El director escolar en la transición de la pandemia a la pospandemia: retos y transformaciones

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.136105

Palabras clave:

Gestión escolar, Director de escuela, Pandemia, Pospandemia

Resumen

Buscamos comprender los retos y transformaciones que enfrentan los gestores escolares durante la transición de la pandemia a la pospandemia en la red docente de educación básica privada. Realizamos entrevistas a 10 directivos de un grupo de educación privada, cuyos datos fueron analizados mediante análisis de contenido. Los resultados revelaron problemas de salud, riesgo de perder a seres queridos, problemas financieros, incertidumbre sobre la permanencia de los estudiantes, dificultades de adaptación a clases remotas, problemas tecnológicos, falta de interacción social y dificultades de aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Lucas da Silva Azevedo, Grupo Salta Educação, Cuiabá, MT; Universidade de São Paulo (USP), Piracicaba, SP, Brasil, lucas.azevedo080592@gmail.com

Especialista MBA em Gestão de Pessoas com ênfase em Liderança pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formado em Coaching & Mentoring pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Coach Criacional pelo IGT International Coaching e Analista de Mapeamento de Perfil Comportamental. Um apaixonado por educação e por desenvolvimento humano, atualmente exerce o cargo de Diretor Geral do Núcleo Centro-Oeste no Grupo Salta Educação, atua há mais de 10 anos no setor de educação, é líder na área desde 2016, mentor de líderes desde 2018, professor do módulo de Tomada de Decisão da Escola de Diretores do mesmo grupo e facilitador do Workshop Despertar.

Luiz Henrique da Silva, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, luizhenrique301@hotmail.com

Doutorando em Administração pela Universidade de São Paulo (USP), com área de concentração em Gestão de Pessoas nas Organizações. Possui mestrado em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), especialização em MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), especialização em Gestão e Negócios pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), especialização em Controle da Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e especialização em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). É graduado em Administração pela UFSC e em Comércio Exterior pela UNIVALI. Atua como professor orientador no MBA de Gestão de Pessoas da USP. Suas áreas de pesquisa incluem Gestão de Pessoas, Liderança, Competências Coletivas, Diversidade e Inclusão, Ensino e Pesquisa em Administração.

Ana Paula Pereira dos Passos, Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Biguaçu, SC, Brasil, passosapp@gmail.com

Doutoranda e Mestra em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), com área de concentração em Estratégias Organizacionais. Possui especialização em Administração de Pessoas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). É graduada em Administração pela UNIVALI. Membro do Grupo de Estudos sobre Estratégia e Performance (GEEP). Atua como professora orientadora  no MBA de Gestão de Pessoas da Universidade de São Paulo (USP). Tutora externa no curso de Administração e Gestão de Recursos Humanos da UNIASSELVI. Foi assistente de pesquisa em projetos desenvolvidos pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV) e Wharton Business School (UPenn) e codificadora voluntária no projeto Oxford Covid-19 Government Response Tracker (OxCGRT) da Blavatnik School of Government (OXFORD). Suas áreas de pesquisa incluem Gestão de Pessoas, Estratégias de Não Mercado e Governança Corporativa.

Joel Souza Dutra, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil, jdutra@usp.br

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado e Graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é Professor livre-docente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da USP e Coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas da Fundação Instituto de Administração (FIA). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão por competências, carreiras, gestão de pessoas e desenvolvimento de lideranças.

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Publicado

2024-03-15

Cómo citar

Azevedo, L. da S., Silva, L. H. da, Passos, A. P. P. dos, & Dutra, J. S. (2024). El director escolar en la transición de la pandemia a la pospandemia: retos y transformaciones. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.136105