(INDI)GESTÃO DEMOCRÁTICA E (DE)FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES POR AGENTES PRIVADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124331

Resumo

Este texto tem por objetivo apresentar reflexões sobre a relação entre o princípio da gestão democrática e a formação de gestores escolares em municípios paranaenses que têm se curvado às propostas formativas de agentes privados. Para tanto, discute-se como o entendimento acerca da gestão, da gestão escolar e da gestão democrática pode interferir na qualidade da educação e como os agentes privados se apresentam ao poder público, assumem a formação dos profissionais da educação e se fortalecem. As análises, pautadas no materialismo histórico e dialético, demonstram que a intervenção privada na educação pública não ocorre sem intenções explícitas de reprodução ampliada do capital, sob a lógica de exploração da classe trabalhadora.

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Biografia do Autor

Simone de Fátima Flach, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Michelle Fernandes Lima

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Docente da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

Flach, S. de F., & Lima, M. F. (2023). (INDI)GESTÃO DEMOCRÁTICA E (DE)FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES POR AGENTES PRIVADOS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.124331