O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ETEJLN – FAETEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128248

Palavras-chave:

Vida Profissional dos Professores, ETEJLN, Formação de professores

Resumo

Esta pesquisa se propôs a abordar o ciclo de vida profissional dos professores, em especial, os professores de uma escola técnica, pertencente a uma rede, no caso a FAETEC, nos levando a refletir sobre a formação e o trabalho docente. A formação inicial e continuada, o tempo de atuação, a formação específica e suas relações com a escola e a tarefa docente, tão específica de um curso que forma profissionais para o mercado de trabalho. Em que fases da carreira docente se encontram os professores da Escola Técnica Estadual João Luiz do Nascimento – ETEJLN – da rede Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC? Os resultados demonstraram em que fase esses professores se encontram na carreira docente, sob a análise dos parâmetros de Huberman (2007). As fases estudadas são: entrada, fase da estabilização, fase da diversificação e continuidade na carreira, serenidade, distanciamento afetivo e conservadorismo e o desinvestimento. A metodologia aplicada foi estudo de caso, com aplicação de entrevista estruturada contendo questões objetivas e discursivas, realizada pelo Google Formulário, aos docentes do Ensino Técnico e Médio. Os resultados, após análise, revelaram que a maioria dos professores se encontra na fase da Diversificação, bem como da Serenidade e Distanciamento, pelas características levantadas. O estudo verificou o modo como ocorre a formação e o trabalho dos professores, por meio da formação inicial e continuada, e possibilitou categorizar, por suas falas, os momentos em que se encontram em suas carreiras profissionais, em tempos de grandes desafios docentes. Destacou-se a importância da análise da trajetória profissional dos professores da ETEJLN, as formas como cada professor se percebe nesse processo de autorreflexão. Diante do exposto, o estudo do ciclo da vida profissional dos professores, com seus perfis — tipo, sequências e fases — levantou traços comuns nas trajetórias diversas que têm em comum a escola onde atuam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Coutinho, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ, Brasil

Doutoranda em Educação pela UCP - Universidade Católica de Petrópolis. Graduada em Pedagogia (UERJ/FEBEF), Gestão de Recursos Humanos (UNESA), Letras (UNESA), Administração (UNESA) e Mestre em Educação -  TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação (UNESA). Pós-graduada em: Psicopedagogia, Psicomotricidade, Educação Infantil, Educação Especial/ Inclusiva com ênfase em TGD, Neuropsicopedagogia, Neurociência Aplicada a Aprendizagem (IPUB/UFRJ) e Arteterapia. Graduanda em Ciências Biológicas (UFRJ/Cederj) e Ciências da Natureza (UNESA). Atualmente é Orientadora Educacional da FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro. 

 

Antonio Flavio Barbosa Moreira , Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis, RJ, Brasil

Doutor em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Londres (UCL). Realizou estágio Sênior Pós-Doutoral (UCL). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ). Graduado em Pedagogia pela Sociedade Universitária Augusto Motta. Graduado em Química Industrial pela Universidade do Brasil. Professor Titular Emérito da UFRJ e professor do Programa de Pós-graduação em Educação da UCP. Pesquisador Pq-Sr do CNPq. 

Referências

BRASIL. Ministério de Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1996. Disponível em: lei 9394.pdf (mec.gov.br). Acesso em: 20 jun. 2022.

FONTANINI, C. A. C.; FILIPAK, S. T.; KRAST, J.. As fases na vida dos professores: Um estudo com professores do curso de administração em uma instituição de educação superior privada no Brasil. Revista ESPACIOS, v. 38, n. 35, 2017. Disponível em: a17v38n35p15.pdf (revistaespacios.com). Acesso em: 16 jun. 2022.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61. Disponível em: (PDF) Huberman-m-o-ciclo-de-vida-profissional-dos-professores | Douglas Weiss - Academia.edu. Acesso em: 14 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-28

Como Citar

Coutinho, A. P., & Barbosa Moreira , A. F. (2023). O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA ETEJLN – FAETEC. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128248