Patrícia Helmer. Desafios da práxis freiriana em tempos de pandemia: ensino remoto e a gestão educacional no PROEJA. Rev. Bras. Polít. Adm. Educ. - v. 37, n. 2, p. 787 - 809, mai./ago. 2021.
PIMENTA, Cláudia Oliveira; SOUSA, Sandra Zákia. Avaliação em tempos de pandemia: oportunidade de recriar a escola. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, e08274, 2021. DOI: https://doi.org/10.1822/eae.v32.8274
REIMERS F. M.; SCHLEICHER, A. Um roteiro para guiar a resposta educacional à Pandemia da COVID-19 de 2020. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. (OCDE), 2020.
SANTOS, Boaventura Sousa. A trágica transparência do vírus https://sul21.com.br/opiniao/2020/04/a-tragica-transparencia-do-virus-por-boaventura-de-sousa-santos/ Acesso em 04/06.2021.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 17. ed. revista. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2007.
SILVA, Eliane Alves; SILVA, Marcelo Martins. O Brasil frente à pandemia de Covid-
: da bio à necropolítica. Confluências, v. 22 n. 2, p. 362-383, 2020
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - PPGEd-So - Programa de Pós-Graduação em Educação/UFSCar/Campus Sorocaba. Relatório de pesquisa: Condições e dinâmica cotidiana e educativa na RMS (Região Metropolitana de Sorocaba/SP) durante o afastamento social provocado pelo coronavírus. Sorocaba, maio de 2020. Disponível em: https://www.ppged.ufscar.br/pt-br/arquivos-1/relatorio-de-pesquisa-educacao-e-coronavirus-na-reg-de-sorocaba-ufscar-26-05-2020pdf.pdf. Acesso em 30 nov. 2020.
UNIÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO (UNDIME). Pesquisa revela que 96% das redes municipais de educação estão realizando atividades não presenciais com os alunos durante a pandemia. 2020. Disponível em: https://undime.org.br/noticia/10-09-2020-09-48-pesquisa-revela-que-96-das-redes-municipais-de-educacao-estao-realizando-atividades-nao-presenciais-com-os-alunos-durantea-pandemia Acesso em: 26 dez. 2021.
UNESCO. COVID-19: impact on Education. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse Acesso em: 20 jul. 2021.
UNICEF. Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-daescola-na-america-latina-e-caribe. Acesso em 21 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.