O Processo de Abstração Reflexionante na Construção de Conceitos Geométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica

Autores

  • Margarete Farias Medeiros IFC/ PPGIE - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70680

Palavras-chave:

Abstração Reflexionante, Geometria Dinâmica, Construções Geométricas.

Resumo

O presente artigo expõe uma discussão sobre o processo de abstração
reflexionante na construção de conceitos de Geometria Plana por meio de construções geométricas no software GeoGebra. Apresentam-se as vantagens do uso dessa tecnologia no ensino e aprendizagem, destacando os conceitos abordados na teoria de Piaget a partir de uma experiência realizada com acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática. Por meio das construções no software os participantes deveriam depreender o teorema utilizado para tal construção, permitindo ao observador analisar o processo de abstração reflexionante. A experiência proporcionou concluir que tecnologia digital facilita a interpretação das ações dos sujeitos quando a estão utilizando; o conhecimento da teoria de Piaget possibilita ao professor compreender os níveis em que o aluno se encontra; e que a abstração refletida, com tomada de consciência possibilita a construção do conhecimento científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

FARIAS MEDEIROS, M. O Processo de Abstração Reflexionante na Construção de Conceitos Geométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70680. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC