Atores privados, “soluções” do mercado e a privatização da educação: o caso das escolas cidadãs integrais no estado da Paraíba

Autores

  • Sergio Andrade de Moura Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil, prof.sergiomoura@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2665-5040
  • Dalila Andrade Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil, dalilaufmg@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0003-4516-6883

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.136369

Palavras-chave:

Educação Básica, Política Educacional da Paraíba, Privatização da Educação, Parceria Público-Privada

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar a parceria público-privada celebrada pelo estado da Paraíba com o ICE e o Instituto Sonho Grande para a implantação do Modelo de Escola da Escolha como padrão educacional e de gestão das Escolas Cidadãs Integrais. Trata-se de um estudo qualitativo e embasado na revisão da literatura e análise documental. Constatou-se que ocorreu a abertura para a atuação de atores privados nas políticas educacionais e na gestão da educação, assim como que foi adotado um modelo pedagógico e de gestão concebido por um ator privado e fundamentado em tecnologias do mercado.

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Biografia do Autor

Sergio Andrade de Moura, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil, prof.sergiomoura@gmail.com

Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2022), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2017), ambos na área de concentração em Políticas Educacionais; Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade de Pernambuco (UPE) (2014), Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (2013) e Especialização em História das Américas pela FFPG (2000); Graduado em História pela FFPG (1999). Possui experiência na área de Educação Pública como Professor e Coordenador Educacional na Educação Básica. Possui interesse e desenvolve estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais, especialmente, na área das políticas de avaliação de desempenho educacional e processos de privatização da educação pública. Possui experiência em pesquisa adquirida por meio da atuação em diversos grupos de pesquisa, como no Grupo de Pesquisa - Psicologia Educacional, formação e infância - estudos sobre classes populares e educação pública (PEFI) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE) da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas (UNICAMP) e no Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG, Brasil, dalilaufmg@yahoo.com.br

Diretoria de Cooperação Institucional, Internacional e Inovação (do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (DCOI/CNPq). Professora Titular de Políticas Públicas em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Conselho Diretivo do CNPq, representando as áreas científicas, entre 2020 e 2023. Pesquisadora PQ 1A do CNPq. Pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Londres (2014), na Université de Montréal, Canadá (2006) e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2005). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), Mestre em Educação (1992) e Bacharel em Ciências Sociais (1986) pela UFMG. Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) entre 2009 e 2013. Coordenadora geral da Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (RedEstrado) entre 2003 e 2018. Coordenadora da Seção de Educação da Latin American Studies Association (LASA) entre 2016 e 2018. Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba entre 2019 e 2021. Autora e coautora de vários livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, desenvolve estudos e pesquisas com ênfase em Política públicas em educação e trabalho docente na América Latina.

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

Andrade de Moura, S., & Andrade Oliveira, D. (2024). Atores privados, “soluções” do mercado e a privatização da educação: o caso das escolas cidadãs integrais no estado da Paraíba. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.136369