ACESSO E USO DE APARATOS TECNOLÓGICOS E INTERNET NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MINAS GERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539

Palavras-chave:

acesso às tecnologias digitais, desigualdades de oportunidades educacionais, ensino remoto emergencial, educação superior

Resumo

Este estudo objetiva identificar aspectos do acesso e uso de aparatos tecnológicos e internet por professores e alunos de cursos de graduação da Universidade do Estado de Minas Gerais, na pandemia de Covid-19. Foi aplicado questionário online, respondido por 229 docentes e 669 discentes. Identificou-se que o Ensino Remoto Emergencial exigiu adequações didático-pedagógicas, bem como aquisições ou melhorias de aparatos tecnológicos e redes de internet. Também possibilitou traçar o perfil sócio-econômico dos discentes e demonstrou as desigualdades de oportunidades educacionais vivenciadas.

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Biografia do Autor

Daniel Santos Braga, Universidade do Estado de Minas Gerais

Docente em cursos de formação de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - Ibirité) desde março de 2020. Doutor em 'Educação: Conhecimento e Inclusão Social' pela UFMG com pesquisa no campo de Políticas Públicas em Educação. Mestre em Educação e Formação Humana pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) com pesquisa na área do Financiamento Público da Educação e a Valorização do Magistério. Graduado em Pedagogia no segundo semestre de 2016. Graduado em História no segundo semestre do ano de 2008. Foi professor Assistente do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2019; e do Centro Universitário Newton Paiva (2018-2021). Editor da Revista Docência do Ensino Superior (UFMG) e SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia (UEMG). Experiência docente e como coordenador pedagógico na educação básica na Rede Estadual de Minas Gerais e na Prefeitura de Belo Horizonte. Atua como consultor e pesquisador em assuntos educacionais (M&A). Áreas de interesse: Políticas Públicas em Educação; Financiamento da Educação; Gestão de Sistemas Educacionais; Monitoramento & Avaliação de Educação; Educação e Tecnologia; Docência do ensino superior; Valorização de Professores; Associativismo e Sindicalismo Docente; História; Administração e gestão pública.

Amanda Tolomelli Brescia, Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG

É professora da área de mídias, mediação e tecnologias na educação no curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Doutora em Educação pela UFMG (2017), mestre em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG (2013), especialista em Gestão de Pessoas e Projetos Sociais pela UNIFEI (2009), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF (2012) e graduada em Pedagogia pela UEMG (2007). Autora de materiais didáticos para cursos a distância, tutora a distância e possui experiência também como Orientadora Pedagógica de EaD e Design Instrucional para EaD. Integra a equipe editorial da Revista Docência do Ensino Superior, uma publicação periódica do GIZ - UFMG (Rede de Desenvolvimento de Práticas de Ensino Superior), que tem como finalidade o aprimoramento da docência universitária utilizando as novas tecnologias. É fundadora e editora-chefe da SCIAS - Educação, Comunicação e Tecnologia, periódico que tem como missão ser um espaço de debates e difusão de pesquisas relacionadas à Educação, Comunicação e Tecnologia, de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre tais campos epistemológicos, ampliando, portanto, o conhecimento, o saber (SCIAS em esperanto). Realiza pesquisas e palestras sobre as temáticas Periódicos Científicos, Redes Sociais e Educação, Educação a Distância, divulgação científica e também Tecnologias no Ensino Fundamental e Médio.

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Publicado

2023-06-19

Como Citar

Santos Braga, D., Tolomelli Brescia, A., & Mara Pinheiro Dantas, D. (2023). ACESSO E USO DE APARATOS TECNOLÓGICOS E INTERNET NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM MINAS GERAIS. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.122539