Oficinas de Criação De Games Em Etoys com Estudantes de uma Escola Pública: Aprender em Movimento

Autores

  • Bruno Fagundes Sperb PPGPSI/UFRGS
  • Cleci Maraschin PPGPSI/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70717

Palavras-chave:

Etoys, Squeak Etoys, Aprendizagem, Videogames, cultura digital

Resumo

Este artigo traz resultados e análise de dados provindos de dissertação de Mestrado inscrita no contexto das transformações e novas alfabetizações possibilitadas pela cultura digital. Busca contribuir para a compreensão de processos de aprendizagem envolvidos na atividade de programação de jogos em Etoys (software de autoria multimídia desenvolvido em linguagem orientada a objetos). Foram realizadas quatorze Oficinas de construção de jogos em uma escola estadual de Porto Alegre com seis sujeitos de 5º ano do Ensino Fundamental. A análise dos processos de construção de jogos digitais pelos sujeitos é fundamentada em conceitos do campo do estudo da cognição, videogames (Game Studies) e da programação. Através da análise dos dados obtidos, busca-se discutir a aprendizagem envolvida nas estratégias, noções de programação e de jogos na atividade de programar.

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Publicado

2016-12-29

Como Citar

FAGUNDES SPERB, B.; MARASCHIN, C. Oficinas de Criação De Games Em Etoys com Estudantes de uma Escola Pública: Aprender em Movimento. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70717. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70717. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas