O Processo de Abstração Reflexionante na Construção de Conceitos Geométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.70680Palavras-chave:
Abstração Reflexionante, Geometria Dinâmica, Construções Geométricas.Resumo
O presente artigo expõe uma discussão sobre o processo de abstraçãoreflexionante na construção de conceitos de Geometria Plana por meio de construções geométricas no software GeoGebra. Apresentam-se as vantagens do uso dessa tecnologia no ensino e aprendizagem, destacando os conceitos abordados na teoria de Piaget a partir de uma experiência realizada com acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática. Por meio das construções no software os participantes deveriam depreender o teorema utilizado para tal construção, permitindo ao observador analisar o processo de abstração reflexionante. A experiência proporcionou concluir que tecnologia digital facilita a interpretação das ações dos sujeitos quando a estão utilizando; o conhecimento da teoria de Piaget possibilita ao professor compreender os níveis em que o aluno se encontra; e que a abstração refletida, com tomada de consciência possibilita a construção do conhecimento científico.
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Publicado
2016-12-29
Como Citar
FARIAS MEDEIROS, M. O Processo de Abstração Reflexionante na Construção de Conceitos Geométricos em Ambientes de Geometria Dinâmica. RENOTE, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70680. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70680. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Teorias educacionais aplicadas à TIC
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