AS OITO COMPETÊNCIAS DO DOCENTE: UMA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DA GERAÇÃO DOS MILLENNIALS E GERAÇÃO Z EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES) NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126877Palavras-chave:
Competências do professor, Ensino superior, Avaliação dos estudantes, Millennials, Geração ZResumo
O objetivo do estudo consiste em identificar as principais competências do docente no ensino superior. Com foco na geração dos Millenials, realizou-se uma pesquisa exploratória através do método survey com estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Federal no Brasil. Em ordem de importância, nos resultados, os estudantes apontaram o professor facilitar o processo educativo, estimular o pensamento crítico dos estudantes e a promoção de um ambiente dinâmico para o ensino-aprendizagem como competências primordiais.
Downloads
Referências
ALMERICH, G.; ORELLANA, N.; RODRIGUEZ J. S.; GARCIA, I. D. Teachers’ information and communication technology competences: A structural approach. Computers & Education.Volume 100, September 2016, Pages 110-125. http://dx.doi.org/10.1016/j.compedu.2016.05.002
ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? 2a. edição ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
AU-YONG-OLIVEIRA, M.; GONÇALVES, R.; MARTINS, J.; BRANCO, F. The social impact of technology on millennials and consequences for higher education and leadership. Telematics and Informatics, v. 35, p. 954–963, 2018. https://doi.org/10.1016/j.tele.2017.10.007
BARRON, I.; NOVAK, D. I-Leadership: Leadership Learning in the Millennial Generation. Handbook of Research on Human Resources Strategies for the New Millennial Workforce, IGI Global, p. 231–25, 2017. Disponível em: https://www.drdanielnovak.com/uploads/4/9/0/0/4900150/i-leadership--leadership-learning-in-the-millennial-generation.pdf
BAUMAN, Z. 44 cartas do mundo líquido moderno. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BERNARDI, M. Millennials, sharing economy and tourism: the case of Seoul, Journal of Tourism Futures, v. 4, n. 1, p. 43-56, 2018. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JTF-12-2017-0055/full/html
BEHAR, P.A. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
CAVIGLIA, F.; DALSGAARD, C.; DAVIDSEN, J.; RYBERG, T. Students digital learning environments, Networked Learning Conference NL2018, p. 165-172, 2018. Disponível em: https://www.networkedlearningconference.org.uk/abstracts/papers/dalsgaard_15.pdf
CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. Campinas (SP): Papirus, 1989.
DESMURGET, M. La fábrica de cretinos digitales. Los peligros de las pantallas para nuestro hijos. Ed. Ariel, Santiago, Chile, 2020.
FONSECA, D.; MARTÍ, A.; REDONDO, E.; NAVARRO, I.; SÁNCHEZ, A. Relationship between student profile, tool use, participation, and academic performance with the use of augmented reality technology for visualized architecture models. Computers in Human Behavior, v. 31, p. 434-445, 2014. https://doi.org/10.1016/j.chb.2013.03.006
FREITAS, R.; GUIMARÃES, A.; MENEZES, G. G. As competências do professor na educação superior para a aprendizagem dos Millennials e seus sucessores. Revista Lusófona de Educação, v. 45, p. 239-256, 2019. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle45.16
GALLARDO-ECHENIQUE, E. E.; MARQUÉS-MOLÍAS, L.; BULLEN, M.; STRIBJOS, J-W. Let’s Talk about Digital Learners in the Digital Era. International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 16, n. 3, 2015. https://doi.org/10.19173/irrodl.v16i3.2196
HAIR, J. F.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L.; BLACK, W. C. Análise multivariada de dados. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HENZ, F.; MARTINS, S. N.; SINDELAR, F. C. W. Metodologias ativas de ensino na universidade: uma experiência na disciplina de economia brasileira. Imagens da educação, v. 9, n. 3. 2019. https://doi.org/10.4025/imagenseduc.v9i3.33949
HOWE, N.; STRAUSS, W. Millennials rising: The next great generation. New York: Vintage Original, 2000.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopse Estatística da Educação Superior 2019. [online]. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 10 fev. 2022.
LANDIS, R.; KOCH, G. G. The The Measurement of Observer Agreement for Categorical Data. Biometrics, 33 (1), p. 159-174, march, 1977. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/843571/
LOURENCO, A. P.; CRONAN, J. J. Teaching and working with millennial trainee: impact on radiological education and work performance. J. Am. Coll. Radiol. v. 14, p. 92-95, 2017. https://doi.org/10.1016/j.jacr.2016.06.029
MASSETO, M. T. (2012). Competência pedagógica do professor universitário. 2 ed. São Paulo: Summus, 2012.
MCGLYNN, A. P. Teaching millennials, our newest cultural cohort, Education Digest: Essential Readings Condensed for Quick Review, v. 71, n. 4, p. 12-16, Dec 2005. https://eric.ed.gov/?id=EJ741200
MALHOTRA, N. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MCMAHON, M.; POSPISIL, R. Laptops for a digital lifestyle: Millennial students and wireless mobile Technologies. The Australasian Society for Computers, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/49280225_Laptops_for_a_Digital_Lifestyle_Millennial_Students_and_Wireless_Mobile_Technologies
OLSON, M. E. The “Millennials”: First year in practice. Nursing outlook, v. 57, n. 1, 2009. http://dx.doi.org/10.1016/j.outlook.2008.06.001
PERRENOUD, P. 10 competências para ensinar: um convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2014.
PERRENOUD, P. Desenvolver Competências ou Ensinar Saberes? Editora Porto Alegre: Penso, 2013.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, Bradford, v. 9, n. 5, p. 2-6, 2001. Disponível em: https://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf
ROBB, M. Effective Classroom Teaching Methods: A Critical Incident Technique from Millennial Nursing Students’Perspective, Journal of Nursing Education Scholarship, 11 (10), 2014. https://doi.org/10.1515/ijnes-2013-0024
SORENSEN, M. T. The students choice of technology a pragmatic and outcome-focused approach, The Digital Turn in Higher Education, Springer, p. 161-174, 2018. Disponível em: https://link.springer.com/chapter/10.1007/978-3-658-19925-8_12
TAPSCOTT, D. Grown Up Digital How the Net Generation Is Changing Your World. New York: McGraw-Hill, 2009.
VEIGA, I. P. A. O seminário como técnica de ensino socializado. In.Veiga, I. P. A. (Org). Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991, p. 103-113.
VILLARROEL, V. A.; BRUNA, D.V. Competencias Pedagógicas que Caracterizan a un Docente Universitario de Excelencia: Un Estudio de Caso que Incorpora la Perspectiva de Docentes y Estudiantes. Formación Universitaria. Vol. 10(4), 75-96 (2017). doi: 10.4067/S0718-50062017000400008
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Revista Brasileira de Política e Administração da Educação de Associação Brasileira de Política e Administração da Educação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.