Ensino remoto em tempos de pandemia: Uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol38n002022.118150

Palavras-chave:

Assistência Estudantil, Covid-19, Ensino Superior, Inclusão Digital, Tecnologias da Informação e Comunicação.

Resumo

Essa pesquisa teve por objetivo identificar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação da Universidade Federal do Paraná, em relação ao ensino remoto. Os dados foram coletados através de questionário, e tratados por meio de estatística descritiva, teste qui-quadrado e V de Cramer, além de  análise de conteúdo. Os resultados apontaram que as principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes se referem à: conexão com a internet, local inadequado para os estudos; falta de tempo; excesso de conteúdo; dispositivos digitais; professores; saúde mental, e ao próprio ensino remoto.

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Biografia do Autor

Rafael Felix da Silva, Universidade Federal do Paraná

Doutorando e Mestre em Gestão da Informção, pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. na Universidade Federal do Paraná. Graduado em Ciências Contábeis e Especialista em Administração Pública,pela Universidade Estadual do Norte do Paraná.

Franklin Zapszalka, Universidade Federal do Paraná

Contador CRC-PR 77.649/O. Atuação na área de perícia econômico-financeira. Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Especialização em Direito Internacional e Econômico pela Universidade Estadual de Londrina (2012) e Auditoria, Contabilidade e Perícia Contábil pela Unicesumar (2020). Atividade autônoma na área de Comércio Exterior de 2009 a 2011 com ênfase em cálculo de custo de importação. Tesoureiro junto ao Avante (Partido Político) - Ponta Grossa durante o período 2012-2017 e Presidente do Avante - Ponta Grossa (2017 - 2019). Função na logística da Empresa Perdigão Agroindustrial (CBI - 2004/2006), no setor de expedição, com ênfase em análise de documentação internacional (Certificação Sanitária Internacional) mediante uso do software SAP/R3.Quando acadêmico de Ciências Contábeis, participação ativa nas representações estudantis, como Secretário do Centro Acadêmico e também como Representante Discente junto ao Departamento de Contabilidade.

Edelvino Razzolini Filho, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Paraná, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Silva, R. F. da, Zapszalka, F., & Razzolini Filho, E. (2022). Ensino remoto em tempos de pandemia: Uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduação. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação, 38(00). https://doi.org/10.21573/vol38n002022.118150