Problemas en la rendición de cuentas del PDDE Base: límites y posibilidades del monitoreo de muestra

Autores/as

  • Maria Luiza Rodrigues Flores Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, malurflores@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6577-681X
  • Regina Maria Duarte Scherer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, reginascherer@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0003-1220-0811
  • Rita de Cássia Soares de Souza Bueno Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, rita.bueno@ufrgs.br https://orcid.org/0000-0002-4254-5514
  • Lucia Medeiros de Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, luppgedu@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8677-9486

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.134919

Palabras clave:

Política Pública, Monitoreo, PDDE Básico, Rendición de Cuentas, Control Social

Resumen

El artículo pretende demostrar algunos límites y posibilidades del monitoreo de muestra de problemas en la Rendición de Cuentas del PDDE Básico, a partir de datos de los sistemas de consulta pública del FNDE. La metodología se caracterizó por un enfoque cuantitativo y cualitativo y los referentes de apoyo consideran la relevancia del monitoreo de las políticas públicas. Los hallazgos apuntan a la necesidad de mejorar los flujos y sistemas destinados al seguimiento de la efectividad de la rendición de cuentas en línea por parte del FNDE, a fin de contribuir a la mejora de la implementación de la política pública.

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Biografía del autor/a

Maria Luiza Rodrigues Flores, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, malurflores@gmail.com

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Faculdade de Educação, no Curso de Pedagogia, em outras licenciaturas e na pós-graduação. Mestre e Doutora em Educação (UFRGS), com estudos e pesquisa no campo da política e gestão da educação infantil, com foco em acesso, equidade e qualidade. Estudos de pós-doutoramento na PUC/SP (2015), na USP e na UNIMORE (IT), entre 2017 e 2018. Integrante da Coordenação Colegiada do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (MIEIB) e do Comitê da Campanha Nacional pelo Direito à Educação no RS. 

Regina Maria Duarte Scherer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, reginascherer@yahoo.com.br

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora em estágio pós-doutoral junto à Faculdade de Educação da UFRGS. Integra o grupo de pesquisa interinstitucional UNEAL/UFRGS no Projeto "Políticas de alocação de recursos públicos por resultados educacionais".

Rita de Cássia Soares de Souza Bueno, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, rita.bueno@ufrgs.br

Doutora em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Técnica em Assuntos Educacionais (UFRGS). Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS). Pesquisadora junto ao Núcleo de Estudos de Políticas e Gestão da Educação (NEPGE) da Faculdade de Educação da UFRGS; e junto ao grupo de estudos do Programa de Políticas Educativas do 'Núcleo de Educación para la Integración' (NEPI) da 'Asociación de Universidades Grupo Montevideo' (AUGM).

Lucia Medeiros de Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil, luppgedu@gmail.com

Mestra e Doutoranda em Educação na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão de Processos Educacionais da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora integrante do grupo de pesquisa interinstitucional UNEAL/UFRGS no projeto "Políticas de alocação de recursos públicos por resultados educacionais". Servidora técnico-administrativa em Educação na UFRGS, em atuação na Escola de Desenvolvimento de Servidores (EDUFRGS).

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Publicado

2024-03-15

Cómo citar

Flores, M. L. R., Scherer, R. M. D., Bueno, R. de C. S. de S., & Andrade, L. M. de. (2024). Problemas en la rendición de cuentas del PDDE Base: límites y posibilidades del monitoreo de muestra. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.134919