Cobertura e atendimento da educação infantil: contradições, desafios e perspectivas para o novo FUNDEB

Autores

  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil, adelaide.ufpb@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-3989-9338
  • Joedson Brito dos Santos Universidade Federal de campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil, joedson.brito@professor.ufcg.edu.br https://orcid.org/0000-0003-4394-9294

DOI:

https://doi.org/10.21573/vol40n12024.128444

Palavras-chave:

Novo Fundeb, Direito à educação infantil, Cobertura, Atendimento, Desigualdade

Resumo

O texto discute a cobertura e atendimento da educação infantil considerando as perspectivas para o Novo Fundeb. Utiliza o método do materialismo histórico-dialético e o corpus da pesquisa são os dados da PNAD e do Censo Escolar, em parte sistematizados pelo Laboratório de Dados Educacionais/UFPR. Os resultados apontaram avanços nos indicadores de cobertura e atendimento e nas políticas de financiamento de EI, com as conquistas do Novo Fundeb. Mas também revelaram contradições e desafios persistentes à garantia do direito à educação das crianças, principalmente, as negras, indígenas e pobres.

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Biografia do Autor

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil, adelaide.ufpb@gmail.com

Professora Titular do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Doutora em Educação pela UFF, com Estágio Pós-Doutoral pela UERJ. Mestre em Psicologia Social pela UFPB e Psicóloga pela UFPB. Coordenadora do Grupo de Pesquisas e Estudos sobre a Criança (GRUPEC/CNPq/UFPB)

Joedson Brito dos Santos, Universidade Federal de campina Grande (UFCG), Campina Grande, PB, Brasil, joedson.brito@professor.ufcg.edu.br

Professor Adjunto da Unidade Acadêmica de Educação (UAED) da Universidade Federal de campina Grande (UFCG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFCG). Doutor em Educação pela UFPB, com Estagio Pós-Doutoral pela USP. Mestre em Educação pela UFBA    e Pedagogo pela UESC/BA. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Práxis de Educação (GEPPPE/CNPq/UFCG).

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

Dias, A. A., & Santos, J. B. dos. (2024). Cobertura e atendimento da educação infantil: contradições, desafios e perspectivas para o novo FUNDEB. Revista Brasileira De Política E Administração Da Educação - Periódico científico Editado Pela ANPAE, 40(1). https://doi.org/10.21573/vol40n12024.128444