Versionamento de Recursos em Repositórios de Objetos de Aprendizagem: uma revisão sistemática

Autores

  • José Wallison Félix da Silva PPGCC-IFCE
  • Cidcley Teixeira de Souza PPGCC-IFCE

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70695

Palavras-chave:

objetos de aprendizagem, repositório de objeto de aprendizagem, controle de versão, versionamento, revisão sistemática.

Resumo

Reúso é uma das principais características dos Objetos de Aprendizagem
(OAs). Para reutilizar estes recursos, às vezes é necessário realizar modificações a fim de adequá-los a novos contextos de uso. Estas alterações resultam em novas versões do OA. Por isso, recomenda-se que os Repositórios de Objetos de Aprendizagem (ROAs) possuam estratégias para o gerenciamento de diferentes versões dos recursos. Este artigo descreve uma Revisão Sistemática (RS) realizada com o objetivo de identificar como estes repositórios realizam o versionamento do seu conteúdo, de modo a auxiliar equipes responsáveis pela modelagem e implementação destas bases em relação a tomada de decisão sobre como desenvolver o Controle de Versão de OAs. Para a obtenção de publicações que detalhem a execução do gerenciamento de versões em ROAs, bases digitais de publicações relevantes na área da Engenharia de Software foram consultadas. As publicações retornadas foram avaliadas por meio de um Protocolo de Revisão (PR), a fim de garantir a seleção apenas de trabalhos compatíveis com os objetivos da revisão. Esta RS permitiu concluir que o versionamento em ROAs é basicamente realizado de duas formas: alterando padrões de metadados utilizados para descrever OAs ou definindo modelagens de dados que permitam estabelecer relação entre as versões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

WALLISON FÉLIX DA SILVA, J.; TEIXEIRA DE SOUZA, C. Versionamento de Recursos em Repositórios de Objetos de Aprendizagem: uma revisão sistemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70695. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70695. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Repositórios de conteúdo educacional digital