Ciclo Avaliação-Ação: Uma Abordagem para Análise do Desempenho em Matemática de Estudantes do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70676Palavras-chave:
Avaliação, Educação Matemática, Desempenho, Planilha Eletrônica, Prova Brasil.Resumo
Este artigo descreve a proposta do Ciclo Avaliação-Ação, uma abordagem para avaliação do processo de ensino-aprendizagem usando recursos computacionais de baixo custo e disponíveis para maioria dos professores. Como Estudo de Caso e fundamentado nos descritores da Prova Brasil, aplicaram-se testes simulados de Matemática para estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental, tabulando os dados em Planilhas Eletrônicas para análise dos resultados de cada teste. Calcularam-se estatísticas dos desempenhos individualizados e das turmas, identificando questões com descritores e caracterizando o grau de domínio. Os relatórios forneceram as informações para o professor organizar intervenções pedagógicas focadas nos descritores com maior grau de dificuldade, acelerando o ciclo ensino-aprendizagem-avaliação.Downloads
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
AUGUSTO LIMA DE SOUZA, R.; FRANCISCO DE MAGALHÃES NETTO, J.; VIEIRA DA SILVA, E. Ciclo Avaliação-Ação: Uma Abordagem para Análise do Desempenho em Matemática de Estudantes do Ensino Fundamental. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70676. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70676. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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