Problemas na prestação de contas do PDDE Básico: limites e possibilidades do monitoramento amostral

Autores

  • Maria Luiza Rodrigues Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, malurflores@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6577-681X
  • Regina Maria Duarte Scherer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, reginascherer@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0003-1220-0811
  • Rita de Cássia Soares de Souza Bueno Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, rita.bueno@ufrgs.br https://orcid.org/0000-0002-4254-5514
  • Lucia Medeiros de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, luppgedu@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8677-9486

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.134919

Palavras-chave:

Política Pública, Monitoramento, PDDE Básico, Prestação de Contas, Controle Social

Resumo

O artigo objetiva evidenciar alguns limites e possibilidades do monitoramento amostral de problemas na Prestação de Contas do PDDE Básico, a partir de dados dos sistemas de consulta pública do FNDE. A metodologia caracterizou-se por uma abordagem quanti-qualitativa e os referenciais de apoio consideram a pertinência do monitoramento das políticas públicas. Os achados apontam para a necessidade de melhoria dos fluxos e sistemas visando à efetividade do monitoramento das prestações de contas online do FNDE, de maneira a contribuir para o aperfeiçoamento da implementação da política pública.

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Biografia do Autor

Maria Luiza Rodrigues Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, malurflores@gmail.com

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Faculdade de Educação, no Curso de Pedagogia, em outras licenciaturas e na pós-graduação. Mestre e Doutora em Educação (UFRGS), com estudos e pesquisa no campo da política e gestão da educação infantil, com foco em acesso, equidade e qualidade. Estudos de pós-doutoramento na PUC/SP (2015), na USP e na UNIMORE (IT), entre 2017 e 2018. Integrante da Coordenação Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (MIEIB) e do Comitê da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no RS. 

Regina Maria Duarte Scherer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, reginascherer@yahoo.com.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora em estágio pós-doutoral junto à Faculdade de Educação da UFRGS. Integra o grupo de pesquisa interinstitucional UNEAL/UFRGS no Projeto "Políticas de alocação de recursos públicos por resultados educacionais".

Rita de Cássia Soares de Souza Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, rita.bueno@ufrgs.br

Doutora em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica em Assuntos Educacionais (UFRGS). Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação (NEPGE) da Faculdade de Educação da UFRGS; e junto ao grupo de estudos do Programa de Políticas Educativas do 'Núcleo de Educación para la Integración' (NEPI) da 'Asociación de Universidades Grupo Montevideo' (AUGM).

Lucia Medeiros de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, luppgedu@gmail.com

Mestra e Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa interinstitucional UNEAL/UFRGS no projeto "Políticas de alocação de recursos públicos por resultados educacionais". Servidora técnico-administrativa em Educação na UFRGS, em atuação na Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS).

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

Flores, M. L. R., Scherer, R. M. D., Bueno, R. de C. S. de S., & Andrade, L. M. de. (2024). Problemas na prestação de contas do PDDE Básico: limites e possibilidades do monitoramento amostral. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.134919