v. 14 n. 2 (2016): Edição Regular - Dezembro de 2016

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Novas tecnologias na educação rumo ao mobile learning, jogos digitais e soluções avançadas em realidade virtual.

A Revista Novas Tecnologias na Educação alcançou na edição de dezembro de 2016 um recorde de submissões desde que iniciou a ser publicada, em 2003. Foram submetidos 215 trabalhos originários de instituições acadêmicas de todo o país. Com autores de todas as regiões do país e também do exterior. A avaliação e seleção dos trabalhos envolveu um corpo de 46 revisores também provenientes de diferentes regiões do país. Foram selecionados como é usualmente feito cerca de 30% do total de trabalhos submetidos.

A alta taxa de submissão mostra o crescente prestígio da RENOTE o que também é corroborado pela intensidade de referências a artigos nela publicados. O cálculo do H-index da RENOTE em 2016 foi 20, de acordo com o valor obtido conforme proposto por Harzing e calculado com o uso do software Publish or Perish[1] . com busca no Google Scholar.

Dentre os temas chave da revista cabe destacar o crescente uso das novas tecnologias digitais tanto na educação tradicional como na educação inclusiva envolvendo tecnologias assistivas. O projeto e desenvolvimento de objetos de aprendizagem, voltados ao uso em diversificadas áreas de ensino, com uma boa intensidade em Matemática mostram que os professores estão se mobilizando para participar do processo de produção de recursos educacionais digitais. Jogos digitais tem sido objeto de estudo e desenvolvimento tanto pelos professores como pelos próprios alunos, uma vez que existem soluções de autoria que facilitam esta construção. As formas de uso estão evoluindo a partir das estratégias tradicionais baseadas o uso de computadores de mesa e começando a envolver o uso de tablets e de aparelhos celulares (mobile learning) o que mostra coerência com a situação existente no cenário brasileiro no qual, embora exista computador e acesso Internet em cerca de 50% dos lares,  85% dos estudantes acessam a Internet via celular.

Os recursos educacionais digitais existentes já podem ser encontrados em repositórios digitais que proliferam e seu uso pode ser tanto por indicação específica de um professor ou a partir de pesquisa via mecanismos de busca da Internet. Mas também foi possível constatar nesta edição da RENOTE o desenvolvimento de soluções integradas a ambientes virtuais de aprendizagem que fornecem automaticamente recomendações de recursos educacionais digitais aos estudantes em função de sua trajetória de aprendizagem e resultados que vão sendo alcançados.

Na área do ensino de ciências, percebe-se um crescimento no interesse e experimentação com laboratórios digitais virtuais que buscam simular laboratórios de ensino de ciência com vistas a ensejar uma aprendizagem mais ativa pelos estudantes que podem realizar em mundos virtuais experiências que, de outro modo seriam inviáveis pela falta de equipamentos ou pelo risco que alguns experimentos acarretariam.

 

Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Editora


[1] Harzing, A.W. (2007) Publish or Perish, available from http://www.harzing.com/pop.htm

Publicado: 2016-12-29

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TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas