(INDI)GESTÃO DEMOCRÁTICA E (DE)FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES POR AGENTES PRIVADOS

Autores

  • Simone de Fátima Flach Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil
  • Michelle Fernandes Lima Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0896-4747

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124331

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre o princípio da gestão democrática e a formação de gestores escolares em municípios paranaenses que têm se curvado às propostas formativas de agentes privados. Para tanto, discute-se como o entendimento acerca da gestão, da gestão escolar e da gestão democrática pode interferir na qualidade da educação e como os agentes privados se apresentam ao poder público, assumem a formação dos profissionais da educação e se fortalecem. As análises, pautadas no materialismo histórico e dialético, demonstram que a intervenção privada na educação pública não ocorre sem intenções explícitas de reprodução ampliada do capital, sob a lógica de exploração da classe trabalhadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). E-mail: sfflach@uepg.br

Michelle Fernandes Lima, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, PR, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.E-mail: mflima@unicentro.br

Downloads

Publicado

2023-06-19

Como Citar

Flach, S. de F., & Lima, M. F. (2023). (INDI)GESTÃO DEMOCRÁTICA E (DE)FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES POR AGENTES PRIVADOS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124331