LAS OCHO COMPETENCIAS DEL PROFESOR: UNA EVALUACIÓN DE LOS ESTUDIANTES DE LA GENERACIÓN MILLENNIALS Y DE LA GENERACIÓN Z EN UNA INSTITUCIÓN FEDERAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR (IFES) EN BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126877

Palabras clave:

Competencias de los profesores, Evaluación del estudiante, Millennials, Generación Y, Generación Z

Resumen

El objetivo del estudio es identificar las principales competencias del profesor en la enseñanza superior. Centrándose en la generación Millenials, se realizó una investigación exploratoria a través del método de la encuesta con estudiantes de pregrado de una Institución Federal de Educación Superior en Brasil. Por orden de importancia, en los resultados, los alumnos señalaron como competencias principales el hecho de que el profesor facilite el proceso educativo, estimule el pensamiento crítico de los alumnos y la promoción de un entorno dinámico para la enseñanza-aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Péricles Pires, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Mestre em Administração e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação na UFPR. Professor do curso de Administração da UFPR, Curitiba, PR.

Carmem Kistemacher Barche , UFPR

Mestra em Administração e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná. Atua como docente universitária na Pontifícia Universidade Católica do Paraná na Escola de Negócios

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz, UFPR

Mestra e Doutora em Engenharia de Produção pela UFSC e Pós-doutora em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação pela UFPR. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná e docente no Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ricardo Mendes Junior, UFPR

Doutor em Engenharia de Produção e Sistemas (UFSC, 1999), Pós-doutorado em TIC aplicada à Construção Civil (2014). Professor Titular aposentado da UFPR. Professor colaborador na Pós-graduação em Gestão da Informação da UFPR.

Glauco Gomes de Menezes , UFPR

Pós-doutor pela Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná.. Professor do curso de Administração da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2023-10-01

Cómo citar

Pires, P., Kistemacher Barche , C., Cristina Barbosa Pereira Queiroz, F., Mendes Junior, R., & Gomes de Menezes , G. (2023). LAS OCHO COMPETENCIAS DEL PROFESOR: UNA EVALUACIÓN DE LOS ESTUDIANTES DE LA GENERACIÓN MILLENNIALS Y DE LA GENERACIÓN Z EN UNA INSTITUCIÓN FEDERAL DE EDUCACIÓN SUPERIOR (IFES) EN BRASIL. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.126877