Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da Aprendizagem Significativa
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70718Palavras-chave:
ensino personalizado, MOODLE, aprendizagem significativa, subsunçores.Resumo
A educação personalizada só é possível após a identificação dasdificuldades dos alunos que os impedem de terem os subsunçores necessários para captarem e aprenderem os conteúdos que lhes são ministrados. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), nesse artigo o MOODLE, são identificados os pontos fortes e fracos de cada aluno, relacionados nesse caso à disciplina de Língua Portuguesa do 6º ano do Ensino Fundamental. Após essa identificação, são indicados conteúdos personalizados visando sanar as possíveis dificuldades de cada indivíduo. Constatou-se que através da indicação de Objetos de Aprendizagem (OAs) que levem em consideração o ritmo e a base de conhecimento individual, pode-se obter melhores resultados para a aprendizagem. Isso ocorre pois o aluno consegue ancorar os novos conteúdos a partir dos seus próprios subsunçores atingindo-se assim a almejada Aprendizagem Significativa.
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
HANNEL, K.; VALDENI DE LIMA, J.; DESCALÇO, L. Ensino personalizado: o MOODLE como ferramenta na busca da Aprendizagem Significativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70718. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70718. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Ambientes virtuais de aprendizagem
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