EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PELAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.113925

Palavras-chave:

Assistência estudantil, universidades federais, pandemia, Covid-19

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar como as universidades federais do Nordeste estão executando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no contexto da pandemia do Covid-19. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental nos sites das 18 universidades federais dessa Região, obtendo-se 429 registros, que passaram por análise qualitativa de conteúdo. Os resultados revelam que as universidades têm executado ações nos 10 eixos do PNAES durante a pandemia, especialmente nos eixos atenção à saúde e inclusão digital. O artigo reforça a importância do PNAES no enfrentamento à pandemia.

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Biografia do Autor

Thales Fabricio da Costa e Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Universidade Federal de Campina Grande

Doutorando em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul; Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande; especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; bacharel em Psicologia pela Universidade Potiguar.

Ana Carolina da Costa Araujo, Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em Administração Pública - UFCG; especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará e especialista em Saúde Mental Coletiva (modalidade residência multiprofissional) pela Escola de Saúde Pública do Ceará; bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Luis Paulo Bresciani, Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP)

Engenheiro de Produção (graduado e mestre) pela Escola Politécnica da USP; doutor em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP; professor da EAESP/FGV nos cursos de graduação em Administração Pública e no Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas.

Débora Bruna Alves Almeida, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutoranda em Administração - USCS (2019-2022); mestra em Administração Pública pela Universidade Federal de Campina Grande; especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes; bacharela em Administração Pública pela Universidade Federal do Ceará; bacharela em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

Kevin Ferreira Corcino, Centro Universitário Maurício de Nassau - Recife

Doutorando em Administração pela Universidade de São Caetano do Sul - SP. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande. Especialista em Gestão de Pessoas pelo Grupo DEVRY - UNIFBV - PE. Possui ainda MBA em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes - RJ. Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Boa Viagem - PE e Turismo pela Estácio - PE.

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Publicado

2023-03-16

Como Citar

Silva, T. F. da C. e, Araujo, A. C. da C., Bresciani, L. P., Almeida, D. B. A., & Corcino, K. F. (2023). EXECUÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PELAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORDESTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.113925