EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PELAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.113925

Palavras-chave:

Assistência estudantil, universidades federais, pandemia, Covid-19

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar como as universidades federais do Nordeste estão executando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no contexto da pandemia do Covid-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos sites das 18 universidades federais dessa Região, obtendo-se 429 registros, que passaram por análise qualitativa de conteúdo. Os resultados revelam que as universidades têm executado ações nos 10 eixos do PNAES durante a pandemia, especialmente nos eixos atenção à saúde e inclusão digital. O artigo reforça a importância do PNAES no enfrentamento à pandemia.

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Biografia do Autor

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul, SP, Brasil; Universidade Federal de Campina Grande, Sousa, PB, Brasil

Doutor em Administração pela USCS. Mestre em Administração Pública pela UFCG. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFRN. Bacharel em Psicologia pela Universidade Potiguar. Psicólogo do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da UFCG.E-mail: thalespsic@gmail.com

Ana Carolina da Costa Araujo, Universidade Federal do Ceará - UFC, Fortaleza, CE, Brasil

Mestra em Administração Pública pela UFCG. Especialista em Gestão em Saúde pela UECE. Especialista em Saúde Mental Coletiva (modalidade residência multiprofissional) pela Escola de Saúde Pública do Ceará. Bacharel em Psicologia pela UFC. Psicóloga da UFC, no campus Fortaleza.E-mail: cbjr.carol24@gmail.com

Luis Paulo Bresciani, Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) , São Paulo, SP, Brasil

Doutor em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (2001), professor dos Programas de Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas (MPGPP) e de Graduação em Administração Pública (CGAP) da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV). E-mail: luis.bresciani@fgv.br

Débora Bruna Alves Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Jaguaribe, CE, Brasil

Doutora em Administração pela USCS. Mestra em Administração Pública pela UFCG. Especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes. Bacharela em Administração Pública pela UFC. Bacharela em Agronomia pelo IFCE. Administradora do IFCE, no campus Jaguaribe.E-mail: deborabruna20@yahoo.com.br 

Kevin Ferreira Corcino, Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife, PE, Brasil

Doutor em Administração pela USCS. Mestre em Administração pela UFCG. Possui MBA em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes - RJ. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Boa Viagem - PE e Turismo pela Estácio - PE. Professor do Centro Universitário Uninassau.E-mail: kevinfc@hotmail.com 

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Silva, T. F. da C. e, Araujo, A. C. da C., Bresciani, L. P., Almeida, D. B. A., & Corcino, K. F. (2023). EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PELAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.113925