AS OITO COMPETÊNCIAS DO DOCENTE: UMA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DA GERAÇÃO DOS MILLENNIALS E GERAÇÃO Z EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES) NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126877

Palavras-chave:

Competências do professor, Ensino superior, Avaliação dos estudantes, Millennials, Geração Z

Resumo

O objetivo do estudo consiste em identificar as principais competências do docente no ensino superior. Com foco na geração dos Millenials, realizou-se uma pesquisa exploratória através do método survey com estudantes de graduação de uma Instituição de Ensino Superior Federal no Brasil. Em ordem de importância, nos resultados, os estudantes apontaram o professor facilitar o processo educativo, estimular o pensamento crítico dos estudantes e a promoção de um ambiente dinâmico para o ensino-aprendizagem como competências primordiais.

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Biografia do Autor

Péricles Pires, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Mestre em Administração e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação na UFPR. Professor do curso de Administração da UFPR, Curitiba, PR.

Carmem Kistemacher Barche , UFPR

Mestra em Administração e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atua como docente universitária na Pontifícia Universidade Católica do Paraná na Escola de Negócios

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, UFPR

Mestra e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC e Pós-doutora em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná e docente no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ricardo Mendes Junior, UFPR

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC, 1999), Pós-doutorado em TIC aplicada à Construção Civil (2014). Professor Titular aposentado da UFPR. Professor colaborador na Pós-graduação em Gestão da Informação da UFPR.

Glauco Gomes de Menezes , UFPR

Pós-doutor pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.. Professor do curso de Administração da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2023-10-01

Como Citar

Pires, P., Kistemacher Barche , C., Cristina Barbosa Pereira Queiroz, F., Mendes Junior, R., & Gomes de Menezes , G. (2023). AS OITO COMPETÊNCIAS DO DOCENTE: UMA AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES DA GERAÇÃO DOS MILLENNIALS E GERAÇÃO Z EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (IFES) NO BRASIL. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126877