MILITARIZATION OF SCHOOLS AND DEMOCRATIC MANAGEMENT: THE MEANINGS OF THE DE-DEMOCRATIZATION OF PUBLIC EDUCATION

Authors

  • Janaina Moreira de Oliveira Goulart Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9218-9933
  • Daniela Patti do Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9234-1843

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128742

Keywords:

Militarization of schools, Democratic management, De-democratization.

Abstract

The militarization process of public schools in Brazil brings together indications of a de-democratization of public education, in a movement contrary to the constitutional principle of democratic management. This process, more specifically in the state of Goiás, is not recent and is a dynamic that has been occurring for decades. We analyze the militarization models involving the Militarized Public Schools (EPM) and the Civic-military Schools (Ecim), considering the idea that, in Brazil, there are two generations of civilian public schools transformed into militarized public schools (GOULART, 2022).

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Author Biographies

Janaina Moreira de Oliveira Goulart, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro RJ, Brasil

rofessora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Rio Janeiro, atua, desde 2006 no Curso Normal. Professora Inspetora Escolar na mesma Rede, desde 2009. Graduada em Pedagogia pela UNIGRANRIO. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pela mesma universidade. Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Docente em cursos de pós-graduação lato sensu, nas áreas de Gestão e Psicopedagogia. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE), na linha de Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora do GESED - Grupo de Estudos e Pesquisas dos Sistemas Educacionais da Faculdade de Educação da UFRJ. Trabalhou na rede privada, exercendo as funções de docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi Diretora Substituta de escola privada, Coordenadora Pedagógica e Gerente Pedagógica de cursos profissionalizantes. Também na rede privada, exerceu a função de Secretária Escolar de cursos técnicos. Exerceu por seis anos consecutivos a função de Agente de Acompanhamento da Gestão Escolar, atuando junto às Unidades Escolares estaduais do Rio de Janeiro,participando do projeto de implementação da ferramenta de gestão e reestruturação da Rede. Foi coordenadora da Coordenadoria do Ensino Fundamental na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, em 2017. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em: Gestão, Planejamento, Orientação, Acompanhamento e Docência. E-mail: janaigtmetro5@gmail.com

Daniela Patti do Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Licenciada em Pedagogia pela (UFF, 1997), mestre em educação (UNESA, 2001) e doutora em educação (UFRJ, 2008) com pós-doutorado em Administração Pública (Fundação Getúlio Vargas - RJ, 2011) e Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, Portugal (2017). Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da FE/UFRJ - linha Políticas e Instituições Educacionais. Desenvolve pesquisas sobre gestão de sistemas escolares, gestão democrática de unidades escolares; processos de seleção de diretores e demais profissionais da gestão de escolas públicas; ensino religioso nas redes públicas e laicidade na educação. Editora de Seção da Revista Contemporânea de Educação da Faculdade de Educação da UFRJ (2018-2021). Diretora da Seção Estadual (RJ) da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - ANPAERJ (2019-2021). Coordenadora de cursos de licenciatura da Faculdade de Educação da UFRJ (2012-2014); vice-diretora da Faculdade de Educação da UFRJ (2014-2015); Chefe do Departamento de Administração Educacional (2011-2012; 2020-2022).

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Published

2023-12-23

How to Cite

Goulart, J. M. de O., & Patti do Amaral, D. (2023). MILITARIZATION OF SCHOOLS AND DEMOCRATIC MANAGEMENT: THE MEANINGS OF THE DE-DEMOCRATIZATION OF PUBLIC EDUCATION. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 39(1). https://doi.org/10.21573/vol39n12023.128742